Negócios

Porto Digital e Reino Unido firmam acordo de cooperação técnica

Presidente do Porto Digital e Ministro Inglês assinam parceria entre clusters de desenvolvimento de tecnologia e economia criativa dos dois países

São Paulo, 24 de abril de 2012 – O Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, firmou na última segunda-feira, dia 16 de abril, um importante acordo de cooperação técnica com a comitiva inglesa, que participou durante toda a manhã, da rodada de negócios com empresas do parque tecnológico de Pernambuco. A parceria possibilitará a troca de experiências entre os dois clusters de desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Economia Criativa.

O evento contou com as presenças do presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, do secretário de Governo de Pernambuco, Maurício Rands, do ministro Francis Maude, do Reino Unido, do embaixador britânico Alan Charlton, além de sete empresas pernambucanas e quatro organizações privadas britânicas do setor de TIC.

Segundo Francisco Saboya, o encontro serviu para retomar o relacionamento produtivo entre os setores de TIC de Pernambuco e do Reino Unido. “Com este convênio, queremos estimular a troca de experiências entre os dois polos. Estamos dando um passo que vai além de uma simples troca de cartões de visita. Daqui pra frente, reforçaremos cada vez mais esta relação entre o Porto Digital e o setor de TIC do Reino Unido”, destacou Saboya.

Para Francis Maude, a iniciativa de construir um intercâmbio entre Pernambuco e o Reino Unido mostrou-se bastante produtiva. “Isso irá ajudar culturalmente e tecnologicamente as duas regiões. É com imenso prazer que eu estou aqui com a chance de visitar e assinar este acordo com o Porto Digital. Nós aprenderemos muito um com o outro”, enfatizou o ministro britânico.

Sobre o Porto Digital

Criado em 2000 por cinco empresas e 54 funcionários, o Porto Digital é um Arranjo Produtivo Local (APL), que tem como objetivo promover o desenvolvimento de Pernambuco, por meio da produção de conhecimento localmente para a exportação de serviços com valor agregado para o mundo. Considerado um dos maiores Polos de Tecnologia do Brasil, o Porto Digital abriga atualmente 200 empresas, entre elas 147 na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), duas incubadoras, uma instituição de ensino e quatro entidades de classe. Situado no porto do Antigo Bairro do Recife, que foi completamente restaurado, o Porto Digital possui mais de 6 mil funcionários trabalhando direta ou indiretamente e um fatura mento que chega a R$1 bilhão de reais.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.