Dicas

McAfee orienta como se proteger contra aplicativos perigosos

Cinco dicas auxiliam o consumidor na segurança de seus novos dispositivos móveis contra as plataformas mal-intencionadas

São Paulo, 29 de dezembro de 2011 – A McAfee divulga cinco dicas importantes que ajudam o consumidor a evitar o download de aplicativos perigosos. Apesar do número pequeno de incidentes de malwares contra dispositivos móveis, o McAfee Labs registrou crescimento significativo de ameaças virtuais. A popularidade dos smartphones e tablets faz com que os criminosos cibernéticos voltem sua atenção para esses dispositivos.

Esses equipamentos têm se tornado alvo de aplicativos modificados de forma mal-intencionada. Entretanto, existem algumas práticas de senso comum que ajudam a proteger smartphones e tablets dessa ameaça crescente de malwares e da persistente ameaça de dispositivos desprotegidos.

Diante disso, especialistas da McAfee indicam cinco passos simples que podem ajudar os usuários a proteger seus próprios dispositivos:

ü  Atualmente o número detectado de malwares voltados para smartphones é relativamente baixo se comparado ao de malwares destinados a desktops e computadores portáteis. Contudo, estar ciente de que essas ameaças existem é o primeiro passo para proteger seus dados, dispositivos e a si mesmo.

ü  Pesquise sobre os aplicativos e seus desenvolvedores cuidadosamente e verifique as avaliações – é melhor instalar aplicativos que sejam amplamente utilizados no mercado ou recomendados pelo seu círculo de amigos e colegas.

ü  É recomendável comprar de uma loja de aplicativos renomada, como a Android Market. Uma forma de os usuários de Android evitarem a instalação de malwares é desmarcar a opção "Fontes desconhecidas" no menu de Configuração de Aplicativos em seus dispositivos. Se a opção não estiver listada, isso significa que o provedor de serviço móvel já fez isso pelo usuário.

ü  Ao instalar o aplicativo, o usuário verá uma lista de permissões para serviços que podem acessar os componentes de hardware e software em seu dispositivo, como contatos, câmera e local. Se algo na tela de permissões não parecer correto, não instale o aplicativo! Por exemplo, um aplicativo de jogo ou um relógio de alarme provavelmente não precisará acessar seus contatos ou ter a capacidade de transmitir esses dados de seu dispositivo.

ü  Instale um software antivírus em seu telefone móvel. É recomendável instalar um programa antivírus ao adquirir um novo dispositivo móvel antes de adicionar qualquer outro aplicativo.

De acordo com o relatório do Gartner “Projeção: Lojas de Aplicativos Móveis, Mundial, 2008-2015”, de 18 de maio de 2011 (G00212661), estima-se que 17,7 bilhões de aplicativos móveis sejam baixados em 2011 (um aumento de 115% desde 2010). Para 2012, os aplicativos móveis devem gerar mais de US$ 15 bilhões em receitas de lojas de aplicativos só com usuários finais.

“Como o mercado de aplicativos continua a prosperar, os usuários devem ser mais cuidadosos, sabendo o que estão instalando”, afirma Lawrence Pingree, analista do Gartner. “Eles devem, por exemplo, instalar aplicativos apenas de fontes confiáveis e assegurar que as permissões sejam correspondentes aos recursos principais do respectivo aplicativo. Proteção contra malwares também ajudará muito a garantir que o dispositivo móvel do usuário tenha a proteção mais recente.

“Aplicativos modificados de forma mal-intencionada estão se tornando mais predominantes”, afirma Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee Labs. “Com base nas detecções da McAfee, temos observado cerca de 200 aplicativos mal-intencionados versus dezenas de milhares de aplicativos confiáveis. No entanto, com dispositivos móveis se tornando uma plataforma visada por malwares, está sendo mais comum que criminosos cibernéticos tentem corromper um aplicativo legítimo. O melhor conselho para os usuários é que sejam cuidadosos, protejam o dispositivo móvel e os aplicativos móveis instalados no equipamento”, informa Vincent.

O McAfee Mobile Security combina recursos poderosos antimalware, antirroubo e de segurança na Web e está disponível para tablets e smartphones Android, bem como para smartphones BlackBerry e Symbian. A McAfee também lançou recentemente o software McAfee® App Alert™, um aplicativo que protege e preserva a privacidade do usuário, oferecendo inteligência sobre o aplicativo em seu dispositivo Android. O software analisa individualmente e avalia cada aplicativo, para mostrar ao dono do dispositivo como seus dados pessoais são acessados, armazenados e transmitidos. O McAfee App Alert (versão beta) está atualmente disponível gratuitamente na Android Market.

Sobre a McAfee

A McAfee, uma subsidiária pertencente à Intel Corporation (NASDAQ:INTC), é a maior empresa do mundo dedicada à tecnologia de segurança. A empresa provê soluções proativas e com qualidade comprovada, além de serviços que ajudam a manter sistemas, redes e dispositivos móveis protegidos mundialmente, permitindo aos usuários conectarem-se à Internet, navegarem e realizarem compras pela Web com segurança. Apoiada pelo incomparável centro Global Threat Intelligence, a McAfee desenvolve produtos inovadores que capacitam os usuários domésticos, as empresas dos setores público e privado e os provedores de serviços, permitindo-lhes manter a conformidade com as regulamentações de mercado, proteger dados, prevenir interrupções, identificar vulnerabilidades e monitorar continuamente dados, além de incrementar a segurança. A McAfee protege o mundo digital. A empresa mantém o foco total e constantemente direcionado para proporcionar novas maneiras de manter os clientes seguros. Para mais informações, visite http://www.mcafee.com/br

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.