Negócios

Gigante Potiguar utiliza parametrização fiscal da Systax

Savador, 14/01/2019 - O Nordestão, maior rede de supermercados do Rio Grande do Norte, foi criada em 1972 por Leôncio Etelvino de Medeiros. Líder em vendas no Nordeste por check-out, a rede possui 67,2% de market share da grande Natal e alcança o 1º lugar do Nordeste em volumes de vendas por m². A rede possui mais de 3,5 mil funcionários e buscou na Systax, empresa de inteligência fiscal e única a organizar acervo com 4 milhões de regras tributárias, uma solução para validação fiscal de seus produtos.

O Nordestão conheceu a Systax através de uma associação de supermercados e, após um tempo, deu início a um projeto promissor com a empresa. O Brasil é um país que tem uma enorme complexidade fiscal, são mais de 30 mudanças por dia. Devido a correria rotineira dos profissionais, é quase impossível acompanhar essas novidades diariamente. Sendo assim, a Systax entra na rede de supermercados com uma solução voltada para a atualização tributária dos produtos.

Eilson Lopes, contador do Nordestão, explica que o supermercado precisaria de funcionários com expertise em cada tributo se não tivessem fechado negócio com a Systax. “A nossa legislação é muito mutante, então para acompanhar todas as mudanças dentro da empresa precisaríamos ter um quadro significativo de profissionais, além de um especialista em cada tributo”, diz.

Ele ainda fala que, após implementada a solução, a Systax atuará com seu know-how na validação tributária dos produtos do supermercado. “Nós ainda estamos na fase de projetos e quando decidimos trazer a Systax, na realidade, foi para que a empresa possa acompanhar mais de perto essas mudanças repentinas da nossa legislação. Lidamos principalmente com PIS, COFINS e ICMS e foi nesse sentido que o Nordestão buscou a Systax. Entendemos que ela tem um know-how bastante consolidado, e vimos isso como uma oportunidade de estarmos em conformidade com a legislação”, esclarece Lopes.

Os resultados com essa conformidade fiscal dos produtos são promissores para a empresa. Mesmo com o projeto ainda em desenvolvimento, é possível ter uma projeção futura do retorno de investimentos. “Caminhar de forma segura em conformidade com o Fisco é uma projeção positiva. Estaremos resguardados que não vamos ter surpresas futuras. Consequentemente, poderemos trabalhar de forma segura de que não teremos nenhum problema de tributação. Isso nos dá segurança nos nossos processos e traz uma expectativa de melhor rentabilidade, também”, afirma o contador.

Fábio Rodrigues, diretor da Systax, lembra que o Brasil conta com 27 estados legislando, o que corresponde a 27 legislações diferentes a serem consultadas. No caso do Rio Grande do Norte, a Systax consegue fazer a parametrização fiscal de acordo com a demanda da empresa. “O Nordestão precisaria de muitos esforços para fazer a validação fiscal de cada produto de seu catálogo. Com a solução da Systax, a rede de supermercados ganha em tempo e em segurança”, conclui.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.