Governo

Dados Abertos podem ajudar a inibir a corrupção

A diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU), VâniaVieira vai abordar a importância dos Dados Abertos para o combate à corrupção em sua palestra “Leis e Tecnologia para o Combate à Corrupção”, no CONIP-2012.

O Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública - CONIP 2012 vai debater o tema Governo Aberto, Informação, Inovação e Cidadania

São Paulo, 02 de agosto de 2012 - A ampla repercussão social da Lei de Acesso à Informação Pública, Lei 12.527/11, que entrou em vigor no Brasil no dia 16 de maio, mostrou quanto e como a tecnologia pode contribuir para melhorar as relações entre o Estado e os cidadãos e auxiliar a inibir a corrupção. O tema vai ser apresentado no CONIP 2012 – Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública, pela diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU), Vânia Vieira, na palestra “Leis e Tecnologias para o Combate à Corrupção”. O evento será realizado 21 e 22 de agosto, no Espaço Frei Caneca, em São Paulo, e terá como foco Governo Aberto – Informação, Inovação e Cidadania.

A nova lei vai ser amplamente debatida durante o CONIP-2012, organizado pela Informa Telecoms e Media Latin America, confirmando a importância e necessidade de maior transparência dos governos e de maior participação da sociedade no controle das ações governamentais, como temas centrais ligados à área pública, em todo o mundo. Deve ser cumprida pelos governos federal, estadual e municipal e determina que qualquer cidadão tem o direito de examinar documentos produzidos ou custodiados pelo Estado,desede que não estejam protegidos por sigilo ou se referirem a informações de caráter pessoal.

“A lei de Acesso à Informação será uma revolução na administração pública e vai se equiparar, em importância, ao Código de Defesa do Consumidor. Será um divisor de águas”, afirma Vânia Vieira. Acrescenta que essa lei é indispensável para o combate e, especialmente, a prevenção à corrupção. “Sem transparência não conseguimos garantir a vigilância da sociedade nem a inibição do gestor corrupto. A transparência é o melhor antídoto para isso”.

Nos últimos meses, a CGU trabalhou para que a lei fosse cumprida no âmbito do Poder Executivo Federal. “Todos os ministérios hoje oferecem serviços de informação ao cidadão, com posto de atendimento e acesso pelo site. Eles recebem as solicitações, que devem ser respondidas em, no máximo, 30 dias”, destaca Vânia Vieira. A diretora também reforça a abrangência da Lei de Acesso. “Todos os poderes, todos os governos, em todas as instâncias, devem se adequar às exigências da nova legislação.

A viabilização dessa demanda e de outras da Lei de Acesso à Informação depende do uso intensivo de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação, tais como internet, mobilidade, capacidade de armazenamento, computação em nuvem e redes sociais, entre outros recursos. Por esse motivo, Governo Aberto - Informação, inovação e cidadania, é o tema do 18º CONIP – Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública.

Entre os palestrantes confirmados para o evento além de Vânia Vieira, diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU), estão Delfino Natal de Souza, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento; Guilherme Canela, coordenador do Setor de Comunicação e Informação da UNESCO, Roberto Agune, da Assessoria de Inovação em Governo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo; Izabela Moreira Corrêa, coordenadora-geral de Promoção da Ética, Transparência e Integridade da CGU, e Caroline Burle, relações institucionais da W3C Brasil.

Outros temas debatidos no evento serão: “Portais de Dados Abertos: Novas Oportunidades de Serviços ao Cidadão”; “Políticas de Atuação com as Redes Sociais – O que pode e o que não pode”; “Autentificação de Dados, Storage e Segurança da Informação”; “Cidades Digitais – Infraestrutura e Última Milha”.

Para saber mais, acesse: www.conip2012.com.br 

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.