Fabricantes

Motorola University capacita mais de 4 mil profissionais em 2011

Desde a sua fundação no Brasil, em 1997, cerca de 50 mil pessoas receberam treinamento corporativo na empresa com cursos em formato on-line e em aulas presenciais

SÃO PAULO - 15 de Abril de 2012 – Uma das pioneiras a adotar o formato de universidade corporativa no Brasil, a Motorola Mobility comemora a marca de mais de 4 mil profissionais treinados em 2011 na Motorola University (MU). Com esses, a companhia soma mais de 50 mil colaboradores capacitados desde a implementação do modelo de treinamento no País, em 1997. No ano passado, foram cerca de 20 temas ministrados em aulas presenciais e cerca de 150 em formato on-line.

A Motorola University é responsável por apoiar os negócios e disponibilizar cursos que agreguem solução e valor aos diversos assuntos tratados na empresa. Além disso, também faz parte do seu conceito apoiar a cultura de ética e respeito por indivíduos, bem como o foco no cliente interno e externo.

Em 2011, foram mais de 10 mil horas/aula para a capacitação de profissionais da companhia, com programas desenvolvidos e disseminados mundialmente. Um dos objetivos é buscar sempre a excelência dos processos, a melhoria no desempenho dos colaboradores e nos resultados da empresa. “Os cursos ministrados na Motorola University estão alinhados com as necessidades e estratégias das unidades de negócios e diversas áreas da companhia. Nas aulas, o funcionário encontra conhecimentos que são aplicados em seu dia a dia, que facilitam a associação dos conteúdos teóricos com o cumprimento dos objetivos de sua respectiva área, além do desenvolvimento profissional de cada um”, explica Ana Paula Cavioli, diretora de Recursos Humanos da Motorola Mobility.

O conceito de manter um centro de treinamento na companhia foi criado em 1986, nos Estados Unidos, quando Bill Smith, engenheiro sênior e cientista da Motorola, introduziu o Six Sigma, para padronizar os processos de redução de defeitos na manufatura. Hoje, disseminado como modelo por diversas empresas, o Six Sigma tornou-se uma ferramenta importante para o desenvolvimento de processos de melhoria contínua e o padrão para métricas de qualidade, além de ser a origem da universidade da companhia, que tem atuado como disseminadora do conhecimento, tanto para o público interno quanto externo. Ao implementar a universidade, os fundadores buscaram suprir as demandas de capacitação e conhecimento tecnológico que possibilitassem à empresa manter-se competitiva.

Atualmente, a grade de cursos está voltada para as áreas de tecnologia, software, ferramentas, comportamental, desenvolvimento de gerentes, liderança, vendas e marketing, além dos que disseminam a cultura e os valores da empresa, considerados obrigatórios. Entre estes, estão incluídos os cursos de ética, foco no cliente, qualidade, gerenciamento de desempenho e respeito às pessoas, entre outros.

A MU está sempre renovando o seu formato para se adequar às necessidades da companhia e do mercado. Em 2011, por exemplo, 13 cursos foram inseridos na grade, como o focado em gerenciamento de pessoas, em habilidades de negociação e na gestão de projetos e gestão de contratos, por exemplo. Além disso, a empresa criou um Centro de Aprendizado para capacitação que já contou com mais de 2 mil funcionários da manufatura treinados desde a inauguração em setembro do ano passado. Nesse caso, as aulas são direcionadas para questões técnicas, para melhoria nas operações do Campus Industrial e Tecnológico da Motorola, localizado em Jaguariúna (interior de São Paulo).

“Temos uma grande preocupação em oferecer as melhores ferramentas do mercado em relação ao conteúdo que será abordado, além de disponibilizar temas atualizados. Por causa do formato de turmas fechadas (público interno da Motorola), os participantes têm a oportunidade de compartilhar, trocar informações com colegas de trabalho e com seus clientes internos. A ideia é que os profissionais se sintam cada vez mais incentivados a participar das atividades e dos cursos da Motorola University. Dessa forma, a Motorola garante motivação, conhecimento e competitividade por parte de seus colaboradores”, completa Helena Costa, gerente de Recursos Humanos da Motorola University.

Motorola Mobility

A Motorola Mobility, Inc. (NYSE: MMI) une inovação tecnológica e ideias para criar experiências que simplificam, conectam e melhoram a vida das pessoas. Nosso portfólio inclui: dispositivos móveis convergentes, como smartphones e tablets; acessórios sem fio; soluções completas de transmissão de vídeo e dados; set-tops e dispositivos de acesso a dados. A linha ainda é complementada por soluções de gerenciamento. Para mais informações, visite motorola.com/mobility.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.