Dicas

Dicas para segurança nas redes sociais

Por* Rodrigo Souza

As redes sociais se tornaram uma febre no mundo. O número de pessoas que possuem contas nessas redes cresce todos os dias. A quantidade de informações pessoais que se pode obter através delas é enorme e muito variada. Apesar disso, os usuários pouco se preocupam com o tipo de informação que eles disponibilizam ou se essas informações estão protegidas de forma adequada.  Pensando nisso, seguem algumas dicas para utilizar esse recurso poderoso de comunicação de forma mais segura.

1.    Não utilize senhas óbvias: as senhas são a primeira barreira de proteção e por isso devem ter o mínimo de complexidade. Utilize pelo menos oito caracteres, não use palavras de dicionários, datas, número de documentos, misture letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Algumas redes sociais informam na hora do cadastro da senha se ela é forte ou não.

2.    Evite a publicação de dados pessoais ou restrinja o acesso a essas informações
.

3.    Restrinja o acesso às informações: Todas as redes sociais possuem recursos de segurança que permite restringir o acesso as suas informações, utilize-os. Lembre-se: quanto mais restrito o acesso a essas informações, menor será a probabilidade de acesso não autorizado a elas.

4.    Cuidado com os cliques: Muito cuidado ao clicar em links, se possível evite, há inúmeros casos de mensagens onde o remetente é falso, se passando por um amigo ou conhecido.

5    Não aceite o convite de pessoas desconhecidas e mesmo as conhecidas: procure verificar se foi realmente a pessoa que conhece que enviou o convite, visite sua página, verifique se existem amigos em comum e, mesmo assim, se possível utilize outro meio e questione se foi ela que realmente lhe convidou.

6    Cuidado com aplicativos: Muito cuidado ao utilizar os aplicativos integrados a redes sociais, já existem casos onde o aplicativo é malicioso e rouba informações do usuário.

7    Acessos diferentes: Nunca acesse a rede social de dispositivos desconhecidos ou públicos, não há como garantir que esses equipamentos não possuem softwares maliciosos.

8    Dados cadastrais: Nunca utilize as redes sociais para trocar informações como: CPF, RG, informações bancárias, endereço residencial/comercial, números de telefone.

9    Muito cuidado com o famoso “check-in”: ele pode informar sua rotina diária, onde você mora, onde você trabalha, que lugares você costuma ir etc. Esse tipo de informação é um prato cheio para pessoas mal intencionadas.

10    Use com moderação: As redes sociais são um recurso muito poderoso de comunicação, mas como tudo na vida use com bom senso, afinal você colocaria suas informações pessoais em um outdoor?

*Rodrigo Souza atua na área de gerência de TI na EZ-Security, integradora especializada em segurança da informação e disponibilidade. www.ez-security.com.br

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.