Fabricantes

HPE constrói novo supercomputador da NASA para apoiar futuras missões à Lua

Novo supercomputador no Ames Research Center da NASA vai executar cargas de trabalho de modelagem e simulação para pousos lunares

Salvador, 22/08/2019 - A Hewlett Packard Enterprise anuncia hoje que projetou um novo supercomputador para o Ames Research Center da NASA para apoiar modelagem e simulações de entrada, descida e aterrissagem (EDL) para as missões da agência e para o programa Artemis, uma missão que vai levar os próximos humanos na região do Polo Sul lunar até 2024. O novo supercomputador, que a NASA Ames chamou de “Aitken”, é um desenvolvimento inicial de uma colaboração de quatro anos e várias fases entre a HPE e a NASA Ames.

O supercomputador Aitken, batizado em homenagem a Robert Grant Aitken, um astrônomo americano especializado em sistemas estelares binários, executará milhares de simulações complexas mais rapidamente em 3,69 petaflops de desempenho teórico para permitir pousos precisos e seguros na Lua.

O Aitken é baseado no sistema HPE SGI 8600, uma plataforma de computação construída para este propósito específico e de alto desempenho (HPC) end-to-end, que inclui recursos especiais de resfriamento de líquidos para eficiência energética otimizada. A máquina está localizada na nova instalação de supercomputação modular da NASA Ames, baseada em uma abordagem MDC (Modular Data Center) e desenvolvida em conjunto com a HPE para fornecer soluções HPC avançadas que aumentam a eficiência e reduzem significativamente o consumo de eletricidade e água. Estabelecida em Mountain View, na Califórnia, a instalação combinará a temperatura climática da Bay Area e métodos de evaporação para resfriar o supercomputador, substituindo a necessidade de uma torre de resfriamento e milhões de galões de água.

"A HPE tem uma parceria de longa data com a NASA Ames e, juntos, continuamos a construir tecnologias HPC inovadoras para aumentar a eficiência geral e reduzir os custos", disse Bill Mannel, vice-presidente e gerente geral da HPC e AI da HPE. "Estamos honrados em ter projetado o novo supercomputador Aitken e as capacidades de energia para a próxima missão da humanidade à Lua", ressalta o porta-voz.

Sobre o Aitken

A HPE projetou o novo supercomputador da NASA Ames usando o sistema HPE SGI 8600 end-to-end que, construído especificamente para esse propósito, integra computação, software, rede e outras soluções de infraestrutura de TI de seu robusto ecossistema de parceiros, incluindo:

· Processadores escaláveis 2nd Generation Intel Xeon, para performance avançada

· Mellanox InfiniBand, que permite bandalarga escalável para redes de alta performance

· Contêineres SmartShelter da Schneider Electric, que permitem a infraestrutura de TI pré-fabricada e fácil de implantar empacotada em um módulo de dados seguro, resistente a intempéries e com classificação de incêndio para aplicações remotas ou especiais

Outras funcionalidades incluem:

• 1.150 nós, 46.080 núcleos e 221 TB de memória

• 3,69 petaflops de desempenho máximo teórico

• Eficiência de uso de energia (PUE) de 1,03

Para saber mais sobre as soluções de HPE da HPE e sobre as principais colaborações da companhia junto aos setores governamentais, acadêmicos e comerciais, visite: https://www.hpe.com/us/en/solutions/hpc-high-performance-computing.html

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.