Fabricantes

NEC anuncia a utilização da IA no desenvolvimento de medicamento contra o câncer

Salvador, 05/06/2019 - A NEC Corporation acaba de anunciar que expandirá a aplicação de suas tecnologias avançadas de inteligência artificial, pertencentes ao portfólio "NEC the WISE", para o desenvolvimento de medicamentos contra o câncer, com foco na imunoterapia avançada como parte do aprimoramento de seus serviços de saúde. Inicialmente, testes clínicos para vacinas de neoantígeno, ou seja, uma substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos, serão iniciados em parceria com a empresa Transgene AS. Desta forma, a NEC passa a ser a primeira empresa no Japão a iniciar esse tipo de pesquisa.

O estudo tem foco nos cânceres de cabeça, de pescoço e de ovário. Os testes clínicos serão realizados nos Estados Unidos e na Europa. Em abril, um requerimento para o programa de investigação New Drug (IND), da Food and Drug Administration(FDA), dos Estados Unidos, recebeu autorização para prosseguir com uma pesquisa clínica de Fase 1.

Estima-se que 18,1 milhões de novos casos de câncer foram diagnosticados em todo o mundo em 2018. A doença é declarada como a principal causa de morte no Japão. A NEC tem uma trajetória consistente de trabalho em estreita colaboração com instituições acadêmicas, incluindo as Universidades de Kochi e a de Yamaguchi, ambas com pesquisas relacionadas à descoberta de medicamentos contra o câncer.

Nos últimos anos, o advento da análise dos genes resultou em um enorme crescimento nos dados desta área, que exigiram o emprego de ferramentas, como a inteligência artificial (IA), para serem processados de forma eficiente e precisa. Nesse contexto, a estratégia da NEC é fazer com que seu negócio focado na descoberta de medicamentos baseada em IA seja avaliado em 300 bilhões de ienes até 2025, graças ao desenvolvimento de imunoterapias mais eficazes e seguras.

O sistema da NEC utiliza sua tecnologia de IA proprietária, que conta com aprendizagem relacional baseada em gráficos, combinada com outras fontes de dados para descobrir alvos neoantígenos candidatos. Sendo assim, a tecnologia da NEC é capaz de efetivamente priorizar os numerosos neoantígenos candidatos identificados em um único paciente. Esta abordagem única resultou na aceitação da NEC no consórcio da Teo neoantigEn SeLection Alliance (TESLA), permitindo, assim, que a empresa contribua ativamente para esta iniciativa de pesquisa global, visando avançar no tratamento do câncer.

A NEC está comprometida com a provisão de soluções sociais que promovam uma sociedade igualitária e próspera, que abraça a diversidade e permite que todos os indivíduos desempenhem um papel ativo. "O advento das imunoterapias individualizadas exige novos paradigmas de negócios e, portanto, novos tipos de alianças. Estamos confiantes de que a Transgene e a NEC estabeleceram uma forte base tecnológica com grandes sinergias para o co-desenvolvimento de uma vacina individualizada de neoantígeno, a TG4050. Estamos ansiosos para capitalizar nossa expertise sinérgica e esforços complementares de desenvolvimento de negócios", afirma Éric Quéméneur, Pharm.D., Ph.D., vice-presidente executivo e diretor científico da Transgene.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.