Negócios

Fortes Tecnologia anuncia 4 tendências de TI para RH em 2019

Automação de processos, People Analytics, Realidade Virtual e Inteligência Artificial estão revolucionando o setor

Salvador, 21/01/2019 - Muitas pessoas acreditam que a tecnologia não interfere diretamente em um departamento cujo o essencial está relacionado às pessoas. Entretanto, a TI vem se mostrando como um relevante divisor de águas na maneira como muitas companhias trabalham o RH em todo o mundo.

De forma geral, ferramentas modernas aumentam a qualidade do serviço prestado, otimizam recursos, reduzem custos, aprimoram a tomada de decisões e ainda conseguem analisar uma grande quantidade de dados em um curtíssimo período de tempo, traçando análises preciosas e realizando ações simultaneamente.

Com base nisso, a Fortes Tecnologia listou as principais tendências de TI para RH em 2019. Confira:

1) Automação de processos de gestão de Recursos Humanos 

Uma das principais tendências de RH consiste na automação de várias atividades prestadas no RH. Em qualquer setor de uma empresa, há inúmeras operações que são consideradas completamente burocráticas, como a realização de cálculos, avaliações de colaboradores, envio de documentos, organização e armazenamento etc. Essas atividades podem ser completamente realizadas por computadores, sem prejuízos, pois são consideradas automáticas ou processuais. A tecnologia, de modo geral, gera redução de custos com materiais físicos e da necessidade de contratar mais colaboradores; aumenta a segurança, reduzindo as chances de perdas e extravios de documentos, minimiza a chance de falhas humanas, aumenta a produtividade e a agilidade dos processos. Com isso,  todas as tarefas são feitas de forma instantânea. 

2) Aplicação da Inteligência Artificial no RH 

A Inteligência Artificial – IA é a imitação do raciocínio humano por meio de mecanismos ou softwares. Os computadores tentam interagir com elementos e ambientes da mesma forma que o homem, porém com vantagens de uma máquina, ou seja, os processos seguem mais rápidos e precisos. Trata-se de um conceito bastante amplo, pois pode se desenvolver várias ferramentas com diferentes funcionalidades.

Em relação ao RH, existem três subgrupos de IA cuja aplicação prática no setor é benéfica: 

- Biometria: consiste na identificação de uma característica física ou comportamento de uma pessoa. Atualmente, ela é usada para basear o funcionamento de máquinas a partir do reconhecimento de íris, palma da mão, digitais do dedo, etc; 

- Bots e automatizadores: realizam buscas e análises automatizadas em dados tanto na internet quanto nas redes internas da empresa;

Eles são amplamente utilizados na área de recrutamento e seleção das empresas, pois são uteis para pesquisar rapidamente os dados históricos e das redes sociais de cada candidato.

- Algoritmos: consistem nos códigos que aprendem sozinhos baseados nas ações dos indivíduos.

Usados no recrutamento, eles consistem na eliminação automática de certos candidatos que não atendem aos requisitos da empresa. Neste caso, essa tecnologia pode verificar o perfil que a empresa deseja e evoluir seu código conforme mais contratações e dispensas são feitas.

Outra utilização prática no RH consiste na verificação de riscos em processos, como a modelagem falha, descumprimento da legislação ou controles ineficientes. A IA verifica automaticamente os possíveis riscos e alerta os gestores de seus perigos, o que diminui a incidência de problemas.

Os dados de uma pesquisa feita pela Deloitte, em 2017 - que englobou mais de 10 mil gestores ao redor mundo - indica que cerca de 33% das empresas já aplicam a IA no RH.

3) Utilização de People Analytics

People Analytics é uma expressão americana que pode ser traduzida como análise de pessoas. Como o nome induz, é o processo de coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento dos indivíduos pela tecnologia.

No RH, ela é amplamente utilizada para auxiliar na escolha de profissionais alinhados às características da empresa, mas também pode ser usada nas mais variadas situações, como nas decisões que envolvam contratações, corte de funcionários, elaboração de programas de treinamento, políticas de remuneração, entre outros.

A tecnologia do People Analytics estuda o comportamento a partir de fatos, estatísticas e parâmetros preestabelecidos. Isso elimina a parcialidade e subjetividade nas escolhas.

Outra pesquisa de 2017, elaborada pela Bersin e publicada pela Forbes, evidencia uma inclinação positiva no desenvolvimento de empresas que aplicam a tecnologia em seu RH. Com esse crescimento, o percentual de empresas que planejam usar o People Analylics subiu de 10-15% para cerca de 69%.

4) Utilização da realidade virtual

A realidade virtual – RV é a recriação mais fiel possível da sensação de realidade para uma pessoa. Um ambiente virtual é um local tridimensional gerado por computadores que permite a manipulação de objetos, execução de ações e visualização de 360º ao redor pelo usuário. Essa tecnologia é inovadora e possui inúmeras aplicações empresariais.

Alguns exemplos de suas aplicações no setor do RH são: 

- Reuniões: atualmente as reuniões por videoconferências (por Skype, por exemplo) já estão consolidadas, mas a VR as torna mais reais e imersivas; 

- Recrutamento e seleção: permite avaliar como o candidato se comporta em situações específicas, simuladas em uma realidade virtual, sem a necessidade de um espaço físico grande; 

- Integração: possibilita a criação de experiências de integração mais reais e práticas; 

- Treinamentos: os ambientes simulam experiências que desenvolvam o potencial em equipe, além de auxiliar o RH a identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores. 

O uso de VR para treinamentos corporativos já é uma realidade. Já há empresas no Brasil que desenvolve treinamentos imersivos de solda e pinça, por exemplo, para o setor de carroceria, utilizando essa tecnologia. 

A maioria das tendências de RH para 2019 derivam de novas tecnologias, consistindo no uso de ferramentas que trazem mais eficiência e produtividade nos processos. Essa são as tendências que já estão sendo aplicadas e são muito relevantes para acompanhar a evolução da tecnologia nos setores de RH das empresas.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.