Eventos

Amargosa apresenta inovações em Fórum de Cidades Digitais

Município usa tecnologia para tornar o serviço público mais eficiente; Evento reúne gestores públicos nesta quinta (08) em Alagoinhas

Salvador, 06/08/2019 - Amargosa, localizada no Centro-Sul Baiano, tem buscado se destacar pelo uso da tecnologia como ferramenta para melhorar a gestão pública. As inovações do município serão apresentadas nesta quinta-feira (08), em Alagoinhas, durante o I Fórum de Cidades Digitais do Nordeste baiano, encontro focado para tratar da modernização dos municípios região, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Alagoinhas e Sebrae-BA.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico de Amargosa, Danillo Regis, os investimentos começaram a partir de 2017 quando foi criada a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), na gestão do prefeito Júlio Pinheiro. "A única coisa feita até aquele momento era o conserto puro e simples de computadores quando necessário", lembra ele. 

O diretor de TI, Marcelino Antunes, destaca que a DGTI veio com o objetivo não só de ordenar e melhorar a utilização da tecnologia, mas de alinhar às necessidades da prefeitura e seus cidadãos. ”Amargosa passou a contar com a Tecnologia de Informação mais orientada às políticas de gerenciamento de serviços baseados em boas práticas. Desta forma a cidade ganhou investimento considerável em infraestrutura física, softwares e capital intelectual sob medida para atuar em congruências com os objetivos da gestão”, observa.

Um projeto que vem ganhando grande notoriedade na região, voltado para a tecnologia, é o SIM (Sistema Integrado de Informação Municipal), ferramenta utilizada pelos setores estratégicos da administração pública nas áreas de atendimento ao cidadão, almoxarifado, compras, diárias, financeiro, licitações, gestão de pessoas, patrimônio, protocolo e vigilância sanitária.

Pode-se destacar também o processo de implementação ainda em curso do prontuário eletrônico nas Unidades de Saúde da Família, além da instalação de rede de fibra óptica para conectar secretarias e levar internet até mesmo para as escolas rurais com uma taxa de cobertura chegando em breve a 100%. Vale ressaltar que o município investiu no Portal da Transparência, disponibilizando informações públicas de forma rápida e eficaz.

Recentemente, a Prefeitura lançou o aplicativo “Leis Municipais” para que a população tenha acesso ao banco de dados de toda a legislação municipal. “Com o investimento sob medida de tecnologia, a administração municipal conseguiu uma melhor aplicabilidade de recursos, organização dos dados e otimização de serviços. A tecnologia aplicada moderniza, facilita, corrige e integra informações das mais diversas áreas, permitindo uma visão estratégica para a tomada de decisão. Temos hoje acesso à informação na palma da mão e a possibilidade de revolucionar a maneira de se gerenciar a cidade, além de deixar as informações com mais clareza para o cidadão”, enfatiza o diretor de Desenvolvimento Econômico, Danillo Regis.

Para o futuro de Amargosa, ele enfatiza que os planos são deixar totalmente de utilizar papel. “O avanço tecnológico traz menos burocracia e uma gestão mais eficiente, ressalta Danillo Regis. “O município vem investindo bastante e em breve alcançará melhores níveis da experiência e integração dos recursos de TI junto às necessidades do cidadão beneficiando toda a comunidade. Amargosa vive um momento bem inspirador!”, completa o diretor de TI, Marcelino Antunes.

Fórum de Cidades Digitais – Além de Amargosa, Alagoinhas, São Francisco do Conde e Conceição do Coité são os casos de sucesso confirmados para o I Fórum de Cidades Digitais do Nordeste Baiano, que será realizado nesta quinta-feira (08), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. “O objetivo é promover a troca de experiências, além de trazer soluções de mercado disponíveis e políticas públicas. São ferramentas para resolver diversos problemas nas cidades”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http//forum.redecidadedigital.com.br. O evento tem o patrocínio da Exati e CMT Tecnologia, além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional Bahia (ASSESPRO-BA) e do Canal Gerência Pública.

Serviço
I Fórum de Cidades Digitais do Nordeste Baiano
08 de agosto de 2019, em Alagoinhas
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Alagoinhas (Rua Manoel Romão, 150)
Credenciamento: 8h30
Abertura: 9h
Inscrições gratuitas para servidores públicos: http://forum.redecidadedigital.com.br/alagoinhas
Informações pelo [email protected] ou pelo (41) 3015-6812

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.