Educação

Instituto Campus Party inicia as atividades da quarta unidade de laboratório tecnológico na Bahia

Salvador, 02/04/2019 - Na última terça-feira (26), o Instituto Campus Party (ICP) inaugurou a quarta unidade do projeto Include na Bahia. O laboratório tecnológico de acesso público foi implantado em um dos espaços do Projeto Crescer, em Lauro de Freitas, por meio de uma parceria com o SEBRAE, SECTI (Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação), Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTIC), Prefeitura de Lauro de Freitas e patrocínio da ITS Brasil e Mauro Cardim.

“Os Laboratórios Include, tem a missão de levar o ensino de tecnologia digital, bem como, o manuseio de impressoras 3D, drones, robôs, óculos de realidade virtual, etc, a garotos e garotas de 10 a 18 anos, que moram em áreas suburbanas e degradadas, que nunca teria acesso a esse tipo de aprendizado”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

O evento contou com a participação das crianças e adolescentes do bairro de Ipitanga, que conheceram nesse primeiro momento a ideia do projeto e sua metodologia. Por ali, meninos e meninas puderam mexer em peças de robótica e outros materiais disponíveis, além de ter acesso aos materiais teóricos, tudo ambientado de forma lúdica e didática para captar a atenção.

Estiveram presentes na inauguração o vice-presidente do Projeto Crescer, Rogério Issa; o diretor geral da ITS Telecom, Daniel Landim; secretário da SEPLAN da Prefeitura de Lauro de Freitas, Mauro Cardim; e, o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia.

“Nossa função é oferecer ao jovem possibilidades, tirar ele desse meio de sérios problemas sociais no qual está inserido e chamar a atenção oferecendo um laboratório de robótica aberto ao público. É importante também trabalharmos a sensibilidade dos empresários, para que estes nos ajudem a investir nas crianças e adolescentes”, explica Mauro Cardim, parceiro e apoiador do Projeto Include.

Instalações e material – O laboratório conta com mobília e equipamentos de primeira linha, como computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, entre outros. Os PCS vêm por meio do Centro de Reciclagem de Computadores, do MCTIC. A Internet é entregue por pela ITS Brasil. E os materiais e metodologia de ensino são da TRON, com mesmo material didático oferecido às escolas privadas e laboratórios maker. Além das doações, os doadores e patrocinadores investiram 120 mil reais na abertura desta unidade do projeto Include.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.