Organizações

Assespro-PR e Prefeitura retomam negociações sobre redução do ISS para o setor de TI em Curitiba

Salvador, 15/07/2019 - A Assespro – PR e a Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, da Prefeitura Municipal de Curitiba, avançaram na discussão sobre o ISS (Imposto Sobre Serviços) na capital paranaense. Atualmente, a cidade possui uma alíquota de 5%, mas os empresários pedem a redução para 2%.

“O objetivo é que Curitiba torne-se mais competitiva, atraia novas empresas de tecnologia e mantenha as que já estão aqui”, explica Adriano Krzyuy, Presidente da Assespro - PR.

Um encontro entre as partes colocou em pauta, que, caso haja a redução do imposto, um percentual deste seja destinado a um fundo de incentivo à inovação, gerenciado pela Agência Curitiba. A Assespro-PR e a Prefeitura realizarão estudos para definir esse percentual, que priorizará inicialmente a formação e capacitação profissional.

De acordo com Adriano Krzyuy, os principais fatores responsáveis por atrair empresas para uma cidade são o incentivo fiscal e a mão de obra. “Hoje, além da alta alíquota, há uma defasagem profissional no setor de TI no Paraná, por isso é importante investir em educação, promovendo cursos que despertem o interesse das crianças pela área de tecnologia desde o ensino básico", afirma.

O Superintendente Fiscal da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, Francisco de Assis Inocêncio, também mostrou interesse em tornar a capital paranaense mais competitiva e disse que a cidade pretende se reinventar no cenário nacional, modernizando o Tecnoparque local e desenvolvendo as empresas de base tecnológica.

As discussões seguem nas próximas semanas para o fechamento de uma proposta que será enviada ao Chefe do Executivo municipal para votação na Câmara dos Vereadores.

Estiveram presentes no evento Adriano de Andrade Manzeppe,  Auditor Fiscal da Prefeitura de Curitiba; Cleiton Sacoman, Diretor Jurídico da Assespro – PR; Adriano Krzyuy, Presidente da Assespro – PR; Miriam Feuerharmel Silva, Auditora Fiscal da Prefeitura de Curitiba; Andreia Basílio, Auditora Fiscal da Prefeitura de Curitiba; Francisco de Assis Inocêncio, Superintendente Fiscal da Secretaria de Planejamento Finanças e Orçamento; Rodrigo Gallego, Vice-Presidente de Qualidade, Planejamento e Controle da Assespro - PR; Clecio Luiz Chiamulera, Diretor da 4Results; Fred Lacerda, Diretor Jurídico da Agência Curitiba; Rui Suzuki, da Diretoria da Subsecção de Curitiba e Região Metropolitana da Assespro – PR (foto, da direita para a esquerda).

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.