Fabricantes

Ecossistema Cloud Foundry comemora o primeiro aniversário

A plataforma aberta como serviço líder de mercado ganha mais nuvens, mais códigos, mais comunidade e mais parceiros

PALO ALTO, Calif., 15 de abril de 2012 – A VMware, Inc. (NYSE: VMW), líder em soluções de virtualização e infraestrutura em nuvem, comemorou no dia 11 de abril o primeiro aniversário da Cloud Foundry™, a plataforma aberta como serviço (PaaS), com anúncios de novas parcerias, de um novo sistema para gerenciamento de contribuições em código aberto, novas ferramentas para operação de serviços em larga escala e novas opções de instalação de nuvens múltiplas.

Em evento ao vivo pela web, o CTO e vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da VMware, Steve Herrod, demonstrou como o Cloud Foundry está se tornando a escolha natural de PaaS aberta para a era da nuvem, dando aos desenvolvedores escolha de nuvens para instalação, frameworks e serviços de aplicativos ao mesmo tempo em que simplifica a implantação e o escalonamento das aplicações intensamente.

“Desde o lançamento do Cloud Foundry™ como a primeira PaaS aberta, um ano atrás, vimos muita empolgação entre os desenvolvedores por uma maneira melhor de construir e implementar aplicativos em nuvem assim como muito investimento no mercado ao redor da Cloud Foundry,” afirma Steve Herrod. “Ao oferecer uma maneira simplificada que aposta na diversidade e na velocidade do desenvolvimento moderno de aplicações, a Cloud Foundry elimina a complexidade em todos as etapas do processo de desenvolvimento e permite que os desenvolvedores aproveitem da inovação que está acontecendo pelo mercado.”

Cloud Foundry em Expansão em Múltiplos Fronts

Lançada pela VMware em abril de 2011, com o código fonte disponível pela licença Apache, a Cloud Foundry é uma plataforma de aplicações da era da nuvem construída para simplificar e aumentar a velocidade do desenvolvimento, implementação e operação das aplicações. Para aproveitar o bom momento da Cloud Foundry, a VMware acada de anunciar:

  • Parceiros: Cloud9, Collabnet, ServiceMesh, SOASTA e X.commerce (subsidiária do eBay) anunciaram suporte para a Cloud Foundry – Uma ampla gama de empresas está anunciando hoje investimentos em torno da Cloud Foundry, colaborando para um vibrante ecossistema que inclui fornecedores de ferramentas e desenvolvedores, fabricantes de soluções para gestão da nuvem, operadores de nuvens públicas, desenvolvedores de framework e de serviços, além de desenvolvedores de aplicações. Hoje, Cloud9, Collabnet, ServiceMesh, SOASTA e a X.commerce do eBay anunciaram o seu suporte à Cloud Foundry. O ambiente de desenvolvimento baseado em navegadores da Cloud9 suporta a instalação em qualquer instância da Cloud Foundry. A Collabnet está adicionando o suporte para a Cloud Foundry às suas ferramentas de desenvolvimento para corporações. A ServiceMesh acrescentou a implantação baseada em políticas para empresas na Cloud Foundry à sua plataforma Agility. A SOASTA oferece uma solução baseada em Cloud Foundry para testes automatizados para a nuvem. A X.commerce, subsidiária do eBay com plataforma aberta fim a fim de tecnologia para comércio, se baseia na Cloud Foundry.

  • Comunidade: otimizar a participação em código aberto – A Cloud Foundry é um projeto de código aberto desde o seu primeiro dia no mercado. O projeto é bifurcado e seguido amplamente no GitHub e viu contribuições amplas e fundamentais a partir da comunidade de desenvolvedores, incluindo suporte para dúzias dos maiores frameworks de desenvolvimento e serviços de aplicações, assim como para implementação em infraestrutura diversa de nuvem, correções de bugs, documentações e outras contribuições.

Para facilitar uma participação da comunidade ainda maior, a VMware hoje introduziu o novo CloudFoundry.org, um novo sistema para gerenciamento do código fonte para a Cloud Foundry. Ao realizar a conversão do código fonte da Cloud Foundry para um conjunto único de repositório de códigos públicos no GitHub e integrando com o Gerrit para revisões de códigoe Jenkins para integração contínua, o novo processo facilita a contribuição da comunidade de código, melhora a qualidade do código e oferece maior visibilidade para as mudanças no código conforme elas acontecem.

  • Código: permissão para operações em larga escala e com grande confiabilidade – A VMware lançou o Cloud Foundry BOSH, uma cadeia de ferramentas de código aberto para engenharia, implantação e gestão do ciclo de vida de serviços distribuídos em larga escala. Criada para permitir a evolução sistemática e prescritiva dos serviços, o BOSH facilita a operação de instâncias de produção para a Cloud Foundry. Com eficiência comprovada ao operar o CloudFoundry.com, o BOSH está disponível sob a licença Apache a partir da CloudFoundry.org e atualmente conta com suporte para o VMware vSphere®, e também suporte prévio aos web services da Amazon. O código fonte está disponível no www.github.com/cloudfoundry/bosh.

  • Nuvens: garantia de nuvens múltiplas – Como uma PaaS aberta, a Cloud Foundry foi criada para rodar sob uma grande variedade de nuvens e infraestrutura de nuvens, o que dispensa os desenvolvedores de ficarem presos a uma nuvem específica. Essa visão foi validada pela ampla gama de distribuições de nuvens privadas, gerenciamento de nuvem e soluções de implantação e operadores de nuvens públicas que suportam a Cloud Foundry atualmente. Essa diversidade dá aos clientes opções de implantação em nuvens múltiplas e preserva as suas escolhas e flexibilidade.

Próximos eventos

Cloud Foundry open tour: uma série mundial de “Developer Days” para desenvolvedores aprenderem mais sobre como desenvolver aplicações em nuvem com a PaaS aberta.

  • Kiev, Ucrânia: 24 de abril de 2012

  • Moscou, Rússia: 26 de abril de 2012

  • Londres, Reino Unido: 1º de maio de 2012

Sobre a VMware

VMware é líder em soluções de virtualização e infraestrutura em nuvem que auxilia as empresas a prosperar na era da computação em nuvem. Os clientes confiam na VMware para ajudá-los a transformar a maneira que eles constroem, entregam e consomem os recursos de Tecnologia da Informação de uma maneira que é evolucionária e baseada nas suas necessidades específicas. Com faturamento de US$ 3,77 bilhões em 2011, a VMware possui mais de 350 mil clientes e 50 mil parceiros. A companhia tem sede no Vale do Silício e escritórios espalhados por todo mundo. Visite: www.vmware.com.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.