Eventos

Estudantes apresentam projetos de inovação na Campus Party

Salvador, 16/05/2018 - Considerada a maior experiência do mundo na área de tecnologia e inovação, a Campus Party terá uma área totalmente dedicada para que estudantes universitários deem visibilidade aos seus projetos que se destacaram pelo uso da tecnologia, criatividade e impacto social. O espaço ficará na Open Campus, área gratuita e aberta ao público e receberá diversas atrações de inovação e empreendedorismo. A Campus Party acontece de 17 a 20 de maio na Arena Fonte Nova.

Entre os projetos apresentados estão os realizados pelos estudantes dos cursos de Engenharia da UNIFACS, a exemplo do protótipo de uma impressora 3D, desenhada para ter capacidade de utilizar material reciclado nas suas impressões, matéria prima com custo até 30 vezes inferior aos materiais utilizados pelo mercado de hoje.

Ainda estarão em exposição no stand da UNIFACS o braço robótico, que terá algumas aplicações feitas especialmente para a interação com o público durante a Campus Party. Entre os desafios dados para o robô estão desenhar a bandeira do Brasil mais rapidamente que os visitantes e formar palavras. Quem estiver no evento ainda poderá conhecer o carro off road desenvolvido completamente do zero, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. A criação está concorrendo também na competição promovida pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), que realiza anualmente o programa BAJA SAE e leva os vencedores para a competição internacional nos Estados Unidos.

Startups

Os visitantes poderão conhecer diversas outras iniciativas empreendedoras feitas pelos estudantes da UNIFACS que também estarão em exposição na Open Campus. Conheça abaixo cada uma delas:

Mosquito Zero

A startup desenvolveu o aplicativo Mosquito Zero, que sinaliza os locais de foco de mosquito da dengue através da ajuda da própria população, além de contar com o auxílio de um drone que pode chegar a áreas de risco não acessíveis por humanos. O aplicativo ganhou o projeto do edital Cidade Inteligente, o  Chatbot, um robô de inteligência artificial que intermedia a comunicação entre a população baiana e a Secretaria de Saúde, no intuito de diminuir cada vez mais os índices que envolvem o mosquito Aedes aegypti.

Pure

Voltada a fazer monitoramento da qualidade da água, a start-up Pure irá levar para a Campus Party uma boia com sensores responsável por avaliar parâmetros como PH, temperatura e oxigênio da água. Através dos sensores, essas informações são enviadas para uma plataforma web, na qual é possível acessar de qualquer lugar e acompanhar os dados da medição em tempo real, assim como o histórico. A inovação da Pure está principalmente no fato de que, até então, essa medição com os sensores precisava ser feita manualmente e a boia criada por eles permite que os dados sejam enviados automaticamente para um servidor online. A funcionalidade já está sendo usada em uma empresa de Curitiba que fabrica máquinas para tratamento de água industrial e pode ser utilizada também em piscinas e caixa d’água de condomínios.

SolidarEasy

O SolidarEasy é um aplicativo web que conecta pessoas e empresas à  instituições e grupos informais.  O objetivo dos estudantes é ampliar o investimento social no país. Através da plataforma, aqueles que sentem vontade de fazer o bem podem se inscrever nas diversas vagas oferecidas pelas instituições, além de saber um pouco mais sobre elas.

Abrigo Emergencial Paramétrico

Motivados pelas tragédias ocorridas em Salvador diante do crescente volume das chuvas, os estudantes criaram o Abrigo Emergencial Paramétrico. O Abrigo é um protótipo de montagem rápida para os momentos pós-desastres naturais em Salvador. É de fácil transporte e é composto de arestas montável e desmontável que permitem a rápida montagem feita pelos próprios moradores. O objetivo é proporcionar o mínimo de conforto para as vítimas de situações tão difíceis como as enfrentadas em períodos de chuva e desabamento de terra.

Lifebox

O LifeBOX é um dispositivo em formato de uma caixa como o nome sugere, que realizará, com o auxílio de sensores, a detecção de variáveis físicas e químicas presentes no ar. Com esses dados coletados será feita uma análise automática que identificará possíveis problemas de saúde que possam ser causados pela exposição, em curto ou longo período de tempo, naquele determinado ambiente analisado.

Palestras

A UNIFACS também estará participando da programação da Campus Party que acontece na Arena Campus, área principal onde são realizadas todas as palestras, wokshops, hackatons e demais atividades. Ao total, são esperados mais de 300 horas de conteúdo e cinco palcos temáticos.

No palco Games & Creativity vai acontecer a palestra ‘O Céu Líquido’, ministrada pelo professor da UNIFACS, Luís Gustavo Costa, especialista em patrimônio arquitetônico e pelo arquiteto Lucas Figueredo Basch. Eles irão falar sobre Transarquitetura ou Arquitetura Líquida, do autor Marcos Novak, que relaciona o ciberespaço com a arquitetura, correspondendo a uma ideia de filosofia arquitetônica digital. A palestra acontece na sexta-feira, 18, a partir das 14h.

Já no palco Steam está programado para acontecer a palestra ‘Biotecnologias e Energias Renováveis’, dada por Ícaro Moreira a partir das 17h no dia 18 de maio.

Acompanhe a programação da Campus Party:

Funcionamento da Open Campus

17 a 19 de maio: 10h às 20h, com circulação de pessoas até 21h;

20 de maio: 10h ás 16h, com circulação até as 17h

Funcionamento da Arena Campus

Abertura às 10h no dia 17 de maio até às 16h do dia 20 de maio, com funcionamento 24h

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.