Tecnologia

Carnaval: Bombeiros do PE usam nova tecnologia para garantir segurança de foliões

Software desenvolvido com a plataforma Scriptcase é usado para monitorar ocorrências em tempo real

Salvador, 27/02/2014 - O Galo da Madrugada é um motivo de diversão para foliões e de preocupação para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBM-PE). A corporação conta com apoio da tecnologia para cuidar da segurança de 2,5 milhões participantes da festa. É um sistema de informações que ajuda a monitorar e organizar em tempo real a atuação de cada um dos militares em campo durante a festa. A ferramenta foi desenvolvida com o software brasileiro Scriptcase (http://www.scriptcase.com.br).

O sistema identifica ocorrências e a necessidade de realocar o efetivo disponível para lidar com emergências. O controle é feito em uma espécie de sala de guerra, com monitores gigantes e mesas 0. As informações recolhidas em um ano – quantidade, horário e localização de ocorrências - ajudam no planejamento de atitudes preventivas para ocasiões futuras.

“Usamos o sistema há quatro anos no Galo, e os incidentes diminuíram”, conta Major Marcelo Maciel, chefe do Centro de Tecnologia, Informação e Comunicação (Ctic) dos Bombeiros. O sistema foi desenvolvido para monitorar grandes eventos, como o Carnaval, e também será usado durante os jogos da Copa do Mundo.

A plataforma do CBM-PE foi desenvolvida com o Scriptcase, que funciona como uma interface visual para desenvolvimento de sistemas. “Nós automatizamos a parte mecânica de escrever novos códigos e reduzimos o tempo de trabalho em 80%”, conta Érico Oliveira, diretor comercial do Scriptcase. “Na prática, nós oferecemos soluções de desenvolvimento de softwares para quem não tem conhecimento profundo sobre programação.”

A parceria com o CBM-PE vem desde 2007, mas se intensificou em 2010, quando o Scriptcase desenvolveu vários de seus sistemas. Com 20 anos de casa, o Major Maciel sentiu a diferença. “É como se tivéssemos ido da idade da pedra para a da informação de uma só vez”. Criado em 2001, o Scriptcase tem mais de 20 mil clientes em 70 países no mundo e outros três mil no Brasil, entre empresas e profissionais de TI.

Sobre o Scriptcase:

É um software que facilita e acelera o desenvolvimento de sistemas web. Com o uso de uma interface visual amigável, a plataforma automatiza o trabalho. Criado em 2001 pela NetMake, em Recife, o Scriptcase é utilizado em mais de 70 países. www.scriptcase.com.br. Telefone: 0800-729-1053

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.