Eventos

Volvo Cars apresenta a primeira família que participará do programa de direção autônoma Drive Me

Salvador, 11/01/2017 - Em sua coletiva de imprensa no Salão de Detroit (14 a 22 janeiro), realizada na tarde desta segunda-feira (9), a Volvo Cars apresenta a família Hain, com quatro integrantes que vivem em Gotemburgo, na Suécia, como a primeira a participar do projeto Drive Me, o programa de desenvolvimento da tecnologia de direção autônoma, que utiliza pessoas comuns em veículos com o recurso, no tráfego real.

“Fazemos as coisas de forma diferente na Volvo Cars. Sempre fizemos”, diz o presidente e CEO da Volvo Car Group, Håkan Samuelsson. “Nosso foco principal sempre foram as pessoas e em como facilitar suas vidas. A tecnologia deve melhorar a experiência do consumidor tornando a mobilidade mais segura, sustentável e conveniente.”

Na corrida para entregar carros totalmente autônomos, a Volvo Cars acredita que muitos fabricantes de automóveis estão esquecendo o ingrediente mais importante: as pessoas que vão usá-los. A abordagem única da Volvo define a tecnologia baseada no papel do motorista, e não o contrário.

“O objetivo do projeto Drive Me é focar em como melhorar a vida das pessoas e impactar positivamente a sociedade. Nossos processos de pesquisa e desenvolvimento não têm uma abordagem puramente técnica, mas humanitária, principalmente quanto à condução autônoma”, afirma o vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento do Volvo Car Group, Henrik Green.

O projeto Drive Me é um programa de pesquisa colaborativo que une os setores público, privado e acadêmico. É o mais avançado, ambicioso e extenso projeto de condução autônoma da vida real. Ele prevê até 100 carros autônomos nas estradas em torno de Gotemburgo (Suécia), sede da Volvo Cars, movidos por pessoas reais, em tráfego real no decorrer de 2017. O projeto deverá expandir-se para outras cidades do mundo em um futuro próximo.

“Queremos saber mais sobre como as pessoas se sentem quando interagem com a condução autônoma, que tipo de coisas fariam no carro quando ele os está levando a seu destino”, acrescenta Henrik Green.

A montadora sueca, parceira líder no projeto de pesquisa Drive Me, pretende ter seu primeiro carro totalmente autônomo no mercado até 2021.

Volvo Cars forneceu uma visão do que os automóveis autônomos poderiam oferecer com o Concept 26, revelado em 2015. Mais recentemente, a fabricante sueca firmou parceria com a empresa de compartilhamento de carros Uber, para desenvolver tecnologia de base para carros autônomos, e lançou a joint-venture Zenuity com o principal fornecedor automotivo de segurança, a Autoliv.

As vendas crescentes da Volvo Cars nos Estados Unidos refletem o compromisso da marca no mercado norte-americano. A nova fábrica de automóveis em Charleston, na Carolina do Sul, vai empregar mais de 4 mil pessoas e começará a produzir em 2018.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.