Fabricantes

IBM e CAIXA anunciam instalação de empresa em Salvador para prestação de serviços de acesso online ao crédito imobiliário

A oferta de mão de obra qualificada, aliada a um parque industrial consolidado, foi determinante para a escolha da região. A ação contará ainda com a contratação de aproximadamente 800 profissionais

Salvador, 26 de setembro de 2012 - A IBM Brasil, a Caixa Participações (braço de investimentos da Caixa Econômica Federal) e a FUNCEF (Fundação dos Economiários Federais) anunciam protocolo de intenção com o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, para instalação de nova empresa em Salvador. Resultado do acordo de cooperação recém firmado entre a multinacional de Tecnologia da Informação, a CAIXA e a FUNCEF, a nova empresa será responsável pela modernização dos processos empresariais e serviços do crédito imobiliário, por meio de uma plataforma tecnológica desenvolvida pela IBM, ampliando o acesso dos cidadãos à casa própria. 

A escolha da região se deu em função da oferta de um parque industrial consolidado e uma logística projetada para instalações de novos negócios, somada a uma oferta de mão de obra qualificada em tecnologia e uma sólida política de incentivos fiscais. “Após a definição do local para instalação, daremos início ao processo de contratação de aproximadamente 800 profissionais ao longo dos próximos 12 meses. A pronta disponibilidade de uma mão de obra especializada é fundamental para que possamos iniciar a informatização das operações de crédito imobiliário da CAIXA”, ressalta Paulo Portela, presidente da nova empresa.

A infraestrutura do Estado baiano está em plena expansão, o que tem atraído a concentração cada vez maior de empresas privadas na região, contribuindo assim com o crescimento da economia local e a geração de empregos. A Bahia é hoje a maior economia do Nordeste, sendo responsável por 1/3 do PIB da região. “Além disso, o nosso setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) já está desenvolvido e estruturado, com crescimento de 20% ao ano, sendo responsável por 40% do faturamento do setor no Nordeste”, comenta Jaques Wagner, governador da Bahia.

A Bahia possui um total de 28 universidades, sendo sete públicas e 21 particulares, com cursos de graduação, MBA, mestrado e doutorado em diversas áreas de conhecimento, incluindo o setor de TIC. Em apenas cinco anos, o número de doutores em computação foi multiplicado por sete, como resultado da criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). O governo ainda conta com o PROAJ – Programa de Aprendizado Jovem – cujo objetivo é implementar e fomentar programas de capacitação em TIC para alunos do ensino médio da rede pública, e o SENAI/Cimatec, centro SENAI de Tecnologia mais avançado do Brasil.

Sobre o projeto de acesso ao crédito imobiliário

No dia 30 de agosto deste ano, a Caixa Econômica Federal, por meio de parceria entre a Caixa Participações (CAIXAPAR), a IBM e a Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF), anunciou uma parceria estratégica para atuar na modernização de processos empresariais e serviços do crédito imobiliário e ampliar o acesso à casa própria. A parceria permitirá à CAIXA proporcionar mais agilidade nas contratações para financiamentos habitacionais. Os clientes receberão ainda informação da situação de seus pedidos de crédito em tempo real, por meio de canais como internet e celular.

Uma das consequências importantes dessa iniciativa é a possibilidade de, em breve, o crédito imobiliário estar disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana, levando as propostas de financiamento e sua concretização ao local onde os negócios serão realizados. É, também, um importante passo rumo à plena informatização das operações de crédito imobiliário, quando será possível aos clientes realizarem a maior parte operacional dos negócios por meio da Internet, viabilizando a contratação por meio de escritura eletrônica, assinatura digital certificada e interação com Cartórios de Registros de Imóveis.

Sobre a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM)

Para mais informações acesse: http://www.sicm.ba.gov.br/

Sobre a IBM

Para mais informações sobre a IBM, visite http://www.ibm.com/br

IBM no Twitter: http://twitter.com/ibmbrasil

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.