Cases de Sucesso

CTG Brasil utiliza software de colaboração para apoiar modernização das usinas de Jupiá e Ilha Solteira

Ferramenta em nuvem do Construtivo sustenta modernização de projetos que são referência no mercado brasileiro de geração de energia

Salvador, 26/07/2017 - Para apoiar o projeto de modernização das usinas hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá, no rio Paraná, localizado na divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a CTG (China Three Gorges) Brasil investiu no Colaborativo, software de colaboração em nuvem do Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor de engenharia e construção.

O processo de modernização, que envolve a automação dos processos, a atualização tecnológica de equipamentos, bem como a substituição, reforma e manutenção dos sistemas das usinas, está sendo realizado por diversos fornecedores e, portanto, era necessária uma ferramenta que conectasse todos os envolvidos, provendo agilidade no ciclo de vida da documentação, o que inclui a aprovação e a busca de documentos de forma simples e rápida.

“O Colaborativo é um sistema conhecido no mercado e utilizado em diversos empreendimentos e, por ser uma solução em nuvem, possibilita o acesso de profissionais de diversas empresas ao mesmo tempo e de qualquer lugar. Os diferenciais da ferramenta são a flexibilidade na estruturação e a simplicidade para aprendizagem e uso, características que garantem o pleno andamento e sucesso de nossos projetos”, explica o gerente de engenharia da CTG Brasil, Edoardo Perrotti.

Para facilitar a conferência de projetos em campo, o aplicativo via celular também é utilizado pelos projetistas, que consultam as plantas via QRcode e rapidamente visualizam o status da documentação.  O Colaborativo também foi pensado estrategicamente para ser utilizado pela equipe de manutenção após o término das modernizações. “Ao final do projeto de cada unidade geradora, a equipe de manutenção terá a documentação organizada para um rápido e fácil acesso para consulta e atualização”, acrescenta Perrotti.

Além disso, o Construtivo está realizando a digitalização de cerca de dez mil documentos antigos dos equipamentos eletromecânicos, que estarão disponíveis para consulta no sistema, ajudando os profissionais de engenharia, operação e manutenção a encontrar rapidamente as informações necessárias do projeto original.

Com investimento da ordem de R$ 3 bilhões, inicialmente quatro das 34 unidades geradoras serão modernizadas – duas de Jupiá e duas de Ilha Solteira –, com previsão de conclusão em 15 meses. A intenção da CTG é modernizar todas as unidades geradoras nos próximos 10 anos.

Para o presidente do Construtivo, Marcus Granadeiro, apoiar projetos de referência no mercado brasileiro de geração de energia mostra o quanto a solução é flexível para ser estruturada conforme a demanda das empresas. “Estamos apoiando um projeto de longo prazo e ainda trazendo todo o histórico de documentos antigos para dentro do sistema, formando um repositório de informações que atenderá todo o ciclo de vida das usinas e garantindo que mantenham seu papel de protagonista na matriz energética brasileira”, finaliza Granadeiro.

Sobre o Construtivo.com

O Construtivo é uma empresa de tecnologia com DNA de engenharia. Pioneira no conceito de nuvem, desde 1999 atende os maiores projetos de infraestrutura do Brasil.

Fundado em 1999 como uma joint venture do Grupo Santander, o Construtivo passou por um processo de MBO (Management buy-out) em 2004  e se tornou uma empresa nacional.

Com sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, o Construtivo tem como carro chefe a solução Colaborativo, ofertada na modalidade de serviço (SaaS) e atendendo mais de 25 mil usuários com rede de plena redundância e com padrões de segurança internacionais a partir de seus servidores em Data Center Nacional padrão Tier III.

As soluções do Construtivo não se limitam apenas àquelas que compõem o Colaborativo. Elas englobam o serviço e o conhecimento de sua equipe como parte do processo. Aproveitando o know-how de mais de 20 anos de sua equipe em CAD e o pioneirismo em BIM, o Construtivo estabeleceu um núcleo de serviços de CAD / BIM.

Com cerca de 100 clientes ativos, entre eles CSN, Voith, CPFL, CEEE, ABB, Planservi, Grupo Systra, Rodobens, State Grid, Plaenge, Direcional, Makro, EBEI, UHE Belo Monte, Norte Energia, Rumo, JHE e SGS Enger, o Construtivo.com se tornou uma das principais empresas voltadas para o gerenciamento de processos com especialização em engenharia civil do país, atendendo áreas como energia, transporte, administração pública, manutenção, entre outras.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.