Dicas

3 dicas valiosas para programadores e web designers

Desde um site profissional e diferenciado até o processo de criação e organização, profissionais web devem estar sempre à frente das novidades e soluções tecnológicas para melhor atender às necessidades de seus clientes

Por Cristiano Mendes*

Web designers, programadores, desenvolvedores e entre outras carreiras que englobam desenvolvimento e elaboração de páginas na Internet são carreiras promissoras e ao mesmo tempo desafiadoras, pois o mercado está cada vez mais competitivo. As tecnologias disponíveis são atualizadas e melhoradas com frequência, novas soluções surgem a cada dia. Em adição a isso, em tempos de crise, os clientes se tornam cada vez mais complexos e exigentes, pois utilizam a tecnologia como aliada de seus negócios para tentar contornar esse momento de economia turbulenta.

Tendo em vista esse cenário, é importante que os profissionais web estejam por dentro das novidades em soluções e utilizem ferramentas para se destacar no mercado e se tornar mais produtivos. Para isso, vale destacar algumas dicas básicas que podem ajudar esse segmento a ser mais eficiente e inovador:

1.      Atualize e modernize seu site

Você nunca terá uma segunda chance para causar uma primeira impressão, por isso, é muito importante que seja cativante e arrebatadora. Como um profissional web, é essencial que seu site consiga passar a ideia de seu estilo e sua experiência de mercado.

Portanto, não se pode ser genérico: ninguém domina absolutamente todos os estilos, ferramentas, plataformas e sistemas, além disso, pacotes que podem encaixar praticamente qualquer tipo de job passa a impressão de que você está “atirando para todos os lados”. Por isso, é mais real e especializado se você especificar seus pontos fortes e seu foco de trabalho. Dessa forma, os clientes podem sentir também que você sabe tratar cada um de forma única, entendendo as especificidades de cada negócio.

Uma breve biografia com seu background e trajetória de estudos e empregos é fundamental, além de um portfólio com links ativos de seus melhores trabalhos. Um possível cliente pode encontrar o seu site e através do que ele descobrir em sua página, decidir te contratar.

2.      Organize seu pensamento

Antes de iniciar o processo de criação de qualquer job, é necessário fazer algumas pesquisas, seguindo o briefing do cliente. Porém, na era das mídias sociais, às vezes é difícil acompanhar tudo o que acontece na rede e manter-se atualizado nas atividades e interesses dos clientes e seus públicos-alvo. Muitas coisas circulam pela Internet, tornando ainda mais complicado a seleção de fontes confiáveis e úteis. 56% dos profissionais de criação de marketing afirmam que encontrar conteúdo de qualidade é um de seus maiores desafios. Em adição a isso, 73% dos profissionais afirmam que produzir conteúdo original também é um de seus grandes desafios, de acordo com o levantamento feito pela HiveFive em 2012 (Content Curation Adoption Survey 2012). Assim sendo, vale utilizar o processo de Social Aggregation para manter-se sempre por dentro das novidades sobre determinados assuntos de interesse e possíveis fontes de conteúdo.

Social Aggregation consiste em unir vários posts de diversas mídias diferentes, como Facebook e Twitter, ou portais como Huffington Post e Folha, em uma única página, podendo ser visualizada como um feed de notícias. Separados por páginas de categorias, cada grupo de notícias pode ser facilmente visualizado e acessado, proporcionando simplicidade de fonte de conteúdo e acompanhamento dos interesses de seus clientes e público alvo.

Dessa forma, na hora da elaboração de um planejamento criativo, os designers podem unir os interesses de seus clientes aos de sua audiência e mirar o mercado com mais precisão, além de ter acesso a conteúdos diversificados e modernos.  Com suas fontes organizadas e centralizadas em um só lugar, os profissionais se tornam mais produtivos, pois evitam embaralhar suas ideias.

Existem muitas ferramentas que permitem esse agrupamento de notícias, sendo o mais popular o Flavors.me, que permite personalização e agregação de 31 mídias na mesma página.

3.      Desbrave o WordPress

Muitos clientes preferem utilizar o WordPress, por ser uma plataforma altamente disseminada e relativamente intuitiva. Web designers podem explorar e criar templates criativos através de ferramentas de customização, para oferecer o melhor visual a seus clientes. A plataforma possui inúmeras opções e possibilidades diferentes, além dos vários plug-ins disponíveis. Ter diversas alternativas de customização é importante, pois ajuda na criação de páginas diferenciadas e com foco em negócios específicos, de acordo com cada cliente.

Vale destacar que utilizar um dos temas já existentes de template pode facilitar muito a sua vida, pois se seu cliente não for fluente em tecnologia, poderá manusear as configurações do site com facilidade. Além disso, essas opções já existentes de template do WordPress também podem ser customizadas, podendo manter-se fiel à diretriz visual de cada cliente.

Outra vantagem do WordPress é que pode ser unificado a outras soluções de diferentes provedores de tecnologia, e essa união de ferramentas pode oferecer melhor desempenho, um leque maior de funcionalidades e maior aproveitamento das soluções disponíveis. 

*Cristiano Mendes é diretor de Business Development para América Latina da GoDaddy, maior provedor de tecnologia para pequenas empresas 

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.