Dicas

Um ranking dos 12 problemas que mais causam lentidão no PC

Por iolo technologies - reconhecida por consumidores e especialistas como líder mundial no mercado de software utilitário de sistema

Com mais de 45 milhões de usuários e considerada a principal fornecedora de software para otimização de PCs do mundo, a norte-americana iolo systems criou um ranking dos 12 principais problemas que ocasionam lentidão e travamentos em computadores rodando Windows. A lista é resultado de uma série de pesquisas realizadas entre usuários do programa de check-up e manutenção SystemMechanic nos últimos anos, e fez parte do processo de desenvolvimento da mais recente edição do software.

Confira quais são os ralos que drenam o desempenho do seu computador – e o quê ocorre em cada um deles.

                                                Os ralos...                               ...e o que rola

      1

Acesso lento a programas causado por softwares desalinhados

Os arquivos interdependentes que compõem cada programa tendem a se afastar um dos outros, se espalhando por todo o disco rígido. Isso impacta fortemente a velocidade de execução dos programas.

 

2

Declínio na memória RAM afetaprocessamento como um todo

Quando a memória é baixa, tudo no computador sofre. Programas travam com frequência e o PC fica progressivamente mais lento.

 

3

Demora para ligar o PC devido a engarrafamentos na inicialização

Vários programas são iniciados automaticamente quando o PC é ligado. Alguns são obrigatórios, mas diversos não são. Tentando entrar em operação ao mesmo tempo, criam gargalos desnecessários que tornam sonolento o despertar do computador.

 

4

Programas redundantes levam a conflitos e instabilidade

Para determinados programas, ter outros softwares redundantes instalados sobrecarrega o processamento de fundo do PC, levando a conflitos de sistema que empurram o computador a lentidão e instabilidade.

 

5

Velocidade baixa de acesso por configurações conflitantes de internet

Uma significativa influência na velocidade de acesso à web se encontra nas configurações do Windows relacionadas a conexões de Rede e Internet. O problema é que essas definições muitas vezes não estão determinadas em seus valores ideais.

 

6

Corrupção e erros de Registro causam instabilidade

Assim como na vida humana, corrupção e erros também levam o PC a instabilidades. O Windows tem um arquivo-chave chamado Registro, no qual tudo que se refere ao funcionamento está guardado e que é usado para fazer a máquina trabalhar. Quando os dados do Registro se corrompem, a saúde geral do computador decai – e no limite o PC trava.

 

7

Inchaço sobrecarrega o Registro

Depois da limpeza do Registro (para evitar problemas anotados acima), as chaves excluídas deixam nele lacunas. Isso faz com que o Registro se torne fragmentado e desperdice memória do sistema.

 

8

Discos fragmentados sobrecarregam processamento

O PC armazena partes de arquivos em diferentes locais do disco rígido. Na medida em que a fragmentação aumenta, juntar as partes espalhadas - para abrir um arquivo ou fazer um programa rodar - leva cada vez mais tempo.

 

9

Desorganização acumulada desperdiça recursos

Com o uso regular do PC, arquivos inúteis são rapidamente acumulados. Resultado: espaço em disco desperdiçado e carga de processamento do PC sobrecarregada.

 

10

Arquivos de sistema fragmentados desaceleram o processamento

Arquivos de sistema vitais para as funções básicas do Windows ao longo do tempo se tornam fragmentados e dispersos. Eles não podem ser totalmente desfragmentados usando ferramentas tradicionais, mas há soluções para resolver o problema usando programas especializados.

 

11

Células de memória SSD congestionadas consomem recursos

Conforme os arquivos são gravados e excluídos das SSDs, as células de memória física são deixadas em estados mistos, exigindo sobrecarga desnecessária antes que mais dados possam ser escritos.

 

12

Drivers de hardware obsoletos impactam estabilidade

À medida que o ambiente de software do PC muda, os drivers vão ficando desatualizados, causando sérios riscos à estabilidade e ao desempenho da máquina.

 

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.