Governo

Novo diretor geral da Fapesb toma posse

Roberto Paulo Machado Lopes (foto), novo diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), será empossado oficialmente ao cargo no próximo dia 17.

 

Salvador I 15 de dezembro de 2009 - A solenidade de posse será realizada às 16 horas, na sede da entidade, na Estrada de São Lázaro, na Federação. Estarão presentes o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) Mário Cunha, representando o secretário Eduardo Ramos, além de pesquisadores, estudantes, colaboradores do Governo do Estado e autoridades, entre outros convidados. Na oportunidade, o diretor, que é mestre em economia, anunciará propostas para a gestão em 2010 e fará um balanço das atividades até então realizadas pela fundação.

 

  Foto: Roberto Machado Lopes

 

Dando continuidade ao trabalho de fortalecimento da pesquisa na Bahia, Roberto Lopes pretende descentralizar mais os recursos em prol dos municípios do interior do Estado. Uma das medidas previstas é a criação de centros de ciência para possibilitar a iniciação científica de estudantes dos ensinos básico e médio. “Cidades como Vitória da Conquista, Feira de Santana e Juazeiro têm potencial para se desenvolver no campo da ciência”, observou.

 

Doutorando em Planificação Territorial e Gestão Ambiental pela Universidade de Barcelona – Espanha (2008), Roberto Lopes já atuou como assessor especial de Finanças e Planejamento e como professor assistente da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

Vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Fapesb é a terceira maior fundação de apoio à pesquisa em volume de recursos investidos, atualmente R$ 50 milhões por ano, em média. O incentivo se estende desde bolsas de iniciação científica a pesquisas de excelência produzidas por doutores e pós-doutores atuantes em instituições baianas de ensino, científicas, tecnológicas e de inovação.

 

 

Fonte: Assessorias de Comunicação da SECTI e Fapesb

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.