Governo

Data Center do Estado do ES é visitado por estudantes norte-americanos

Salvador, 15 de junho de 2012 - Estudantes norte-americanos tiveram a oportunidade, na tarde desta quinta-feira (14), de receber informações sobre o funcionamento do Data Center do Estado, localizado no Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest), em Vitória.

Os alunos vivem na região de Western Virginia e fazem parte da Parterns of the Americas (Companheiros das Américas), entidade norte-americana que promove ações de voluntariado nas áreas do meio ambiente, cidadania, educação, emprego e cultura em países da América Latina e Caribe. Os funcionários Gessy Batista Junior e Messias Gomes da Silva mostraram para os visitantes a organização e as atividades realizadas pelo Data Center.

Considerado uma referência nacional na área de tecnologia da informação, esse ambiente é responsável por armazenar dados de órgãos estaduais do Poder Executivo com alto nível de disponibilidade. O presidente do Prodest, Victor Murad Filho, e a diretora Técnica, Sylvia Abaurre, também acompanharam os estudantes.

“Pela primeira vez, estamos recebendo visitantes estrangeiros. É importante mostrar que temos uma tecnologia de ponta com condições de atender à demanda dos órgãos estaduais. Sem dúvida, isso é positivo para o Prodest e o Governo do Estado”, ressalta Sylvia Abaurre.

Segurança

Os visitantes gostaram de conhecer a sala-cofre, que tem 159 m² e protege os equipamentos contra fogo, fumaça, água, roubos, vandalismo e pequenos desmoronamentos. Eles também acharam interessante a sala de controle, onde fica o vídeo wall, composto por três monitores de LCD com 87 polegadas cada um. Esse dispositivo verifica o funcionamento dos computadores, servidores e instrumentos de combate a incêndio, que integram o Data Center.

A professora Robin White, que acompanhou os estudantes, disse que gostou de aprender como é realizado o armazenamento de dados num ambiente como o Data Center. O aluno Phil Sands, 17 anos, disse que ficou impressionado com a estrutura do Prodest. “O nível de segurança da informação é muito grande nesse local. É interessante como a tecnologia pode fazer com que tantos dados possam ser guardados”, completa.

A Partners of the Americas é uma entidade privada internacional e sem fins lucrativos. Fundada em 1964, a instituição conta com parcerias de diversas instituições e voluntários para realizar atividades que abrangem setores como a agricultura, intercâmbio cultural e educativo, a prevenção da violência doméstica e inclusão social. Mais informações sobre essa organização no site www.partners.net.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.