Case de Sucesso

D-Link renova rede e implementa novo sistema de comunicação entre as unidades da Sabesp

Mapeamento das necessidades tecnológicas de cada área foi um dos maiores desafios do projeto

São Paulo, 23 de abril de 2012 – A Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, e a D-Link se aliaram, através de licitação, para melhorar e ampliar o desenvolvimento da rede da Companhia.  O objetivo foi atender às demandas das Unidades de Negócio, melhorando o desempenho e segurança da rede de dados, além de otimizar tempo, recursos e garantir a padronização dos produtos.

A parceria Sabesp / D-Link iniciou-se através de processo licitatório, no qual a D-Link ofertou uma solução com grande destaque no custo-benefício dos seus produtos. O projeto apresentado atendia a todos os aspectos solicitados pela Sabesp em um projeto bastante detalhado e específico.

“A D-Link, com produtos de preços atraentes e boas funcionalidades, nos forneceu  a possibilidade de padronização, modernização da rede e de substituição dos produtos obsoletos. Procurávamos equipamentos facilmente gerenciáveis que se encaixavam às nossas definições de estratégias de TIC” afirma Luís Antônio Cabianca, que conduziu o projeto na Sabesp.

O grande desafio do projeto foi o mapeamento das necessidades de cada uma das Unidades de Negócio, visando a padronização dos equipamentos para ampliação conjunta das áreas. Além disso, a descentralização das áreas, divididas entre 17 unidades, dificultou o planejamento de uma solução adequada às necessidades da Sabesp.

“O mapeamento das unidades teve início no mês de setembro de 2010 e certamente foi o maior desafio, já que tivemos que analisar a oferta de cada um dos grandes players de mercado de soluções de rede de dados. A partir daí, foi possível desenhar a configuração dos equipamentos que atenderiam às nossas necessidades em termos de qualidade, segurança, desempenho, gerenciamento de rede de dados e escalabilidade”, afirmou Luís Antonio Cabianca , responsável pelo projeto da Sabesp.

As soluções da D-Link para o projeto da companhia visaram a melhoria no desempenho e praticidade da rede. A prioridade foi garantir mais agilidade para o atendimento das unidades, unificação de pedidos e padronização dos equipamentos instalados. O mapeamento das necessidades das unidades de negócio começou a ser projetado no mês de setembro de 2010 e, após um ano, houve a efetivação da primeira ata.

A primeira ata do projeto foi composta pelo fornecimento de switches e access points, enquanto a segunda ata contemplou switches camadas 2 e 3 PoE, controladoras para os access points a fim  de facilitar o gerenciamento e suporte à rede sem fio, além de treinamentos para a equipe técnica no gerenciamento e suporte dos equipamentos. A segunda ata teve início em janeiro de 2012 e é válida por 365 dias, permitindo que a Sabesp adquira equipamentos D-Link até janeiro de 2013.

Entre as melhorias do projeto está  o sistema de comunicação de voz corporativo que hoje utiliza A tecnologia VoIP, possibilitando a comunicação das diversas unidades da Sabesp através da rede de dados com economia de recursos. “Com a conclusão do projeto, estaremos preparados para futuramente disponibilizar solução de comunicação unificada, utilizando a rede de dados como meio de comunicação, além de maior segurança”, destaca Leila Guimarães.

Criada em 1973, A Sabesp possui hoje aproximadamente 15 mil funcionários e atua na prestação de serviços de saneamento básico e ambiental em 363 municípios do Estado de São Paulo, para 27,6 milhões de clientes. A empresa estabeleceu como meta ser reconhecida, até 2018, como a Companhia que universalizou os serviços de saneamento em sua área de atuação. O foco no cliente, o crescimento sustentável e a alta competitividade, com excelência em soluções ambientais fazem parte da visão da Sabesp.

Sobre a D-Link
A D-Link é uma das líderes mundiais da indústria de equipamentos para infraestrutura de redes convergentes e seguras. Conta com subsidiárias nos maiores mercados do mundo e com uma extensa rede de distribuidores em mais de 90 países. Presente no Brasil desde 2001, a D-Link oferece soluções de conectividade para Casas e Escritórios, Pequenas e Médias Empresas, Grandes Corporações e organizações de governo e educação. Com unidades fabris em Taiwan, China, Índia e Estados Unidos, a D-Link tem aumentado cada vez mais a sua produção, reduzindo os custos dos componentes e agilizando a entrega dos produtos da fábrica aos clientes. Com laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento em diferentes continentes, a D-Link é capaz de criar novas tecnologias e trabalhá-las nos laboratórios, levando-as aos mercados de forma r ápida e compatível com as necessidades globais e locais de seus clientes.

 

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.