Artigos

Cristina Boner mostra 25 questões de entrevista para o seu próximo gerente de mídia social

O marketing de mídia social nem sempre foi levado a sério conta Cristina Boner. Mesmo cinco anos após o lançamento público do Facebook, os profissionais de marketing ainda estavam se perguntando se deveriam incluir a “moda” do Facebook em sua estratégia de marketing. Venha hoje, as empresas estão investindo muito tempo para pesquisar e testar várias estratégias que devem usar nas redes sociais e em quais outras redes deveriam estar.

Paralelamente a essa grande mudança, surgiu a necessidade do gerente de mídias sociais. Cristina Boner conta que, normalmente, empregado como parte da equipe de marketing, mas em alguns casos trabalhando sozinho e preenchendo outras tarefas, como blogs e marketing por e-mail.

Tem sido uma mudança rápida, e isso deixou muitos gerentes de marketing e VPs inseguros sobre o que procurar ao contratar para o cargo. Todo mundo usa mídia social, certo? Então, o que diferencia um “expert” da mídia social do milenar médio que cresceu usando essas redes o dia todo, todos os dias? - pergunta Cristina Boner.

Para ajudá-lo a entender o que você deve procurar, compilamos 25 perguntas a serem feitas ao entrevistar este papel - você pode ler todas elas abaixo ou fazer o download do prático PDF a partir desta página.

Incluir até mesmo algumas dessas perguntas em seu processo de entrevista ajudará você a separar os especialistas dos portadores. Peça e ouça atentamente as respostas para saber se o seu futuro gestor de media social é o melhor artista de que a sua empresa precisa.

Cristina Boner preparou 24 perguntas de entrevista para qualificar gerentes de mídia social e como ela responderia.

1. Que comunidades online você gerenciou no passado?

Cristina Boner: Criar perfis e páginas e depois postar conteúdo para eles não é o trabalho - a maioria dos usuários pode fazer isso. A capacidade de criar e interagir com a comunidade é o teste de qualificação para saber se alguém é um gerente de mídia social ou um usuário de mídia social.

2. Quais canais de mídia social você recomenda para o nosso negócio e por quê?

Cristina Boner: Isso responde a duas perguntas de uma só vez. O candidato fez a pesquisa sobre a sua empresa antes do tempo, e quão bem versado eles estão em várias plataformas sociais. Preste atenção se eles mencionarem dados demográficos, estilo ou frequência de mensagens e estratégia geral.

3. Quais metas devemos definir para cada uma das nossas contas de mídia social e como é o sucesso?

Cristina Boner: Se a resposta for obter o maior número possível de likes e compartilhamentos, talvez seja hora de encerrar a entrevista educadamente. O caminho de gostos para conversões é mais parecido com A a K do que A para B, portanto, eles devem ser capazes de explicar como esse caminho se parece para diferentes plataformas. Para a maioria das empresas, as conversões são sempre o objetivo.

O candidato também deve ser capaz de ajudá-lo a definir o sucesso em um nível estratégico e tático, a fim de apoiar seus objetivos maiores de marketing e negócios.

4. Quais estratégias você usaria para gerar leads?

Cristina Boner: Essa questão se move do mais geral e abstrato para a carne do assunto. Eles devem ser capazes de delinear duas ou três estratégias específicas que alimentam os leads em seu funil de vendas por meio do engajamento social.

5. Conte-me sobre SEO e sua relação com as mídias sociais.

Cristina Boner: Existem várias técnicas para melhorar o SEO com a ajuda das mídias sociais . Certifique-se de que eles entendam os algoritmos mais recentes do Google, o que é recompensado e punido. Eles também devem estar cientes dos mais recentes algoritmos e políticas sociais. O Google Analytics deve fazer parte dessa discussão.

6. Quais ferramentas de mídia social você usa?

Cristina Boner: Deixe esta questão em aberto, assim como está escrito acima. Sua empresa pode já ter uma ferramenta de gerenciamento de mídia social em vigor ou você pode estar procurando uma recomendação. Se eles estão familiarizados apenas com software livre que não faz mais do que permitir que eles agendem posts no Facebook e no Twitter, não é um bom sinal. Pergunte-lhes por que gostam ou não de ferramentas diferentes e quais recursos usam mais.

7. Quais são as métricas relevantes para acompanhar o ROI nas mídias sociais?

Cristina Boner: Engajamento, alcance da marca, geração de leads e conversões. Essas são as medidas essenciais do retorno sobre o investimento (ROI) da mídia social. Os gerentes de mídia social se sentem à vontade para falar sobre termos específicos no Google Analytics, o software que usam e os dados que podem obter de cada plataforma.

Não cometa o erro de pensar que o engajamento por conta própria é um sucesso - sem conversões (por exemplo, visitas ao site, avaliações, downloads, leads), isso significa pouco e deve ser melhorado.

8. Como você lida com comentários negativos ou uma crise de reputação da marca?

Cristina Boner: A maneira como eles definem "crise" pode dizer muito sobre quanta experiência eles têm. Se eles não tiveram uma crise real na mídia social em sua própria experiência, eles deveriam pelo menos estar familiarizados com alguns erros famosos de reputação da marca . Lidar com comentários negativos ou opiniões adequadamente é vital para esta posição, pedir exemplos.

9. Você pode descrever sua maior falha de mídia social?

Cristina Boner: Todo mundo tem falhas, algumas maiores que outras. Claro, o que você realmente quer saber é como eles lidaram com isso. Obtenha insights sobre suas habilidades de enfrentamento e como eles lidam com os negativos ouvindo como o problema foi resolvido. Preste atenção ao que eles fizeram (ou não fizeram) para garantir que a falha não aconteça novamente.

O sucesso vai do fracasso ao fracasso sem perder o entusiasmo. Winston Churchill.

10. Como você verifica e fica por dentro das últimas atualizações, inovações e novas plataformas nas mídias sociais?

Cristina Boner: A mídia social é uma paisagem em constante mudança que requer aprendizado e adaptação constantes e contínuos. Até mesmo os gerentes de mídia social mais experientes precisam aperfeiçoar suas habilidades. Eles atualizam suas estratégias, aprendem e praticam novas técnicas e acompanham as mudanças mais recentes em plataformas novas e existentes.

11. Imagine: o Google acaba de desvalorizar uma técnica de SEO que você usou com sucesso no passado. O que você faz?

Cristina Boner: Esta é uma questão hipotética, mas também é algo garantido que acontecerá em algum momento como aconteceu antes. Enquanto você não está empregando um blogueiro, é bom ver se o seu candidato tem uma compreensão mais ampla sobre esses tipos de mudanças e estratégias.

12. Podemos fazer um concurso gratuito na nossa página do Facebook, onde os fãs gostam e compartilham nossos posts regulares para ganhar?

Cristina Boner: Conhecer as regras e diretrizes para cada plataforma é absolutamente necessário. Principalmente para implementar as melhores práticas, mas também para evitar violar os termos de serviço, ser suspenso ou expulso. A resposta curta para esta pergunta é "não". O Facebook luta contra postagens de clickbait que incentivam o gosto e o compartilhamento, mas você ainda pode realizar um concurso adequado e dar pontos adicionais àqueles que se envolvem nas mídias sociais.

13. Podemos ver alguns exemplos dos projetos de mídia social em que você trabalhou?

Cristina Boner: Os resultados falam por si. Se eles não podem ou não mostram nada, então eles não têm a experiência que você precisa ou eles não são muito bons naquilo que fazem. Você tentaria vender um produto para clientes em potencial sem poder mostrá-lo a eles?

14. Como você alocaria nosso orçamento de mídia social?

Cristina Boner: Métricas específicas e KPIs devem ser discutidos e o que deve ir em porcentagem. Por exemplo, uma porcentagem decente pode ser alocada para o Facebook Ads - uma empresa de médio porte pode gastar até US $ 500 por mês em publicidade paga. O capital humano, as ferramentas de mídia social e o treinamento também são absolutamente necessários para um alto ROI.

15. Como você se comunicaria com o resto da empresa?

Cristina Boner: O gerenciamento de mídia social deve oferecer suporte a outras iniciativas de marketing e atendimento ao cliente nos negócios. Seu futuro funcionário precisará estar em sintonia com a maioria dos outros aspectos do negócio e precisará da adesão de colegas de trabalho para alcançar o verdadeiro sucesso. Os papéis e responsabilidades de cada engrenagem na máquina (seu negócio) devem ser definidos da forma mais clara possível.

16. O que nossos concorrentes estão fazendo nas mídias sociais?

Cristina Boner: Novamente, isso ajuda a identificar se eles fizeram alguma pesquisa adequada antes da entrevista. Embora uma resposta completa não seja necessária antes do tempo, ela deve mostrar como as atividades sociais de sua empresa se comparam aos seus concorrentes. Ao contratar um gerente de mídia social, você quer que eles estejam cientes do que está acontecendo na indústria, e um verdadeiro profissional terá isso coberto.

17. Você tem seu próprio blog ou publica regularmente conteúdo em suas próprias plataformas de mídia social?

Cristina Boner: Isso mostrará o quanto eles são equilibrados em todos os aspectos da posição e também que tipo de criador de conteúdo eles são. É perfeitamente bom terceirizar o conteúdo, mas eles devem ter uma boa compreensão da escrita criativa, design e boas práticas de SEO. Caso contrário, como poderão avaliar a qualidade do material terceirizado?

18. Qual é a coisa mais importante que um gerente de mídia social deve estar fazendo?

Cristina Boner: Isso ajuda você a entender o que eles acham que é marketing de mídia social e como isso deve ser feito. A melhor resposta será uma versão de "ouvir" ou "monitorar" seu público e seus concorrentes. O velho ditado sobre duas orelhas e uma boca é especialmente relevante na administração de mídias sociais.

"O bom conteúdo sempre tem um objetivo; é criado com intenção. Portanto, ele carrega gatilhos para a ação." - Ann Handley, diretora de conteúdo, MarketingProfs

19. Como o atendimento ao cliente se encaixa na sua estratégia?

Cristina Boner: Fornecer atendimento ao cliente nas mídias sociais está se tornando cada vez mais importante para empresas com presença on-line ativa. Oferecer suporte e postagem em mídias sociais são duas partes diferentes do gerenciamento de mídia social. Cada um requer uma abordagem diferente e, raramente, um canal separado. Primeiro, eles deveriam reconhecer esse fato. Em segundo lugar, eles devem saber como abordar cada tipo de conversa - um endosso, menção ou reclamação.

20. Me conte uma história.

Cristina Boner: Você já perguntou sobre a criação de conteúdo e viu suas habilidades de escrita (se as tiver). Esta pergunta é projetada para levar o candidato a pensar em seus pés. Avalie quão claramente eles podem comunicar idéias e emoções e quão atraentes eles são. Pode-se argumentar que, se alguém não puder contar uma história, será muito difícil trabalhar e encontrar sucesso no marketing de mídia social.

A história é o que vai fazer as pessoas animadas.- Blake Mycoskie, empresário e escritor americano

21. Por que devemos contratá-lo para outra pessoa?

Cristina Boner: Isso pode ser usado em todas as situações de contratação. Qualquer um deve saber por que eles são melhores do que a concorrência e por que eles são os melhores para sua empresa. Isso lhes dá a oportunidade de destacar os melhores aspectos de seu conjunto de habilidades e experiência.

22. Explique algo que é complicado, mas que você conhece bem.

Cristina Boner: Isso é semelhante à questão da narrativa, mas de um aspecto mais técnico. O "algo" pode ser qualquer coisa. Possivelmente eles sabem como reconstruir um motor de carro ou saber como explicar a mídia social para seus avós. O ponto é que eles devem ser capazes de compreender um assunto complexo e articulá-lo de uma forma mais simples e compreensível.

23. Que projeto ou tarefa você consideraria como sua realização mais significativa em sua carreira até hoje?

Cristina Boner: De acordo com o especialista em recrutamento e autor Lou Adler, esta é a única questão da entrevista que importa . É também a melhor pergunta da entrevista para determinar se deve contratar alguém. Lou passou 10 anos estudando e chegando a essa determinação, então ele merece crédito - siga o link para ver o seu raciocínio.

24. Lance minha empresa para mim como se eu fosse um cliente em potencial.

Cristina Boner: Isso mostrará o quanto eles sabem sobre sua empresa e qual é o nível de paixão deles por seu produto, serviço ou setor. Ele também lhe dirá quais são suas impressões iniciais sem a percepção de trabalhar para você (ainda). É improvável que eles estejam preparados para isso, por isso também pode mostrar o quão rápido eles trabalham na hora.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.