Educação

Incubadora Tecnológica e Empresarial da Univali recebe certificação Cerne

Certificado reconhece o fomento a práticas inovadoras e tecnológicas e amplia a capacidade de gerar empreendimentos

Salvador, 02/07/2019 - O Núcleo de Inovação Tecnológica (Uniinova) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi credenciado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) pela implementação e atuação da Incubadora Tecnológica e Empresarial (ITE), no Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos - Cerne 1.

A plataforma Cerne foi desenvolvida pela Anprotec e pelo Sebrae para melhoria expressiva nos resultados de incubadoras, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Na prática, a plataforma amplia a capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem-sucedidos. Cria-se uma base de referência para que incubadoras de diferentes áreas e portes possam reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas, aumentando, dessa forma, a capacidade de entrega dos empreendimentos incubados.

O modelo determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.

“O selo Cerne é um reconhecimento importante, de uma instituição referência no apoio a negócios inovadores. Com essa certificação a Incubadora Tecnológica e Empresarial da Univali passa a ter um diferencial notório e atuará de forma ainda mais proativa, na promoção do desenvolvimento sustentável, com base na inovação", destaca o professor Rogério Corrêa, vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Na Univali, a Incubadora está vinculada ao Uniinova, que atende às demandas da Universidade nas áreas de empreendedorismo, inovação e transferência de tecnologia, com o fomento a práticas inovadoras e tecnológicas. Atualmente, a ITE da Univali possui quatro empresas incubadas, são elas: Seiler 3D (área de manufatura aditiva); Time to Fix (manutenção automotiva); Leap Motion (tecnologias de aprendizagem) e Ao Mar Clothing (moda com sustentabilidade). No segundo semestre deste ano será aberto edital de pré-incubação. Detalhes sobre o Uniinova, editais e formas de ingresso na ITE estão disponíveis em www.univali.br/uniinova.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.