Segurança

Preocupação atual dos brasileiros com fraudes de cartões é menor do que a registrada no 1° semestre de 2011, diz Unisys

Estudo enfatiza receio de apropriação e uso indevido dos cartões de crédito e débito

São Paulo, 21 de maio de 2012 – Uma nova edição do Índice de Segurança Unisys, pesquisa semestral que mede a percepção sobre a segurança no País em diversas áreas, revela sensível queda da preocupação dos brasileiros com fraudes de cartões de crédito e débito. Na medição atual, 73% dos entrevistados afirmaram ter esse receio, ante 86% da apuração realizada no primeiro semestre de 2011.

Outra preocupação apontada pelos brasileiros diz respeito ao cumprimento de suas obrigações financeiras: 62% dos pesquisados se disseram seriamente preocupados com sua capacidade de honrar compromissos como hipoteca, empréstimos, faturas de cartão de crédito e até mesmo pagamentos de contas. No ano passado, esse número correspondia a 57%.

O Índice de Segurança Unisys avaliou a percepção da população nas áreas de segurança financeira, pessoal, na internet e nacional. O tema Segurança Financeira registrou 178 pontos (em uma escala que vai até 300), o que faz do Brasil o quarto mais preocupado do mundo com o assunto – dentre os 12 países que participaram do levantamento. Nos três primeiros lugares do ranking sobre Segurança Financeira, aparecem respectivamente Hong Kong, Colômbia e México. 

Já a pontuação global do Brasil – abrangendo as quatro divisões da segurança pesquisadas, inclusive financeira – foi de 176 pontos no Índice, a quarta mais alta entre as nações pesquisadas.

A pesquisa entrevistou 10 mil pessoas em 12 países. No Brasil, foram ouvidas 934 pessoas, porta-a-porta, em 70 grandes áreas metropolitanas de todo o País no período de 20 de fevereiro a 12 de março de 2012.

Sobre o Índice de Segurança Unisys

O Índice de Segurança Unisys é um estudo global, realizado semestralmente, que fornece insights sobre a percepção e as atitudes dos consumidores em uma ampla gama de assuntos relacionados à segurança. O Lieberman Research Group conduziu a pesquisa na América Latina, Europa e nos EUA; a Newspoll conduziu a pesquisa na Ásia-Pacífico. O Índice de Segurança Unisys entrevistou mais de 10.000 pessoas em 12 países: Austrália, Bélgica, Brasil, Colômbia, Alemanha, Hong Kong, México, Holanda, Nova Zelândia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Para mais informações, visite www.unisyssecurityindex.com 

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.