Fabricantes

Aruba lança White Paper sobre Internet das Coisas Relevantes

Salvador, 14/11/2017 - Baseado na massificação do conceito de Internet das Coisas (IoT, em inglês), a Aruba elaborou um amplo White Paper intitulado “A Internet das Coisas Relevantes” (do original em inglês, The Internet of Relevant Things), um documento que revela a metodologia de atingir objetivos estratégicos a partir da construção de conexões entre os focos de negócio e os contextos e dados da IoT.

Segundo a análise, a construção de pontes entre os objetivos de negócios e a arquitetura de IoT necessária para conseguir conquistar essas metas são bastante complicadas, principalmente pela falta de estrutura nas empresas para guiar o processo. Por isso, o proposto é que haja uma maior integração entre todas as áreas. O estudo recomenda que as companhias façam uma melhor análise de projetos e tecnologias que estejam sendo desenvolvidas internamente em favor de alternativas que sejam mais relevantes.

Além disso, traz o ciclo de valor de IoT, que fornece uma estrutura para os projetos, desmembrando os objetivos de negócios em quatro elementos primários: Visibilidade, Segurança, Inovação e Rentabilidade. Os dois primeiros estão associados à infraestrutura de IoT que extrai contextos e dados relevantes para os objetivos estratégicos e de negócios. Os dois últimos definem os momentos que alavancam esses cenários e informações.

A principal preocupação em um mundo em que os dados estão em redes são as violações, que, por descuidos na hora da implementação de dispositivos, são comuns em todas as áreas. De acordo com a análise de mercado desenvolvida pela Aruba, é vital que a tecnologia de operações (OT) e os engenheiros de tecnologia da informação (TI) trabalhem juntos no desenvolvimento de produtos e sistemas, pois, apenas assim, haverá uma redução de processos vulneráveis a ciberataques.

Aruba sugere que as empresas incorporem recursos de segurança nos novos dispositivos de IoT, a fim de criar-se uma estrutura de defesa em que nenhum dispositivo ou usuário é confiável, até que se comprove o contrário. Esta organização deve usar as informações contextuais de uma infinidade de fontes para examinar a postura de segurança do usuário e do dispositivo antes e depois de se conectarem.

Ao apresentar este cenário, a empresa ressalta aos a solução Connect – and – Protect, ferramenta da companhia que oferece uma série de proteções aos negócios, como, autenticação dos dispositivos de fonte, monitoramento dos padrões de tráfego, criptografia de pacote de dados, identificação e validação de dispositivos, entre outras ferramentas de segurança.

O portfólio de produtos apresentados por Aruba tem como foco convergir os objetivos estratégicos da empresa com os contextos e dados relevantes de IoT. Assim, é possível oferecer aos clientes momentos de negócios bem-sucedidos.

A Internet das Coisas Relevantes mostra como é primordial fazer uma ponte entre os elementos da hierarquia de IoT, extrair contextos e, em seguida, implementar uma arquitetura apropriada para uso.

Uma definição clara e objetiva, aliada a uma preparação cuidadosa, que envolva a seleção correta de ferramentas, irá gerar grandes resultados, desde que alinhados com a estratégia organizacional dos objetivos e de negócios. Deste modo, até mesmo as metas mais complexas podem ser alcançadas.

Para saber mais sobre o Internet das Coisas Relevantes, compartilhamos com você o material na íntegra, bem como, podemos colocá-lo em contato com um executivo da Aruba para falar a respeito.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.