Negócios

Capgemini adquire empresa lider no mercado mundial de cobrança

O investimento fortalece a estratégia da companhia em ampliar sua atuação em variados segmentos de negócios

Salvador, 18 de abril de 2012 - A Capgemini, uma das principais provedoras de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização do mundo, anuncia a aquisição da divisão “Order to Cash” (OTC) da empresa norte-americana Vengroff, Williams & Associates, Inc. (VWA), líder no mercado mundial de cobrança. A compra é parte da estratégia da companhia de expandir a sua presença em diversos segmentos de negócios.

A divisão “Order to Cash” da VWA apresenta um desempenho financeiro consistente, tanto em termos de crescimento como de lucratividade, devendo impactar as margens de BPO (Business Process Outsourcing) da Capgemini.  A aquisição dará à empresa condições de aprimorar os seus serviços nas áreas Financeira e Contábil, por meio da oferta de produtos no mercado da OTC no mundo.

Ambas as empresas já são parceiras há mais de um ano com grande sucesso. E com a transação finalizada, o moderno software tecnológico Webcollect O2CPro da VWA está sendo integrado aos serviços de BPO da Capgemini, fortalecendo suas soluções na área. Os mais de 300 especialistas da VWA se uniram aos 12 mil funcionários da divisão de BPO da Capgemini.

"Estamos muito entusiasmados com a incorporação da VWA à família BPO da Capgemini que além de fortalecer a nossa posição global com uma empresa que é líder em operações de Order to Cash nos Estados Unidos e Europa possibilita a melhoria desse processo no mercado brasileiro. A Capgemini BPO Brasil tem prestado serviços na área a diversos clientes de grande porte no País, já há alguns anos. Com a VWA, temos a possibilidade de melhorar ainda mais nossas ofertas por meio da experiência em soluções integradas de tecnologia com outsourcing de processos de negócio na área de Order to Cash”, ressalta Roberto Cerqueira, vice-presidente da Capgemini BPO Brasil.

Os serviços de terceirização de processos “Order to Cash” ajudam os clientes a reduzir a fuga de receitas, acelerar o ciclo do fluxo de caixa e limitar as perdas com inadimplência, uma exigência que cresce cada vez mais nos clientes. A Capgemini está capacitada para atender estas necessidades e oferecer soluções de primeira linha no mundo inteiro. Estima-se que o tamanho do mercado de OTC e BPO em cobrança chegará a 31 bilhões de dólares até 2012, sendo que o segmento registra crescimento de 10% por ano, de acordo com a NelsonHall, líder do setor de análises de BPO.

A área financeira e contábil é a principal geradora de crescimento na divisão de BPO da Capgemini, representando mais de 60% de sua receita no ano passado, o que fez a empresa ser reconhecida como líder neste segmento. O Gartner classificou a companhia no Quadrante “Líderes” em BPO de Finanças e Contabilidade Global.

A VWA possui oito centros de serviços de terceirização – dois nos Estados Unidos e seis na Europa (Reino Unido, Alemanha, França, Holanda, Espanha e Itália). Entre seus clientes, estão empresas listadas na Fortune 100 (consideradas as melhores para se trabalhar de acordo com a revista norte-americana) e do chamado “mid-market”. A companhia conta com software de análise de crédito, gestão de caixa e histórico na área de cobrança, com apoio de modernas ferramentas para lidar com litígios e deduções.

A Capgemini também adquiriu uma participação significativa na subsidiária da Vengroff, Williams & Associates, Inc. que detém a propriedade do software Webcollect O2CPro, enquanto a segunda reteve a participação majoritária. Esta subsidiária será administrada como entidade independente e o software licenciado para os clientes e outras prestadoras de serviços.

A divisão de BPO da Capgemini incorporou o software WebCollect O2CPro a sua solução de BPO de Finanças e Contabilidade, expandindo desta maneira, sua estratégia baseada em plataformas de software e serviços, desenvolvida com a aquisição da IBX Procurement, em 2010. Com isso, a Capgemini conseguirá prestar serviços globais padronizados, com valor gerado em menos tempo, para clientes do segmento de BPO, além de oferecer novos serviços corporativos de software.

O presidente da Vengroff, Williams & Associates, Inc., Robert G. Williams, comentou: “Estamos felizes com a união a um grupo como a Capgemini, de sólida reputação no mercado de BPO de Finanças e Contabilidade, que se enquadra perfeitamente no nosso negócio já que a Capgemini tem escala e alcance global. Essas características, juntamente com nosso profundo know-how em OTC e cobrança, deverão formar um casamento de sucesso. Enquanto isso, a Vengroff, Williams & Associates, Inc. continuará desenvolvendo seus negócios, principalmente, cobrança de terceiros e auditoria especializada.”

“Esta aquisição é o passo perfeito em nossa estratégia de crescimento. Ela fortalece ainda mais as nossas soluções globais de BPO com a expertise da VWA no setor, sua capacidade instalada no território e presença nos Estados Unidos. O serviço de BPO da Capgemini tem como foco a entrega dos melhores resultados e benefícios reais a nossos clientes. A VWA veio enriquecer nosso portfólio de produtos “Order to Cash”, gerando mais valor para nossos atuais e futuros clientes. Juntamente com a VWA, a Capgemini fortalece a sua posição como uma das principais empresas do setor.”, declara o presidente da divisão de Terceirização de Processos Empresariais da Capgemini, Hubert Giraud.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.