Organizações

CPQD passa a integrar rede de parceiros do INESC P&D Brasil

Salvador, 14/07/2019 - O CPQD firmou um acordo de cooperação em pesquisa e desenvolvimento com o INESC P&D Brasil, associação responsável pelo gerenciamento de uma rede integrada, atualmente, por 19 universidades brasileiras e pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência de Portugal (INESC TEC). A assinatura do acordo aconteceu no início deste mês de julho, durante visita ao CPQD de diretores do INESC P&D Brasil - entre eles, seu presidente Vladimiro Miranda, que também atua no INESC TEC.

“Essa é uma parceria importante, que está alinhada a inovação aberta e ao foco em colaboração, um dos valores do processo de transformação do CPQD”, destacou o diretor de Inovação Paulo Curado, que recebeu o grupo de visitantes. “Existem boas oportunidades de cooperação entre as instituições, especialmente em projetos em áreas de interesse comum, como energia elétrica e agricultura inteligente, por exemplo”, acrescentou.

Pelo acordo, o CPQD e o INESC P&D Brasil poderão desenvolver projetos conjuntos de iniciativa própria, com recursos de programas de fomento, ou sob contrato de terceiros, em âmbito nacional ou internacional. A iniciativa também prevê o compartilhamento de recursos humanos e laboratoriais para a condução das ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I).

Para Vladimiro Miranda, a proximidade do CPQD com o mercado - e com suas necessidades - é um dos fatores que torna essa parceria particularmente importante para o INESC P&D Brasil. “As empresas não querem tecnologia, querem soluções. E o INESC Brasil tem capacidade de identificar as competências necessárias para desenvolver o projeto que levará à solução do problema”, explicou Miranda. No modelo de gestão da inovação adotado pela entidade - que reproduz o modelo europeu -, a contratação do projeto é feita junto ao INESC P&D Brasil, que se encarrega de buscar essas competências, em diversas áreas, dentro de sua rede de parceiros.

Atualmente, a associação atua nas áreas de energia elétrica, petróleo, ambiente e oceanos, indústria e gestão (que inclui robótica), agroalimentar e floresta. Sua rede de parceiros no Brasil inclui sete universidades associadas (Universidade Federal de Santa Maria, Federal de Santa Catarina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Federal de Juiz de Fora, Federal de Goiás, Federal do Rio Grande do Norte e Federal do Maranhão) e 12 conveniadas (entre elas, USP/São Carlos, Unicamp e Unesp). Também integra a rede o INESC TEC, de Portugal, responsável pela criação da associação no Brasil. Além disso, o INESC P&D Brasil possui parcerias e memorandos de intenção com diversas instituições internacionais, de vários países da Europa, Ásia e América Latina.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.