Segurança

BSA lança ferramenta com as melhores práticas de segurança para desenvolvimento de softwares

Salvador, 16/07/2019 - A BSA | The Software Alliance anuncia o lançamento de um documento colaborativo com as melhores práticas de segurança para desenvolvimento de softwares. O BSA Framework para Software de Segurança é uma ferramenta que oferece valor ao prover a desenvolvedores de softwares recomendações em uma linguagem simples e acessível sobre a melhor forma de proteger o software  durante seu ciclo de vida.

“Ao utilizarem essa ferramenta como forma de gerenciamento de risco as empresas de software podem estabelecer um desenvolvimento seguro do seu produto”, explica o country manager da BSA no Brasil, Antonio Eduardo Mendes da Silva, conhecido no mercado como Pitanga. “Com o framework produtores de software serão capazes de identificar prováveis riscos, o que permitirá a tomada de decisões conscientes, melhorando, assim, a qualidade do software e preparando a organização para lidar com as questões de segurança que vão aparecer ao longo de todo o ciclo de vida do programa”, completa.

Segundo Pitanga, consumidores devem ter consciência das medidas que desenvolvedores de softwares tomam para garantir a segurança ao longo de todo o ciclo de vida do produto. O uso de softwares irregulares comprometem a eficiência de tais medidas, colocando os usuários em risco. “Essa informação é chave quando  levamos em cotna que uma pesquisa da BSA indica que 46% dos softwares instalados em computadores brasileiros não estão devidamente licenciados”, conta Pitanga.

Um dos principais riscos ligados ao uso de softwares irregulares é o de ataques cibernéticos. A cada oito segundos surge uma nova ameaça de malware. As empresas podem demorar até 243 dias para identificar um ataque e outros 50 para resolvê-lo. Esses ataques custam em média 2,4 milhões de dólares para a empresa, o que se traduz em uma baixa de 0,8% no PIB global.

O Framework deverá ser usado para ajudar organizações de desenvolvimento de software a:

1. Descrever o estado atual da segurança de software em produtos de software individuais.

2.  Descrever o estado desejado da segurança do software em produtos de software individuais.

3.  Identificar e priorizar as oportunidades de melhoria nos processos de desenvolvimento e gerenciamento do ciclo de vida.

4.  Avaliar o progresso em direção ao estado-alvo.

5.  Comunicar sobre segurança de software e riscos de segurança para stakeholders internos e externos.

O BSA Framework para Software de Segurança busca estabelecer uma abordagem de segurança de software que seja flexível, adaptável, focada em resultados e calculada de acordo com o tamanho do risco. Por evitar uma solução única para todos, o framework voluntário fornecerá organização e estrutura simples para capturar várias abordagens da segurança de software, identificando padrões, diretrizes e práticas que podem ajudar as empresas de desenvolvimento a alcançar os resultados de segurança desejados.

Dispositivos pessoais, sensores, aparelhos inteligentes, veículos conectados e sistemas robóticos são algumas das tecnologias impulsionadas por software. Como elas avançam e mudam a cada dia, a ferramenta tem como meta se tornar um documento vivo para ser atualizado e aperfeiçoado com base em feedback contínuo dos membros da BSA, como Autodesk, Microsoft e Adobe, e de outros stakeholders.

Link para acessar o “Framework para Software de Segurança” (em inglês).

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.