Eventos

"Maratona UNICEF Samsung" tem inscrições prorrogadas: estudantes e professores têm até o dia 16 de junho para participar

Maratona convida alunos de Ensino Médio e licenciaturas, professores e especialistas em tecnologia a desenvolver aplicativos educacionais que ajudem a melhorar a qualidade do ensino no País

Salvador, 04/06/2018 - A Samsung e o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância - prorrogaram até o dia 16 de junho o prazo de inscrição para a “Maratona UNICEF Samsung”, uma iniciativa de programação e tecnologia para a criação de aplicativos educacionais que possam melhorar a qualidade da Educação brasileira e, com isso, auxiliar a reduzir o atraso escolar no País. O projeto é desenvolvido em parceria com a Softex – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro por meio do programa Brasil Mais TI.

A maratona busca reunir programadores, designers, desenvolvedores, estudantes de Ensino Médio e licenciaturas, professores e inventores para que desenvolvam protótipos de aplicativos para as áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua inglesa), Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (História e Geografia). A proposta é que os apps sejam úteis na sala de aula de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental e promovam a inovação e a aprendizagem, além de contribuir com a melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas brasileiras e reduzir o número de crianças e adolescentes em atraso escolar, garantindo o direito de aprender.

A Samsung atuará como mentora do projeto, oferecendo suporte e conhecimento para que as ideias selecionadas sejam desenvolvidas. Já o UNICEF e seus parceiros (Ministério da Educação e CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira) ficarão responsáveis pelo apoio pedagógico às equipes.

“A Maratona UNICEF Samsung é uma oportunidade para inspirar a criação de mais projetos inovadores que podem impactar a sociedade. Queremos mostrar que a tecnologia é um pilar importante na transformação social e que, aplicada à educação pode resultar na melhoria significativa do ambiente escolar", afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

“Nossa proposta, com a Maratona UNICEF Samsung, é envolver estudantes e professores na busca por soluções para os desafios da Educação brasileira. E usar a tecnologia como instrumento de mudança. Ao prorrogar as inscrições para a maratona, estamos dando espaço para que mais gente possa se unir a esse esforço e contar com o apoio do UNICEF e da Samsung para desenvolver projetos que podem, um dia, se tornar tecnologias sociais utilizadas em escolas públicas de todo o País”, explica Ítalo Dutra, Chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

Para Ana Beatriz Pires, gestora de projeto da Softex, outro aspecto importante do evento é estimular o interesse dos estudantes pela programação através do uso da tecnologia na sala de aula. “Uma das propostas do Brasil Mais TI é despertar a vocação e fomentar a entrada de novos profissionais em um setor em franco processo de crescimento e considerado estratégico para o país”.

Novo calendário

Com a nova data para inscrições, o regulamento foi atualizado e segue disponível no site: maratona.brasilmaisti.com.br. Neste mesmo endereço, os interessados devem inscrever suas equipes, compostas por até 5 (cinco) integrantes que, obrigatoriamente, deverão ser compostas por 3 (três) alunos de escolas pública, técnica, Instituto federal ou Universidade pública ou privadas; 1 (um) aluno de Ensino Médio e 1 (um) professor, ambos da rede pública de ensino.

Finalizadas as inscrições, o calendário da Maratona será dividido em três fases. A primeira, de 18 a 22 de junho, será a avaliação das propostas inscritas pela comissão julgadora. O resultado desta etapa e das 32 equipes selecionadas será divulgado no dia 25 de junho.

Na segunda fase, de 25 de junho a 10 de agosto, os selecionados começam a desenvolver os aplicativos propostos. Durante este período, os participantes terão sessões de mentoria online para esclarecimentos técnicos e pedagógicos. Ainda nesta etapa, entre os dias 13 de agosto e 14 de setembro, as equipes iniciarão os testes dos protótipos desenvolvidos.

Os participantes deverão entregar e apresentar os aplicativos criados na terceira e última etapa da “Maratona UNICEF Samsung”, que acontecerá na semana de 01 a 05 de outubro. A maratona ainda realizará uma cerimônia de certificação e entrega da bolsa de benefício para cada participante das equipes selecionadas o valor de R$ 1.000,00, em dia e local a ser definido.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.