Entrevista

Entrevista exclusiva com Pedro Mussi, CEO das empresas Infostore e Mundo do Servidor

Salvador, 19/02/2019 – Portal TI Bahia realiza entrevista com Pedro Mussi, CEO das empresas Infostore e Mundo do Servidor. Morando atualmente nos EUA, ele é Bacharel em Ciências da Computação e desenvolvedor de um sistema de árvore de conhecimento relacional de partes de servidores.

TI Bahia: Pedro, vamos começar a nossa entrevista pedindo para você falar um pouco como começou sua experiência no mundo da TI. Conte um pouco da sua história.

Pedro Mussi: Meu fascínio pela Informática teve início em janeiro de 1996, quando ganhei o meu primeiro PC aos 13 anos. Nunca fui fã de jogos e desde o começo meu interesse era entender como as coisas funcionavam, na época a internet era a grande novidade e aos 14 anos já desenvolvia sites comercialmente.

Em 2001 ingressei no curso de Bacharelado em Ciências da Computação na antiga Faculdade Ruy Barbosa hoje Devry Brasil. Durante o Curso fundei a Infostore, empresa que trabalho até hoje.

TI Bahia: Em 2005 você desenvolveu um sistema de reconhecimento da escrita humana utilizando Inteligência Artificial algo bastante avançado e desconhecido para época. Tal tecnologia atualmente vem se consolidando no mercado de TI. Como você adquiriu esse conhecimento na época?

Pedro Mussi: As redes neurais artificiais e learning machines sempre foram uma área da Ciência da Computação que chamava minha atenção. Por ser um tema pouco explorado no começo dos anos 2000 não tive a oportunidade de estudar o tema na Faculdade. Porém por gostar demais desse assunto propus ao meu orientador desenvolver uma solução baseada em Inteligência artificial como projeto de conclusão de curso.

Na época a informática já dava os primeiros passos para a portabilidade e os grandes fabricantes estavam desenvolvendo dispositivos móveis conhecidos como Palmtops.

Os Palmtops são considerados os Smartphones atuais e tais equipamentos tinham como entrada de dados a escrita em uma área da tela. O grande problema desses equipamentos era a necessidade do usuário aprender como escrever cada letra e números conforme um padrão pré-determinado.

A minha ideia nesse contexto foi usar Inteligência Artificial para que o dispositivo “aprendesse” a escrita do usuário de forma cognitiva. Durante o desenvolvimento da aplicação tínhamos o desafio do baixo poder de processamento dos equipamentos e para otimizar o código foi usado Algoritmos Genéticos.

Tive sucesso no desenvolvimento da aplicação e ela se mostrou capaz em aprender a escrita do usuário, porém mesmo utilizando Algoritmos Genéticos para otimizar o código os palms demoravam quase 1 hora para reconhecer cada caractere ficando claro que o projeto necessitava de mais estudo e financiamento.

Para otimizá-lo e tornar uma aplicação comercial necessitávamos de investimentos, talvez criar um startup, mas estávamos em 2005 e não tínhamos no Brasil a cultura de Investidores Anjos como hoje.

O projeto teve grande repercussão e cheguei a ser convidado a continuar os estudos em um possível Mestrado ou Doutorado caminho que decidi não percorrer na época por preferir me dedicar aos negócios.

TI Bahia: Pedro, você é um jovem visionário e com espírito empreendedor. Quando você fundou a sua primeira empresa? Na época você teve o apoio de investidores como as startups têm hoje?

Pedro Mussi: Em 2003 fundei a Infostore Computadores, empresa que está há quase 16 anos no mercado, infelizmente na época não se encontrava investidores como hoje e iniciei a empresa de forma independente.

Foi a partir da Infostore que os outros negócios foram criados sempre buscando desenvolver soluções tecnológicas para nossos clientes. Atualmente a empresa atende o mercado varejista, corporativo, ecommerce, governo, serviços e distribuição.

TI Bahia: Atualmente você está também à frente do Mundo do Servidor, empresa que fornece partes e peças para servidores e equipamentos para Data Center. Fale um pouco sobre a proposta de valor da empresa e como será a logística para fornecer soluções aos clientes no Brasil de forma ágil e com suporte local?

Pedro Mussi: O Mundo do Servidor foi idealizado para solucionar a grande escassez no acesso a componentes de Servidores no Brasil. O mundodoservidor.com.br disponibiliza ao cliente um ecommerce dotado de uma solução de banco de dados apelidada de “arvore de conhecimento”. Nessa estrutura disponibilizamos ao consumidor um sistema online capaz de assegurar a compatibilidade entre o Equipamento do Cliente e as opções de componentes 100% homologadas pelo fabricante.

Através do nosso site o cliente também tem acesso ao preço do produto já nacionalizado de forma dinâmica, sem necessitar a solicitação de orçamento, podendo efetuar a compra imediatamente.

Outro diferencial que propomos ao mercado está no prazo de entrega. Entendemos que o produto que comercializamos é crítico para a estrutura computacional dos nossos clientes. Desta forma estabelecemos uma sede nos Estados Unidos que visa otimizar nossa logística conseguindo reduzir a entrega para 15 dias úteis frente ao prazo médio de 45 dias dos nossos concorrentes.

Atualmente o mundo do servidor atende clientes em todo o Brasil através de uma rede de parceiros conveniada. Nossos parceiros são segmentados por estado ou regiões com mais de 500 mil habitantes. Para fazer parte dessa rede exigimos dos parceiros certificação técnica dos fabricantes que comercializamos.

Tenho como meta para 2019 completar essa rede de parceiros nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste regiões que ainda não temos representação.

TI Bahia: Quem são seus parceiros tecnológicos no Mundo do Servidor? Eles darão suporte aos clientes no Brasil?

Pedro Mussi: Trabalhamos com todos grandes fabricantes de servidores: Dell, HP, Lenovo, Sun, Supermicro, EMC dentre outros. Além do suporte em garantia disponibilizado pelo fabricante através das garantias onsite, disponibilizamos ao cliente o suporte através da nossa rede de parceiros onde o atendimento contempla serviços de instalação, configuração ou reparo técnico.

TI Bahia: Tem algum projeto de TI interessante na Bahia que você possa citar como um Case de Sucesso da sua empresa?

Pedro Mussi: Temos alguns Cases de sucesso relacionados ao mundo do servidor, como por exemplo, a soluções de backup para o governo federal e ministério público federal.

Em termos de Bahia um grande desafio profissional foi o desenvolvimento de uma solução de administração e manutenção do parque de informática de uma Federação com sede em 404 municípios do Estado e mais de 400 mil conveniados.

O CPD do cliente é localizado em Salvador e tínhamos como desafio criar um console central que apelidamos de “Sala de Guerra”.

Nesse ambiente devíamos ser capazes de administrar todos computadores e notebooks conectados à rede de computadores, gerando informações detalhadas dos equipamentos, com possibilidade de atualizações em massa, acesso remoto e alertas de uso indevido e remoção de partes do equipamento.

Para resolver tal cenário desenvolvemos um pequeno aplicativo, com poucos kilobytes, que é instalado em cada equipamento da rede em uma partição protegida. Tal script envia todas informações de uso do equipamento para o Servidor central possibilitando ao Gestor de Ti desempenhar o trabalho de prevenção de riscos.

Tal solução ainda é usada pelo cliente e desde a sua implementação o que gera maior disponibilidade dos equipamentos, além da economia na otimização de mão de obra e controle de custos.

TI Bahia: Chegamos ao final da nossa entrevista e gostaríamos que você deixasse um recado aos nossos leitores.

Pedro Mussi: Ao ser convidado para esse bate-papo me senti bastante honrado. Primeiramente por ser um portal voltado a profissionais de ti e também por ser um leitor assíduo. Sei que essa entrevista será lida por grandes amigos e parceiros que conquistei nesses anos, certamente a partir de hoje muitos colegas de profissão passarão a conhecer um pouco do meu trabalho o que é extremamente gratificante.

Agradeço bastante essa oportunidade e gostaria de encerrar dizendo que em nosso mercado temos o desafio de fazer diferente, propor soluções inovadoras que usem a tecnologia para otimizar o trabalho de nossos clientes e essa deve ser nossa grande motivação.

Contatos do Pedro Mussi - [email protected] - www.mundodoservidor.com.br - www.pcoutlet.com.br

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.