Governo

Anatel promove a TV Digital junto à população baiana

Salvador, 30/08/2017 - O presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, enfatizou a importância de estimular as pessoas que têm direito aos kits gratuitos dos programas sociais a retirar os aparelhos e realizar a instalação em entrevista coletiva realizada, nesta quarta-feira (30.8), na sede da agência reguladora em Salvador (BA). O sinal analógico da TV aberta na região metropolitana de Salvador deve ser desligado em menos de um mês, no dia 27 de setembro.

Para o presidente da Anatel, há consenso para a entrada da TV aberta unicamente digital. O telespectador quer a melhor recepção de sons e de imagens e as emissoras querem reduzir as despesas, disse. Atualmente as transmissões em Salvador são analógicas e digitais, o que obriga os radiodifusores a manterem os equipamentos antigos em funcionamento, com consequente aumento de custo para distribuir a programação. O presidente da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD, também conhecida como Seja Digital), Antônio Martelleto, explicou que o estabelecimento do cronograma de implantação da TV Digital no país levou em consideração a capacidade de substituição dos equipamentos de geração e transmissão de sinais pelos radiodifusores.

Juarez Quadros também explicou que o desligamento do sinal analógico da TV aberta permite a liberação da faixa de 700 MHz para banda larga, com maior velocidade de conexão e melhor qualidade de recepção de sinal em ambientes fechados para o usuário da telefonia móvel. Ele lembrou que o trabalho de preparação para as transmissões unicamente digitais na TV aberta é acompanhado pelo IBOPE, que faz as medições da presença dos receptores digitais nos domicílios. O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento do sinal analógico é de 90% de acesso à TV Digital Aberta, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo, de acordo com o determinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Distribuição de Kits da TV Digital

O presidente da Anatel participou da distribuição dos kits gratuitos da TV Digital para os beneficiários dos programas sociais do Governo Federal no Ponto de Distribuição de Kits da Seja Digital no Bairro de Pituba, região sul da capital baiana. Devem ser distribuídos 538 mil kits (antena, conversor e um controle remoto) na região metropolitana de Salvador. Até o momento, foram distribuídos 80% dos aparelhos.

Juarez Quadros entregou o kit número 430 mil à cabelereira Ivonete de Souza. "Aprendi direitinho a fazer a instalação", disse Ivonete. Ela também elogiou o atendimento no Ponto de Distribuição. O presidente da Anatel entregou outra unidade à Fernanda Lais de Oliveira, que aprendeu a montagem e instalação do kit da TV digital ao ter acompanhado a instalação do de sua mãe. O presidente da Anatel explicou a montagem dos kits aos interessados.

O interessado em adquirir gratuitamente o kit deve ligar para o 147, a ligação é gratuita, e agendar a retirada. Segundo Antônio Martelleto, a Seja Digital também tem divulgado o desligamento do sinal analógico da TV aberta às escolas da região metropolitanas da capital baiana.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.