Fabricantes

Siemens amplia soluções Digital Enterprise com tecnologias do futuro para Indústria 4.0

Salvador, 05/12/2018 - Com a maior integração de tecnologias como inteligência artificial (IA) e edge computing em seu portfólio, a Siemens está preparando o caminho para o futuro da indústria. Presente na feira SPS Drives IPC, na Alemanha, entre os dias 27 e 29 de novembro, a companhia alemã apresenta uma série de inovações e aplicativos específicos do setor, incluindo dispositivos de automação que utilizam inteligência artificial em máquinas de produção e fábricas de processamento, além de conceitos de rede integrada, promovendo o uso de soluções inovadoras de automação e software.

Ao expandir seu portfólio de soluções Digital Enterprise com a integração de tecnologias do futuro, a Siemens promove a transformação digital de indústrias de processos e de manufatura discreta. "Um número cada vez maior de indústrias, em particular as de pequeno e médio porte, está em processo de transição para a Indústria 4.0, melhorando sua posição competitiva com soluções digitais", explicou Klaus Helmrich, membro do Conselho de Administração da Siemens AG, na feira SPS Drives IPC. "Isso se aplica a todos os setores industriais com demandas de mercado em constante mudança, em que os produtos precisam ser fabricados com velocidade e flexibilidade crescentes e em quantidades reduzidas".

Industrial Edge é um conceito criado pela Siemens para as indústrias de processos e de manufatura discreta, que permite o processamento de dados nas máquinas, como complemento ideal para a computação na nuvem, utilizando o MindSphere, o sistema operacional de IoT aberto da Siemens.

Os usuários podem se beneficiar com a integração e flexibilidade que o sistema permite para a análise de dados em campo ou na nuvem, dependendo dos requisitos.

A Siemens fornece suporte adicional aos seus clientes, realizando a transformação digital com a integração de tecnologias de IA. Os aplicativos iniciais com IA já foram implementados com sucesso nas próprias instalações da companhia; por exemplo, na Siemens Electronics Factory em Amberg. Lá, os dispositivos edge computing que operam com IA são usados para implementar medidas de manutenção preditiva, reduzindo em 100% as paradas não programadas das máquinas devido a danos no rolamento do motor em fresadoras equipadas com placa de circuito impresso.

Além disso, há o lançamento de um novo módulo com chip integrado habilitado para IA para o controlador Simatic S7-1500. Essa novidade permite que funções como controle de qualidade e processos de manuseio realizados por robôs sejam otimizados com o uso de algoritmos de aprendizado de máquina.

As inovações apresentadas na feira incluem a série de conversores de frequência SINAMICS G120X, que foi otimizada para uso em bombas e ventiladores no setor de infraestrutura. Com o SINAMICS Connect 300, os drives também podem ser conectados ao MindSphere, permitindo a otimização de processos e estratégias de manutenção por meio da análise de dados operacionais coletados de conversores, conjunto de acionamento e máquinas.

O Sidrive IQ é uma plataforma digital oferecida pela Siemens para a análise e utilização de dados de sistemas de acionamento. Com base nos sistemas de acionamento da Siemens conectados em rede, esse aplicativo baseado na nuvem também está disponível para motores e conversores de média e alta tensão.

A Siemens também apresentará três novos pacotes de aplicativos para o MindSphere: Connect & Monitor, Analyze & Predict, Digitalize & Transform, todos incluindo serviços de consultoria abrangentes. Esses itens permitirão que os usuários façam uma implementação ainda mais rápida e mais simples de projetos de IoT (Internet das Coisas), por exemplo, acelerando a conexão, análise e otimização de ativos e prevendo e prevenindo paradas não programadas da fábrica. Eles também simplificarão o desenvolvimento de novos serviços e modelos de negócios. O crescente ecossistema em torno do MindSphere deve trazer ainda mais benefícios aos usuários, permitindo um alto nível de flexibilidade na escolha da infraestrutura (Amazon Web Services, Microsoft Azure e Alibaba Cloud). Ao adquirir a Mendix e sua plataforma de desenvolvimento low-code, a Siemens ajuda, em particular, as empresas de pequeno e médio porte a desenvolver seus próprios aplicativos. O número de membros afiliados à organização mundial de usuários do MindSphere continua crescendo – possui atualmente 37 membros na Alemanha e 18 na Itália.

Klaus Helmrich explica o significado da cooperação na era da Indústria 4.0 usando exemplos como a recente parceria entre Siemens e Aruba no campo de redes de comunicação. A Siemens juntou forças com a Aruba, uma empresa do grupo Hewlett Packard Enterprise, em uma parceria estratégica para redes integradas. Com seus portfólios de produtos que se complementam, as duas empresas fornecerão suporte aos clientes na implementação de redes de comunicação integradas, desde a fábrica até os escritórios corporativos.

Outro exemplo mencionado por Helmrich foi a expansão da cooperação entre a Siemens e a Bentley Systems. As duas empresas anunciaram recentemente o desenvolvimento conjunto da PlantSight Cloud Services, com base em seus portfólios de software complementares. Esses serviços fornecerão aos usuários o acesso contínuo a dados 1D/2D/3D usando um portal da web simples, disponibilizando um gêmeo digital de uma fábrica continuamente atualizado a todos os usuários. Considerando a longa vida útil das indústrias de processo e os projetos de investimento contínuo, esses serviços oferecem um benefício decisivo, principalmente aos operadores das fábricas.

Com o avanço da transformação digital, a cibersegurança está se tornando um grande fator de sucesso para um número crescente de empresas. Aqui, a Siemens oferece um conceito holístico de segurança industrial baseado em produtos e serviços. Como as condições da estrutura e os requisitos de segurança podem variar, são necessárias soluções especificamente adaptadas aos diferentes setores da indústria, incluindo as indústrias de processo e a produção discreta. A Siemens é a primeira empresa do mundo a obter a certificação TÜV SÜD para a integração segura do sistema de automação de processos e soluções de acionamento, em conformidade com a norma internacional IEC 62443-2-4.

As soluções Digital Industry Services oferecidas pela Siemens são desenvolvidas para fornecer suporte aos clientes em seus esforços de implementação personalizada da Digital Enterprise, desde consultoria à implementação e análise de dados.

Acompanhe as notícias pelo celular com o App TI Bahia para Androidhttp://bit.ly/2PIjgBn ou iOShttps://apple.co/2PM44Tt

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.