Educação

IBM, Centro Universitário Senac e Flextronics lançam Centro InovaCidades

Projeto tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias direcionadas à construção de cidades mais inteligentes e especialização de mão de obra para o mercado de trabalho de Tecnologia da Informação

São Paulo, 08 de agosto de 2012 – A IBM, o Centro Universitário Senac e a Flextronics lançam o Centro InovaCidades, uma parceria que tem como objetivo desenvolver soluções baseadas em computação na nuvem para o gerenciamento de cidades inteligentes e especializar profissionais da área de Tecnologia da Informação para suprir a alta demanda do mercado de trabalho brasileiro. As cidades inteligentes são caracterizadas pelo uso de sistemas inovadores para planejamento e implementação de ações de gerenciamento dos sistemas públicos.

Baseado na aplicação de soluções tecnológicas em prol da sociedade e do desenvolvimento profissional, as duas principais atribuições do centro serão a criação de um modelo de sistema de gestão para cidades inteligentes e a capacitação de pessoas por meio das tecnologias IBM. A iniciativa contará com uma equipe formada por professores e alunos do Centro Universitário Senac – campus Santo Amaro, que será responsável pela elaboração de um projeto que entenda as principais necessidades das cidades e, assim, desenhe os sistemas necessários para que os problemas sejam sanados com o auxílio da tecnologia.

“Esta iniciativa faz parte da estratégia da IBM de investir em capacitação local, através da transferência de conhecimento para o meio acadêmico, replicando, assim, a tecnologia IBM para o mercado”, afirma José Carlos Duarte, CTO da IBM Brasil. Segundo o executivo, a parceria também prevê o desenvolvimento de mais cidades inteligentes no Brasil, de pequenas a grandes localidades, através do desenvolvimento de soluções sustentáveis que permitam gestão eficiente dos diversos sistemas de administração urbana.

Na área de capacitação, serão oferecidos dois cursos gratuitos: Computação em Nuvem, destacando os conceitos fundamentais no modelo de negócio da tecnologia, e Desenvolvimento Ágil de Software. Ambos os cursos permitirão que os participantes conquistem as certificações IBM Certified Solution Advisor (Cloud Computing Architecture V2) e IBM Certified Specialist (Rational Team Concert). Cada curso contará com cerca de 30 alunos. “Os cursos desenvolverão as habilidades dos profissionais para trabalharem com conceitos de computação em nuvem e metodologias ágeis de desenvolvimento de software, permitindo que tenham uma visão de como o usuário vai interagir com as aplicações desenvolvidas”, explica Luciana Mara Ribeiro Marino, coordenadora Institucional de Pesquisa do Centro Universitário Senac Campus Santo Amaro.

Cidades Mais Inteligentes apontam para o futuro

Hoje, o Brasil está enfrentando desafios que acompanham uma taxa alta de crescimento: cidades densamente povoadas; necessidade crescente de energia; e congestionamentos que afetam tanto o deslocamento, como a qualidade de vida dos cidadãos.

As complexas infraestruturas necessárias para viabilizar o fornecimento de água e energia, a distribuição de alimentos e o transporte estão sendo sobrecarregadas. Muitas cidades brasileiras estão crescendo mais rápido do que suas infraestruturas. O saneamento, suprimento de alimentos e serviços de saúde não estão acompanhando o ritmo de migração das áreas rurais para os centros urbanos. Mais de 80% da população já vive em áreas urbanas. A expectativa é que esse número passe de 93% em 2050.

Para as cidades sustentarem seu crescimento, elas precisam crescer de forma inteligente. A infraestrutura que suporta serviços vitais como transporte, saúde, educação, segurança pública, energia e água, precisa responder adequadamente às necessidades da população em expansão. A tecnologia é uma ferramenta em constante evolução que pode ajudar a modernizar infraestruturas e criar cidades mais inteligentes capazes de se adaptar tanto a períodos de crescimento, quanto de contração.

Computação em Nuvem abre novas oportunidades profissionais no Brasil

Segundo estudo conduzido pela divisão de consultoria da IBM, em parceria com o instituto de pesquisa Economist Intelligence Unit, com mais de 500 executivos globais, o número de empresas que migrarão suas infraestruturas de TI para Cloud Computing como forma de revitalizar seus modelos de negócios dobrará nos próximos três anos. A pesquisa foi realizada com o intuito de entender melhor como as organizações têm utilizado a computação em nuvem atualmente e como elas pretendem empregá-la no futuro com maior segurança e eficiência.

O estudo identificou que um dos principais fatores que levará ao aumento da adoção de Cloud Computing é a necessidade pela revitalização dos atuais modelos de negócios. Isso porque as organizações estão se preparando para atender aos novos desafios provenientes de grandes volumes de dados e da crescente popularização das mídias sociais – e as empresas que forem mais rápidas e bem sucedidas na adoção dos modelos flexíveis da computação em nuvem terão uma grande vantagem competitiva no processo de desenvolvimento de produtos e serviços, bem como na captura de novos mercados.

Sobre a IBM
Para mais informações sobre a IBM, visite http://www.ibm.com/br
IBM no Twitter: http://twitter.com/ibmbrasil

Sobre o Senac São Paulo

Instituição educacional comprometida com a inclusão social, o Senac São Paulo organiza uma programação de cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. São 55 unidades educacionais em todo o Estado de São Paulo, além de três campi do Centro Universitário Senac, dois hotéis-escola Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão e mais a Editora Senac São Paulo. A diversidade dessa atuação possibilita a oferta de atendimento corporativo e de cursos a distância.

Sob a gestão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), o Senac São Paulo promove a difusão de conhecimento e empreendedorismo há mais de 65 anos.

Para mais informações contate: [email protected]

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.