Eventos

Solução criada por startup brasileira foi destaque em evento da Microsoft sobre educação

Salvador, 26/02/2019 - No último dia 20 de fevereiro a FCamara - empresa que transforma desafios de TI em soluções digitais inovadoras - por meio da sua startup FC Nuvem - startup de tecnologia do Grupo que comercializa, habilita e gerencia os recursos de nuvem de seus clientes - marcou presença no encontro internacional exclusivo para instituições de ensino criado pela Microsoft para apresentar ao mercado uma nova solução da companhia, o Fidelizaluno - ferramenta capaz de ajudar as instituições de ensino a evitarem a evasão de alunos, colaborando também para a criação de um plano de ação preventivo.

O Fidelizaluno é um sistema capaz de integrar todas as técnicas de uma instituição de ensino e propor uma solução personalizada por aluno, evitando assim evasão e desistência durante o período de estudo. A solução analisa o comportamento dos alunos por meio de um algoritmo, que funciona como “professores” na solução, analisando-os e verificando os motivos que os levam a desistirem dos estudos. Ao ser identificado, o sistema emite um alerta automático referente ao aluno para a área responsável, que poderá tomar medidas preventivas.

“Toda instituição de ensino enfrenta a temida taxa de evasão. Acreditamos que o pedagógico aliado à tecnologia pode turbinar as ferramentas antievasão, obtendo resultados mais assertivos. O objetivo do nosso novo produto é evitar a saída de alunos através de atividades práticas.”, comenta Leandro Lousada, Lead de Educação da FC Nuvem.

Segundo dados do INEP, no segundo ano de curso há uma taxa de 30% de desistência, podendo chegar a 70% na modalidade EaD. Essas desistências podem acontecer por inúmeros motivos e de diversas formas, como: troca de campus, turno ou modalidade, abandono do curso, entre outros. Todos demonstram algum tipo de insatisfação que se previsto anteriormente poderiam ser evitadas.

Como funciona

Sincronização de todas as ferramentas utilizadas pelas instituições de ensino: O Fidelizaluno conecta dados oriundos de CRMs, LMSs, sistemas de gestão acadêmica, pedagógicos e financeiros - levantando atributos como: inadimplência, faltas, notas baixas, troca de campus ou modalidade, emoções em sala de aula e falta de acesso ao EaD, por exemplo.

Inteligência Artificial: Através do Machine Learning, o sistema traça perfis de que tipos de alunos daquela instituição evadem. Deste modo, a ferramenta torna-se preditiva e emite alertas de quais alunos estão com alto nível de possível desistência.

Insights com ações anti evasão: De acordo com a característica principal que está fazendo o aluno evadir, o Fidelizaluno busca qual solução a instituição de ensino possui para reverter essa evasão, emitindo um alerta para a área responsável.

Segurança: Com o reconhecimento facial, a instituição de ensino reforça a segurança através de suas câmeras e o sistema sinalizará possíveis ações suspeitas, emitindo alertas aos usuários.Outra funcionalidade, é a possibilidade de identificar crianças desaparecidas e informar imediatamente os órgãos responsáveis. O Fidelizaluno acompanha o aluno desde a captação, passando pelo aprendizado, até sua formação.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.