Negócios

Padtec anuncia venda de sua divisão de sistemas submarinos para IPG Photonics

Salvador, 21/01/2019 - A Padtec, uma das líderes mundiais em sistemas de comunicações ópticas, anuncia que acaba de assinar contrato de venda de sua divisão de sistemas ópticos submarinos para a IPG Photonics Corporate, multinacional americana líder em lasers e amplificadores de alta potência. Com a conclusão dessa primeira etapa, o closing (fechamento) do contrato de venda será efetivado em breve, seguindo condições contratuais usuais para esse tipo de operação. Para esta transação, a Padtec contou a assessoria da IGC Partners, empresa especializada em fusões, aquisições e operações de venda, e com o escritório de advocacia BRGC Advogados, para os trâmites legais da operação.

A operação, que soma um total de R$ 75 milhões, faz parte da estratégia da Padtec de concentrar esforços no mercado de transporte óptico de alta capacidade para redes terrestres. Os recursos provenientes da venda serão direcionados, prioritariamente, para a área de Pesquisa e Desenvolvimento, redução de endividamento e para expansão da empresa no mercado externo.

Para Manuel Andrade (foto), CEO da Padtec, a aquisição da divisão de sistemas submarinos por uma companhia do porte da IPG é um importante reconhecimento da capacidade dos engenheiros da empresa brasileira de desenvolver e implantar tecnologias de ponta competitivas internacionalmente. “Estamos muito felizes em saber que uma empresa reconhecida globalmente, como a IPG, valida, com esta transação, o valor gerado pela Padtec. Ficamos satisfeitos, também, em saber que a IPG dará continuidade aos esforços de desenvolvimento da equipe que permanece localizada no Brasil”, ressalta Manuel.

“Nos últimos anos, temos observado a base de clientes da Padtec crescer exponencialmente, no Brasil e na América Latina, e isso tem estimulado os negócios da empresa. A partir de agora, o foco da companhia será direcionar esses recursos adicionais para oferecer soluções em produtos e serviços mais avançadas e robustas, tornando a Padtec cada vez mais competitiva”, comenta Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec. A fornecedora planeja manter o foco no desenvolvimento de tecnologia de ponta, com alto conteúdo nacional, para aplicações em redes terrestres, ampliar sua liderança no mercado brasileiro e aumentar agressivamente sua presença internacional.

“Essa aquisição permitirá à IPG ingressar no mercado de transmissão óptica submarina", afirma Ekaterina Golovchenko, vice-presidente de sistemas de telecomunicações da IPG Photonics. "A combinação da solução de última geração para redes submarinas da Padtec com os amplificadores ópticos de alta potência e Raman e sistemas DWDM da IPG nos permitirá competir, efetivamente, em um número cada vez maior de projetos de redes submarinas, em todo o mundo", completa Ekaterina.

Além do repetidor óptico, a divisão de sistemas submarinos da Padtec adquirida pela IPG inclui também a estrutura para serviços de implantação, operação e manutenção da planta submersa.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.