Artigos

Como melhorar os resultados de venda no PDV?

Mesmo em momentos de crise, existem oportunidades únicas que podem ser aproveitadas para melhorar o sell out. Para isso, o acompanhamento da gestão de trade marketing é fundamental.

Manter os resultados de sell out elevados em períodos de crise é o desafio enfrentado por todo gestor de trade marketing. A boa notícia é que esse obstáculo pode ser superado com as estratégias de posicionamento do produto, além do acompanhamento constante de métricas por parte da gestão de trade.

A seguir, separamos para você três dicas de como melhorar os resultados em sell out no ponto de venda e como um app de trade marketing pode ajudar.

1. Evite rupturas

As rupturas de estoque são as verdadeiras vilãs das vendas e, por isso, devem ser acompanhadas de perto pelos gestores de trade marketing. Elas afetam não somente o varejista, mas a indústria também sofre as consequências da falta de produtos nas gôndolas. Assim, as ações para evitar as rupturas devem ser realizadas em conjunto.

De acordo com pesquisa realizada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), quando o shopper não encontra o produto que procura, 37% deles migram a busca para outro PDV, o que impacta de forma direta na fidelização.

Esse é o maior mal que pode acontecer em uma estratégia de trade marketing, pois o cliente pode trocar de estabelecimento ou de marca de forma definitiva. Daí a importância do acompanhamento da gestão de trade marketing.

2. Mantenha o estoque em ordem

Para evitar a ruptura no varejo e melhorar os resultados em sell out, é fundamental fazer o controle de estoque. Ele servirá como uma base de dados sobre a movimentação das mercadorias na loja.

Assim, o acompanhamento das informações dos produtos e a integração com o sistema do ponto de venda devem servir como base para a reposição de itens.

Com a ajuda de um sistema de trade marketing, também é possível verificar quais produtos têm maior giro. A partir desses dados, a gestão de trade marketing pode criar ações para evitar a falta de produtos e os itens que têm menos saída podem ser reduzidos.

3. Verifique os preços praticados

Para se manter competitivo no mercado, é fundamental estar alinhado com os preços praticados. Com um programa de trade marketing é possível manter uma comunicação em tempo real com a equipe de back office e também fazer o monitoramento da concorrência, que inclui o levantamento dos preços nos PDVs.

Com esses dados em mãos, fica muito mais fácil traçar e corrigir estratégias de preços para ajudar a melhorar os resultados e sell out.

Melhore o sell out com a ajuda de um app de trade marketing

Contar com o auxílio de um software de trade marketing faz toda a diferença. Com ele, o promotor pode coletar os dados na loja de maneira rápida e precisa. Assim, otimizando o controle de informações de estoque e produtos para evitar a ruptura e também fazer o monitoramento do preço da concorrência.

Dessa forma, os gestores identificam com mais facilidade se o preço praticado está alinhado com a região, o controle de estoque é mais fácil e isso ajuda a evitar as rupturas.

Nesse cenário, fica claro que fazer uso da ferramenta de trade torna possível analisar o que deve ser feito no ponto de venda para melhorar o sell out, o que torna o trabalho dos gestores muito mais estratégico e impacta diretamente nos resultados da empresa.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.