Negócios

Mercado Eletrônico investe em projeto para promover a diversidade no ambiente corporativo

Salvador, 15/04/2019 - A diversidade nas empresas é um tema que vem sendo abordado não somente para estimular a inclusão nas organizações, mas também para incentivar a criatividade e produtividade dos colaboradores. E isso cresce e se comprova a cada ano: variedade representa produtividade.

Companhias que contratam profissionais de origens diversas recebem ideias e opiniões vastas para projetos ou ações, aumentando a inovação e otimizando resultados. De acordo com um estudo da consultoria McKinsey, as companhias com maior diversidade de gênero têm 21% mais chances de apresentar resultados acima da média do mercado do que as empresas com menor variedade no grupo. No caso da diversidade cultural e étnica, esse número salta para 33%.

Pensando nisso, o Mercado Eletrônico, especialista em soluções de comércio eletrônico B2B, instituiu o Diverse ME. A iniciativa interna da organização visa alavancar e desenvolver cada vez mais a pluralidade na corporação e reforçar o respeito às diferenças dentro e fora do ambiente de trabalho. O projeto surgiu a partir de um programa que incentiva conversas descomplicadas e tem o apoio do CEO da empresa, Eduardo Nader, que considerou o tema como prioridade.

De acordo com Adriana Oliveira, diretora de Recursos Humanos do Mercado Eletrônico, os colaboradores ajudaram a idealizar as frentes do projeto, na tentativa de construir um time multifacetado, de forma que todos tenham acesso às mesmas oportunidades, independentemente de gênero ou idade: “Em um bate-papo informal, nossa colaboradora de RH sugeriu ter uma iniciativa de diversidade no ME. A partir disso, criou-se o comitê Diverse ME, que incentiva um processo seletivo capaz de avaliar e valorizar as competências, experiências, formação e dedicação dos profissionais”, explica.

Adriana reforça que o projeto é apenas uma parte desse trabalho de incentivar a diversidade no ambiente corporativo: “Respeitamos as diferenças e trajetória de cada profissional. Queremos incentivar um ambiente onde todos podem ser ouvidos e ter a chance de desenvolver seus talentos da melhor forma possível. O Diverse ME é apenas uma parte do que fazemos para incluir cada vez mais LGBT’S, mulheres em cargos de liderança, diferentes etnias, talentos especiais (PCD’s) e colaboradores de todas as gerações”.

Além da diversidade

Complementar ao Diverse ME, o Mercado Eletrônico promove iniciativas internas além das práticas de recrutamento, que impactam de forma positiva o bem-estar e a produtividade dos seus 200 colaboradores.

As ações são orientadas por pilares que movem a empresa e incluem desde o desenvolvimento de aplicativos para uso interno, que avalia o desempenho do profissional, até a otimização do ambiente, para engajar e manter a equipe motivada.

Para tornar o processo de inclusão mais dinâmico, a organização promove meetups, rodas de conversa para que todos possam ser ouvidos. É o caso do ME Desenvolvo, iniciativa que investe em treinamentos, de temáticas variadas, para capacitação dos profissionais e compartilhamento de experiências.

“Buscamos colaboradores que sejam diferentes e se sintam únicos em nossa empresa. Quando os colaboradores percebem que podem ser quem realmente são no ambiente de trabalho, sem pré-julgamentos, eles tendem a ficar ainda mais motivados. E ao contribuir com a evolução da companhia, alcançam seu máximo potencial”, finaliza a diretora.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.