Case de Sucesso

Renner substitui o Google Apps por Microsoft Office 365

Lojas Renner adota solução de produtividade da Microsoft para simplificar processos internos.

Salvador, 28 de junho de 2012 - A Lojas Renner, segunda maior rede de lojas de departamento de vestuário do Brasil, controladora da rede Camicado, e que conta com mais de 14 mil colaboradores e 202 lojas (entre Renner, Blue Steel e Camicado), tem uma trajetória de pioneirismo, expansão e inovação tecnológica. Em 2010, foi uma das primeiras companhias a optar pela computação na nuvem ao instalar o Google Apps em busca de maior disponibilidade e produtividade dos usuários. Entretanto, em um momento de plena expansão dos negócios tornou-se decisivo para a empresa evoluir a sua plataforma tecnológica. Com esta visão, a Renner decidiu migrar para a solução Office 365, pacote de produtividade na nuvem para acesso seguro e em qualquer lugar à soluções como, e-mails, calendário, conferências, colaboração, além de edição e compartilhamento de documentos via Web com Word, Excel, PowerPoint.

Segundo Leandro Balbinot, CIO e membro do Conselho Executivo da Lojas Renner S/A, para fazer a gestão de toda essa estrutura, a companhia precisava de um parceiro de tecnologia que desempenhasse um papel realmente estratégico, e não se restringisse à pura implementação de produtos. “E este foi um diferencial muito grande que a Microsoft trouxe: foi a única empresa que apresentou uma solução que atendia a todas as nossas necessidades de negócio”, afirma o executivo.

A companhia vive um momento de franca expansão e abertura de lojas e precisa, portanto, dispor de um ambiente tecnológico que viabilize, e até fomente, esse crescimento. “A Microsoft ofereceu a solução mais completa com possibilidade de administração simplificada por meio da nuvem; custos flexíveis, afinal o pagamento é feito por usuário; e integração com nossos sistemas físicos, como telefonia e dispositivos móveis. Percebemos que a concorrência não estava conseguindo entregar todas as funcionalidades de que precisávamos com o mesmo nível oferecido pela Microsoft”, explica Balbinot.

“A migração da infraestrutura de TI da Renner para o Office 365 começou no início do ano. Com uma operação gigante, que envolve a sede em Porto Alegre, escritórios regionais, centros de distribuição e as próprias lojas. Era essencial criar um fluxo eficiente de informações entre as diversas áreas e estabelecer mecanismos confiáveis de controle e integração desses dados”, afirma Marco Bravo, diretor de negócios para clientes corporativos da Microsoft Brasil. A primeira fase do contrato firmado entre as empresas já foi executada, com a implementação da suíte de produtividade online da Microsoft para 2.500 usuários, mas a expectativa da Renner é expandir o acesso à solução para os demais colaboradores que atualmente não possuem ferramentas de colaboração em suas lojas.

Prova disso é que, em breve, será feita a implementação de uma rede social interna, por meio do Sharepoint, para compartilhar e consolidar opiniões a respeito das futuras coleções. Deste modo, será possível envolver todos os gerentes das lojas e consolidar suas contribuições. Balbinot conta que encontrou no Office 365 a solução de comunicação unificada que lhe permite personalizar as ferramentas, gerenciar conteúdo, dispor de serviços de chat e mensageria e, tudo isso, de forma fácil de administrar.

“Além disso, conseguimos endereçar nossos dois objetivos principais: melhorar a produtividade tanto da operação em si, quanto dos executivos, e simplificar os processos - os quais, por meio da implementação de workflows internos passarão a ser mais integrados e terão seu tempo de execução reduzidos”. Um exemplo disso é a mudança no workflow para compra de peças de reposição das lojas. O fluxo anterior, que envolvia o uso de diversos sistemas e planilhas, demorava até cinco dias para ser concluído, mas agora, com o Office 365, foi reduzido para no máximo um dia.

A solução da Microsoft se integra ainda ao PABX, telefonia IP e demais estruturas físicas da companhia, o que permite que os ramais individuais possam ser acessados de qualquer lugar e em qualquer dispositivo - seja no tablet, computador ou no smartphone – viabilizando, assim, a realização de videoconferências onde quer que os executivos estejam. No momento, a base de e-mails, calendários e ferramentas de comunicação básica já foram migradas e, até o fim do ano, a expectativa é ter toda a plataforma de comunicação unificada.

“A solução em nuvem da Microsoft é abrangente e nos permitiu reduzir bastante o uso de servidores internos. Falar de redução de custos com viagens e telefonia é pouco. Embora também tenhamos essa intenção, o objetivo é muito maior: é aumentar a produtividade de toda a corporação. O Office 365 nos garante uma disponibilidade muito maior do que se eu tivesse essa estrutura dentro de casa. Somado a isso temos o fato de a solução ser facilmente escalável, quase imediatamente”. E brinca, “meu sonho é ter um datacenter vazio”.

De acordo com Balbinot, a decisão de migrar para a nuvem já foi tomada há dois anos, “o que a companhia precisa agora é de evolução, por isso recorremos à Microsoft”. A experiência dos usuários está sendo positiva, pois eles passaram a desfrutar de interfaces com as quais já estão acostumados.

Outra vantagem é a disponibilidade de um amplo leque de ferramentas voltadas para gestão e controle dos dados que trafegam na empresa, fazendo com que as áreas sigam as normas de compliance e se adequem às regulamentações internas quanto à segurança, confiabilidade e sigilo das informações. O Office 365 dá poder aos auditores, uma vez que permite aos gestores saber como cada área está manuseando seus respectivos dados. A solução possibilitou ainda solucionar questões de prevenção de perdas e integração com o diretório corporativo, permitindo que o perfil do usuário pudesse ser integrado nas ferramentas de colaboração.

A fim de assegurar uma transição tecnológica tranquila do ponto de vista da operação e da perspectiva dos clientes internos, a Microsoft ofereceu diversas sessões dedicadas à capacitação dos colaboradores, de modo a formar multiplicadores que transmitissem internamente o conhecimento acerca das novas aplicações. Outro ponto importante para garantir a fluidez do trabalho e gradual adaptação da companhia aos novos recursos é a segurança de se dispor de um suporte técnico competente e, na visão do CIO, “a estrutura de atendimento corporativo da Microsoft é muito superior à da concorrência”.

De olho no futuro

A Lojas Renner fecharam mais um contrato com a Microsoft, dessa vez para adotar a solução de relacionamento com clientes e fornecedores, utilizando Dynamics CRM. A ideia é que esta solução suporte o front-end de todas as aplicações e faça a gestão de todos os contatos da companhia, permitindo uma atuação mais integrada ao longo da cadeia de stakeholders. “A tecnologia evoluiu para além da infraestrutura e se tornou o motor para novos modelos de negócios, principalmente no atual contexto, em que as empresas querem reduzir custos, melhorar seu relacionamento com os clientes e criar novas oportunidades. Estamos ajudando clientes como a Renner a adotar tecnologias em nuvem como mais lhes convêm, permitindo que se beneficiem também de cenários híbridos, que preservam os investimentos tecnológicos. A abrangência é nosso ponto forte, pois ao unir nossas soluções, oferecemos aos clientes experiências completas”, conclui o executivo da Microsoft.

Sobre a Microsoft Brasil

Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 14 escritórios regionais em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos nove anos, a empresa investiu mais de R$ 151,3 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 109 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação, que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno. 

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.