Fabricantes

NEC passa fornecer sistema de reconhecimento facial para a aduana de seis aeroportos no Japão

Salvador, 23/07/2019 - A NEC Corporation acaba de anunciar o contrato estabelecido junto ao Ministério das Finanças do Japão para o fornecimento de um sistema de procedimentos alfandegários eletrônicos, utilizando reconhecimento facial, que será instalado nas áreas de inspeção alfandegária de seis aeroportos no Japão: Novo Aeroporto de Chitose, Aeroporto Internacional de Narita, Aeroporto de Haneda, Aeroporto Internacional de Chubu, Aeroporto Internacional de Kansai e Aeroporto de Fukuoka.

Esta solução utiliza a tecnologia de reconhecimento facial da NEC, que possui o nível de identificação mais preciso e rápido do mundo e já foi colocada em operação no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Narita, em abril de 2019. A aduana japonesa está agora expandindo este sistema, abrangendo os seis principais aeroportos, por onde passam aproximadamente 90% dos passageiros anuais que entram no Japão. As operações terão início a partir de março de 2020.

Imagem conceitual de um portão de procedimento aduaneiro eletrônico em uma área de inspeção aduaneira

O sistema foi projetado para acelerar os procedimentos alfandegários nos aeroportos de maior circulação, onde a tecnologia de reconhecimento facial da NEC pode confirmar as identidades dos viajantes ao usar o terminal de declaração eletrônica e passar pelos portões de saída. Além disso, o projeto inclui, entre os procedimentos alfandegários, a opção de informar a bagagem eletronicamente por meio de aplicativos para smartphones.

No futuro, espera-se que o número de visitantes internacionais que entram no Japão continue crescendo rapidamente. Como parte disso, a NEC utilizará suas tecnologias biométricas de ponta para reduzir o congestionamento das áreas de inspeção alfandegária e reduzir os tempos de espera.

Sobre o Sistema de Procedimento Aduaneiro Eletrônico

O sistema de procedimentos alfandegários eletrônicos consiste em aplicativos de declaração que simplificam os procedimentos do processo aduaneiro e de declaração de bagagem, que passam a utilizar um terminal de declaração eletrônica e um portão de saída que permitem que os passageiros passem usando o reconhecimento facial.

1. Portão de saída equipado com a tecnologia de reconhecimento de face líder mundial de mercado:

O portão de saída está equipado com o motor NeoFace da NEC, que é a tecnologia central do portfólio de identificação biométrica da NEC, 'Bio-Idiom'. O sistema opera captando uma imagem facial com uma câmera nos terminais de declaração eletrônica instalados na área de inspeção alfandegária. Essa fotografia é combinada com outra capturada no portão de saída. Desta forma, a autenticação passo a passo é possível, sem exigir que os viajantes parem. A identificação contribui para reduzir o congestionamento das áreas de inspeção alfandegária e reduzir o e diminuir o tempo de espera dos viajantes.

2. Aplicativos de declaração alfandegária e um terminal de declaração eletrônica:

Os aplicativos de declaração alfandegária e o terminal de declaração eletrônica permitem uma declaração eletrônica eficiente e fácil para a realização das inspeções. Os viajantes inserem a informação de seus bens portáteis por meio dos aplicativos de declaração alfandegária, obtêm um código QR e, em seguida, o terminal de declaração eletrônica instalado na área de inspeção alfandegária lê o passaporte e o código QR. Isso é considerado mais simples e fácil quando comparado à preparação de formulários convencionais para a 'Declaração de Efeitos Pessoais e Artigos Não Acompanhados'.

Além disso, durante a operação, a imagem do visitante obtida durante o processo é incorporada ao chip IC do passaporte. A foto tirada no terminal é usada apenas para processos de identificação e é excluída de maneira apropriada após o uso.

A NEC posicionou seus negócios de segurança como um motor para o crescimento global dentro de seu plano de gestão de médio prazo, ou seja, de três anos, que termina no ano fiscal de 2020. A empresa já forneceu sistemas de identificação biométrica, incluindo reconhecimento facial, para aproximadamente 50 aeroportos em todo o mundo e continuará comprometida com o desenvolvimento de soluções e serviços em apoio ao crescimento de negócios denominados 'Cidades Seguras da NEC', contribuindo para a consolidação de uma sociedade mais segura, protegida e próspera.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.