Governo

Tribunal de Contas da Bahia utiliza tecnologia de ponta para monitoramento público

Salvador, 06/02/2019 - Recentemente o Tribunal de Contas do Estado da Bahia confirmou a manutenção das soluções IBM em seu sistema. O contrato firmado entre o TCE e a Ewave do Brasil era de cinco anos, iniciado em 2013, e este contrato foi renovado por mais cinco anos e segue até 2023. Está previsto o fornecimento, as licenças e serviço de orientação técnica sob demanda.

"O TCE/BA possui o Sistema de Observação das Contas Públicas (MIRANTE), que é um produto desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), para a tomada de decisões no planejamento e execução de auditorias governamentais, visando a priorização de esforços em áreas vulneráveis, a partir da identificação de indícios de irregularidades" explica lze Hellen, Gerente de Contas da Ewave do Brasil responsável pelo atendimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A especialista reforça que o sistema Mirante utiliza uma base de Data Warehouse que reúne informações de diversos sistemas corporativos do Estado da Bahia, de municípios baianos, do Governo Federal e de dados abertos. Em sua camada de apresentação, o sistema utilizava até o primeiro semestre de 2018 as tecnologias Java (JSF e Jasper Reports) e IBM Cognos 10.2.1.

O negócio – onde a equipe técnica da Ewave apoiou – demandava duas necessidades específicas:

- Atualizar a versão do IBM Cognos para a 11 (mais recente disponível);

- Unificar a tecnologia, mantendo apenas o IBM Cognos, em substituição das funcionalidades em Java, responsáveis pela autenticação de usuários, permissões de acesso e tela principal de menu dos módulos, relatórios dashboards e análises disponíveis.

"É uma honra contribuir com o negócio do TCE/BA, que é um órgão tão importante, que trata de negócios tão sensíveis e imprescindíveis para a Administração Pública, e atende tantas pessoas. Temos uma grande relação de parceria, que resulta sempre em projetos executados com maestria" comenta Ize.

Empresas públicas estão procurando novas tecnologias mais confiáveis

Este é mais um case de sucesso envolvendo um órgão público com tecnologia de ponta. lze Hellen aponta esta como a nova tendência para diversos órgãos em todo o Brasil:

"Este tipo de serviço requer confiança e tecnologia de ponta e a Ewave cada dia mais vem se especializando para levar aos clientes o que há de mais novo no mundo da tecnologia. Estamos sempre acompanhando as tendências junto aos fabricantes para atender as necessidades dos nossos clientes para oferecer os melhores serviços, baseado nas melhores tecnologias, procurando alcançar o melhor resultado para nossos clientes" completa.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.