Segurança

ESET comemora o Dia Mundial da Segurança na Internet

Salvador, 06/02/2018 - Do cyberbullying às redes sociais, a iniciativa anual tem como objetivo aumentar a conscientização sobre os problemas emergentes da conectividade. A ESET, empresa líder na detecção próativa de ameaças, celebra o Dia da Internet Segura, compartilhando recomendações para tornar a rede um lugar mais seguro e assim poder aproveitar plenamente a tecnologia.

Este ano, o tema da iniciativa é: "Criar, conectar e compartilhar o respeito: uma internet melhor começa com você", um chamado à ação para que todos façam sua parte na criação de uma internet mais adequada.

Com esse propósito, a ESET desenvolve o portal "Digipais" para auxiliar os adultos na tarefa complexa de ser pai na era digital e proteger seus filhos sem a necessidade de ser um especialista em tecnologia. Tornar-se Digipai é parte de um processo de aprendizagem, diálogo e supervisão, com os quais o conhecimento necessário é adquirido para ajudar as crianças no uso de novas tecnologias: Torne-se um Digipai e proteja seus filhos na Internet! 

 
 
 

A maioria dos pais está preocupada com o tipo de informação que seus filhos podem acessar online, embora muitos ainda não tenham tomado medidas significativas para melhorar sua segurança. A ESET América Latina traz algumas dicas de segurança para ajudar os adultos quando o assunto é segurança online:

1. Familiarizar-se com a internet e as tecnologias relacionadas

Embora não seja esperado que o pai seja um especialista em tecnologia, é importante que saber o básico para entender as ferramentas e sites que são populares entre crianças de todas as idades e estar ciente dos riscos das atividades online.

Sem um conhecimento mínimo, as vantagens e desvantagens da tecnologia e da web não serão compreendidas. Pesquise sobre os sinais de abuso online, conheça as ameaças que afetam os gamers e se familiarize com as redes sociais. Cada informação contribui para a segurança.

2. Introduzir a tecnologia e a segurança online o mais cedo possível

Muitos pais são cautelosos desde muito cedo ao iniciar o contato de seus filhos com a tecnologia e a internet, mas, quando esse contato é feito de maneira controlada, os pais podem se sentir mais seguros sobre as coisas que seus filhos veem e fazem online. Embora não seja recomendado dar-lhes um acesso imediato e ilimitado desde muito pequenos ao mundo cibernético, é interessante que exista uma introdução gentil e guiada, motivando-os a tentar coisas novas, fazer perguntas e entrar em um diálogo construtivo.

3. Não deixar de falar sobre redes sociais e privacidade

Esta talvez seja umas das áreas mais difíceis de gerenciar em termos de alcançar um equilíbrio entre usar as melhores práticas e ser autoritário. Da mesma forma, ao longo do desenvolvimento dos mais novos é essencial manter o diálogo sobre redes sociais. Foque no papel centralizado dessas redes (manter contato, compartilhar informações e aprender), mas também aborde os perigos associados, como o sextorção (extorsão financeira em troca de fotos íntimas)

Além disso, enfatize a importância da privacidade do ponto de vista da segurança: explique porque o compartilhamento de informações pessoais deve ser limitado nas redes sociais já que os dados podem ser facilmente copiados, mesmo depois do usuário ter apagado o post original.

4. Garanta que todos os dispositivos móveis estejam seguros e protegidos

De smartphones a tablets, passando por equipamentos portáteis, Smart TVs e consoles de jogos, existe uma variedade enorme de dispositivos que possuem acesso à web. Uma maneira de supervisionar a atividade online de seus filhos, mesmo fora de casa, é utilizar um aplicativo móvel de controle parental.

Essa tecnologia permite proteger os mais novos durante o uso de smartphones e tablets, ao mesmo tempo que ajuda a controlar a fatura do cartão de crédito, impedindo compras integradas em aplicativos. Os pais também podem modificar a configuração segundo a idade de cada filho. Além disso, pais e filhos podem conversar e entrar em acordo sobre a configuração mais apropriada para eles. Isso não os torna apenas mais responsáveis, mas também permite que você se sinta mais confortável com a liberdade que lhes dá.

Para mais informações acesse: https://www.digipais.com.br/ .

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.