Eventos

Gabrielli faz palestra para empresários na Fieb

Salvador, 24 de maio de 2012 - Nos próximos 10 anos, os três setores produtivos que mais crescerão na Brasil serão as cadeias de petróleo e gás e de etanol e a área de infraestrutura urbana. Isso dinamizará o país em termos estruturais e, por isso, o Nordeste precisa avançar, com investimentos em infraestrutura logística.

O panorama foi traçado ontem (23) pelo secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, em palestra proferida para os empresários, durante reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Após a palestra, o secretário participou da inauguração da nova biblioteca da entidade.

Ao traçar uma radiografia da situação da Bahia, o secretário destacou que a produção econômica baiana é distribuída em polos geograficamente dispersos, formando ilhas de dinamismo econômico, a exemplo do que acontece nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Região Metropolitana de Salvador.

Entre as lacunas apontadas por Gabrielli está a necessidade de uma política de atração de novas indústrias, bem como a capacitação de mão de obra. “Precisamos ter uma política de compensação devido aos custos de logística”, salientou o secretário. Ele destaca a importância de promover um programa de infovias, serviço fundamental para o desenvolvimento e atração de indústrias na Bahia.

Outro aspecto abordado por Gabrielli em sua palestra foi o desafio de incentivar uma política de adensamento da malha de fornecedores. No caso da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), por exemplo, o equipamento, que passará por 27 municípios, estará mais voltado para transporte de grãos e minérios, que possuem uma cadeia rasa de fornecedores.

isso, explica Gabrielli, é necessária uma política de governo no entorno das vias logísticas, intensificando as áreas de comercio e serviços. “Isso é vital para garantir a viabilidade econômica das vias logísticas”, conclui o secretário.  

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.