Entrevista

CEO da NeoGrid dá dicas para quem quer iniciar carreira de especialista em computação em nuvem

Apontada como uma das profissões do futuro, especialista em cloud computing exige formação constante

Salvador, 27/02/2014 - Inovação, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida. Essas são as áreas que apresentaram maior crescimento na demanda por profissionais no mercado brasileiro nos últimos anos e que devem concentrar a maior demanda por especialistas na próxima década. Por isso, as atividades relacionadas a essas três áreas foram apontadas pela recente pesquisa "Carreiras do Futuro", realizada pelo Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), da Fundação Instituto de Administração (FIA), como as profissões de maior futuro no Brasil. Entre essas atividades está o especialista em computação em nuvem (cloud computing).

Mas, o que é e o que faz um especialista em computação em nuvem? Onde estão as melhores oportunidades de trabalho? Qual a média salarial de mercado? Para tentar responder essas e outras perguntas e orientar jovens profissionais que querem iniciar uma carreira nessa área, entrevistamos Moacir Cardoso, CEO da NeoGrid, empresa de tecnologia que tem em seus quadros profissionais especialistas emcloud computing.

O que é cloud computing?

Poucos anos atrás, as empresas armazenavam seus dados em computadores individuais, conectados em uma rede local. Esse sistema tornou-se obsoleto com o surgimento do conceito de computação em nuvem, que é a prática de hospedar, gerenciar e processar os dados na Internet, dando acesso a eles de qualquer lugar e por meio de vários aparelhos. A NeoGrid foi uma das primeiras empresas brasileiras a adotar o conceito de computação em nuvem, o que tornou suas soluções e serviços mais ágeis para a gestão da cadeia de suprimentos.

Qual a influência de cloud computing no dia a dia das empresas e das pessoas em geral?

Um exemplo do cloud computing no dia a dia das pessoas são as redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn, entre outras. Todas essas redes estão habilitadas na nuvem e já fazem parte do mundo empresarial, pois as marcas estão se relacionando com seus consumidores e clientes pelas redes sociais e muitas estão desenvolvendo o conceito de social business, focando nos relacionamentos empresariais pela Internet. Todas estas aplicações, seja para uso pessoal ou empresarial, estão hospedadas na nuvem, acessíveis de vários aparelhos e em  qualquer lugar onde se tenha acesso à Internet. Com milhões de pessoas conectadas nestas redes, se comunicando, fazendo upload e downloads, é gerado um grande volume de dados. Esse tráfego só é possível por ser na nuvem.

O que faz um especialista em cloud computing? Quais são suas atividades diárias e qual a formação necessária?

Especialistas em cloud computing atuam de forma proativa na análise dos indicadores do ambiente computacional, evolução da infraestrutura e otimização do uso destes recursos, com o objetivo de assegurar que as soluções em nuvem operem de acordo com as expectativas dos clientes e usuários em relação ao desempenho, disponibilidade e segurança. A rotina de trabalho é semelhante a outros profissionais de TI, mas estes especialistas devem sempre reservar uma parte do seu tempo para manter o foco na busca de novidades e inovações tecnológicas. A formação é contínua. Os especialistas em computação em nuvem podem vir de diversas áreas, como Estatística, Computação e Matemática. PhDs de diferentes áreas estão trabalhando nesta área, por sua experiência com pesquisa e análise de dados. Cursos especializados, eventos e workshops são bons pontos de partida para se conhecer esse mercado e as novas tecnologias.

Quais as dicas para os jovens profissionais que querem iniciar carreira como especialista em cloud computing?

A busca contínua de conhecimentos de novas tecnologias é a principal dica, mas existem vários outros fatores importantes para estes profissionais. Uma boa formação tecnológica, o envolvimento e conhecimento do negócio dos clientes e o esforço permanente para entregar sempre aplicações e projetos de excelência são fatores decisivos. A participação em eventos nacionais e internacionais sobre este tema também é de grande importância. Por ser a última novidade no que se refere à tecnologia, existem poucos profissionais no mundo que podem ser reconhecidos como referência no assunto e são exatamente nos grandes eventos internacionais que ocorrem os melhores workshops e troca de conhecimentos entre estes profissionais.

Sobre a NeoGrid

Presente em cinco continentes, a NeoGrid é uma multinacional brasileira em constante crescimento e líder desde 2008 no mercado nacional de soluções para a gestão da cadeia de suprimentos - Supply Chain Management (SCM). A NeoGrid integra as redes de negócios de mais de 300 mil empresas de todo o mundo, reunindo em uma plataforma exclusiva e completa soluções que sincronizam a cadeia: oferece soluções colaborativas de vendas e marketing, dando visibilidade à indústria de seus itens nos pontos de venda; soluções fiscais, financeiras e logísticas como CT-e, NF-e, EDI; soluções colaborativas que automatizam, padronizam e reduzem a complexidade do processo de compras (e-sourcing); e soluções para gestão inteligente do planejamento e reposição de estoques como S&OP, DRP, VMI e CPFR. A NeoGrid usa tecnologias inovadoras como cloud computing, big data e social business e foi premiada pelo FINEP como uma das empresas mais inovadoras do país em 2012 e, novamente, em 2013.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.