Negócios

Avery implanta projeto de vendas pela Internet utilizando a solução de CRM SalesForce

Com o projeto a empresa vem conseguindo centralizar as informações de Vendas, Marketing e Atendimento ao Cliente e, ao mesmo tempo, facilitar a comunicação com o cliente final

Salvador, 26 de abril de 2012 - A subsidiária no Brasil da Avery Dennison – líder global na fabricação de materiais para rótulos e embalagens, fitas de performance, soluções gráficas e refletivas, automotivas, branding e informação – acaba de lançar um novo canal de vendas para seus clientes na Web.

O projeto foi criado para facilitar a compra do cliente, utilizando a plataforma de CRM (Costumer Relationship Manager) da Salesforce, com a consultoria e os serviços da ValueNet - especializada no desenvolvimento e integração de soluções em Cloud Computing e SaaS (Software as a Service). O sistema também agiliza e padroniza o processo de vendas da empresa, ao centralizar informações de vendas, marketing e atendimento ao cliente em uma única fonte de consulta.

“Somos uma empresa inovadora e, por isso, não podemos deixar de lado os benefícios que a Internet pode oferecer ao nosso negócio. Buscamos disponibilizar no Portal funcionalidades que facilitem ainda mais a compra dos nossos produtos. Para isso, tem sido essencial a consultoria da ValueNet, pela experiência que a empresa tem nas soluções da SalesForce”, afirma Eduardo Costa, analista de sistemas da Avery Dennison.

O relacionamento com o cliente também foi levado em conta. “A plataforma SalesForce permite uma visualização completa dos dados do cliente para o time de vendas e, ao mesmo tempo, facilita a comunicação com o consumidor final, promovendo um acompanhamento on line e em tempo real do nível de satisfação. Dessa forma, podemos agir mais rapidamente para resolver os problemas e conhecer as necessidades do nosso público-alvo”.

O portal foi totalmente implementado e entregue no final de 2011. Desde então, tem sido possível à área de vendas o acesso rápido e centralizado a todas as informações relevantes das transações comerciais, como o envio de pedidos online e o acompanhamento do faturamento e consulta do status de cada venda. Já o cliente da Avery Dennison poderá agora acessar a lista de preços dos produtos e obter especificações técnicas de toda a linha trabalhada pela empresa.

Alexandre Ricoy, Diretor Regional de TI para América do Sul, comenta outros benefícios do Portal. “Como agora as vendas poderão ser feitas diretamente pelo site, nossa área de customer service, que antes recebia os pedidos via e-mail, fax ou telefone, registrando-os manualmente no sistema de gestão, pode agora ser liberada do operacional e focar sua atuação no gerenciamento dessas vendas, melhorando ainda mais a qualidade do nosso atendimento”, explica.

Segundo Ricoy, o fato da solução da SalesForce ser em cloud computing foi um fator determinante, para a escolha da plataforma. “Não precisamos nos preocupar com infraestrutura, nem com atualização de versões, uma vez que a SalesForce garante a migração das versões, sem termos que nos preocupar com mais nada”.

Outra vantagem apontada pelo diretor de TI é a mobilidade oferecida para o consumidor. “O cliente poderá fazer o pedido vinte e quatro horas por dia, onde quer que ele esteja, e isso entrará na base de dados imediatamente, acelerando o prazo de entrega”, comenta.

Com o sucesso da ferramenta entre os usuários, a expectativa é expandir seu uso para mais 50 clientes em 2012, inclusive para outros países da América do Sul.

Linha do tempo

A Avery Dennison Brasil começou a utilizar a solução SalesForce em 2007, aproveitando o sucesso da implantação da ferramenta de gestão nas sedes da Argentina e Chile, em 2005. Naqueles países o CRM passou a ser utilizado como um coletor de pedidos, fazendo a interface com o sistema ERP existente. Em 2007 a plataforma foi expandida para o Brasil, com foco maior no CRM como um repositório de dados únicos para Venda e Marketing.

Vários processos que antes eram feitos manualmente no ERP da empresa, passaram a ocorrer de forma automatizada, dentro do fluxo de aprovação do SalesForce CRM, que se mostrou uma ferramenta mais flexível e rápida que a utilizada anteriormente. Além disso, o sistema passou a prover relatórios padrões customizados para América Latina, possibilitando ainda uma gestão do pipeline de vendas.

Nos anos seguintes, de 2009 a 2010, houve um aumento ainda maior da integração entre o ERP da empresa e o Salesforce CRM. Foram desenvolvidas novas interfaces entre cliente e produto e ocorreu a automatização dos processos, como aprovação de crédito, gerenciamento de preços e devoluções. O passo seguinte foi a implementação do Portal do Cliente em 2011.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.