Negócios

ITA escolhe Dassault Systèmes para automação de montagem estrutural de aeronaves

Soluções DS serão utilizadas no para projeto desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer)

Salvador I 11 de novembro de 2009

 

A Dassault Systèmes, líder mundial em 3D e soluções Product Lifecycle Management (PLM), e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) anunciam o uso de soluções DS para projeto de automação de montagem estrutural de aeronaves (AME), desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

Com a implementação da solução DELMIA Manufacturing Engineer Academic Bundle, a expectativa é desenvolver um processo de automação robótica para a montagem de estruturas de aeronaves. O projeto foi iniciado com o lançamento do Laboratório de Automação da Montagem Estrutural de Aeronaves (Lame), em junho deste ano.

De acordo com Luís Gonzaga Trabasso, Ph.D. em Engenharia Mecânica, coordenador da Graduação de Engenharia Mecânica e Aeronáutica do ITA e coordenador do projeto, "a Embraer já utiliza DELMIA para realizar simulações. Após diferentes análises, escolhemos as soluções DS como as mais apropriadas para as necessidades desta iniciativa".

Para Marcelo Lemos, Presidente para América Latina da DS, "o ITA e a Embraer são grandes referências no desenvolvimento de projetos de aeronáutica no Brasil e o mundo. A implementação de soluções DS nos centros de desenvolvimento de ambas as instituições representa a excelência e potencial de aplicação destas ferramentas".

Instalado em uma área de 300 m2, o Lame complementa a infraestrutura do Centro de Competência em Manufatura da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA e permite, também, capacitar recursos humanos nesta área tecnológica.

Sobre a Dassault Systèmes

Como líder mundial em soluções 3D e soluções PLM, a Dassault Systèmes oferece qualidade para mais de 115.000 clientes em 80 países. Pioneira no mercado de software 3D desde 1981, a Dassault Systèmes desenvolve e comercializa software e serviços de aplicação PLM, que oferecem suporte a processos industriais, proporcionando uma visão 3D completa do ciclo de vida dos produtos, desde a sua concepção até a sua manutenção e reciclagem. O portifólio da Dassault Systèmes está composto pelos softwares: CATIA para desenho do produto virtual, SolidWorks para desenho mecânico 3D, DELMIA para produção virtual, SIMULIA para avaliação virtual, ENOVIA para o gerenciamento global e colaborativo do ciclo de vida, e o 3DVIA para reais experiências em 3D online. A Dassault Systèmes possui ações nas bolsas Nasdaq (DASTY) e Euronext Paris (#13065, DSY.PA).

Para mais informações, visite o site:
http://www.3ds.com.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.