Mídia

Arieso revela últimas tendências sobre o uso de dados por smartphones

  • Estudo revela crescimento explosivo na demanda por dados móveis

  • Usuários do iPhone 4S são os consumidores “mais famintos” de dados, com demanda correspondente ao dobro da demanda dos usuários do iPhone 4 e o triplo da demanda dos usuários do iPhone 3G

  • Apenas 1% de todos os usuários consome METADE de todos os dados de downlink

 

Newbury, Reino Unido, 12 de janeiro de 2012 – Alimentada por novos smartphones, aplicativos e serviços, a demanda dos consumidores por dados móveis está acelerada além das expectativas, segundo afirma um novo relatório da Arieso. Na comparação com um estudo semelhante realizado em 2010, a nova análise da Arieso revela que os chamados usuários ‘extremos’ estão se tornando ainda mais intensos: agora, 1% dos assinantes consome a metade de todos os dados transferidos. Uma coisa é clara: os problemas de capacidade existentes nas operadoras móveis em todo o mundo devem piorar em 2012.

O estudo da Arieso “Recent Smartphone Trends & the Extreme Data User” (“Tendências Recentes de Smartphone & o Usuário Intenso de Dados”) compara o grau de utilização de dados em uma série de smartphones e dispositivos conectados. Ele observou que os usuários do iPhone 4S têm uma demanda de dados três vezes maior do que os do iPhone 3G e duas vezes maior do que os usuários do iPhone 4, que foram identificados como os de maior demanda no estudo de 2010. Em uma descoberta consistente com os resultados de 2010, o estudo também mostra que os usuários do Google Nexus One realizam duas vezes mais acessos a dados que os usuários do iPhone 3G.

“A introdução de dispositivos cada vez mais sofisticados, bem como a demanda crescente do consumidor, vem criando enorme pressão sobre as redes móveis. A crise de capacidade é uma ameaça bastante real para as operadoras móveis e deve ficar ainda mais difícil em 2012”, comenta Michael Flanagan, CTO da Arieso e autor do estudo. “O segmento móvel precisa de novos investimentos e novas abordagens para aumentar o desempenho da rede e gerenciar melhor a experiência do cliente.”

Resultados Superiores

A análise da Arieso compara o consumo de dados pelos usuários de smartphones mais recentes aos do iPhone3G, utilizado como um “referencial normalizado”. O estudo constatou que diferentes usuários e diferentes dispositivos apresentam demandas muito diferentes na rede.

A mudança mais significativa no comportamento do consumidor, na comparação entre os dados de 2010 e 2011, está relacionada à introdução do iPhone 4S. Os usuários do iPhone 4S baixaram 2,76 vezes mais dados que os usuários do iPhone 3G. E, apesar de os dispositivos com o Android terem mantido a posição do ano passado, no topo da tabela para volumes de dados de uplink (com os usuários do HTC Desire S, que em geral transferem 3,23 vezes mais dados do que os do iPhone 3G), o iPhone 4S vem logo atrás nesta categoria, com 3,20 vezes mais dados transferidos.

Existem alguns usuários de dispositivos móveis bastante ávidos por dados, mesmo se comparados com o referencial do iPhone 3G (iPhone 3G = 100%):

    • Chamadas de dados por assinante:

      • HTC Google Nexus One: 221%

      • Sony Ericsson Xperia X10i: 157%

      • HTC Desire: 156%

 

    • Volumes de dados de uplink:

      • 3G Modems (diversos): 2654%

      • HTC Desire S: 323%

      • iPhone 4S: 320%

 

    • Volumes de dados de downlink:

      • 3G Modems (diversos): 2432%

      • iPhone 4S: 276%

      • Samsung Galaxy S: 199%

 

“Embora o relatório forneça tendências gerais, os estudos nos quais se baseia demonstram a importância para as operadoras em compreender o aumento no consumo gerado por cada tipo de smartphone. Apesar dos alertas da indústria, as operadoras móveis ainda estão tentando a sorte com seus assinantes”, acrescenta Flanagan.

“Sem a preparação adequada das redes para suportar a nova geração de dispositivos inteligentes, as operadoras correm o risco de ter despesas operacionais deslocadas e de oferecer qualidade de serviço inferior aos clientes. É fundamental que as operadoras redobrem seus esforços, a fim de reduzir o impacto desse aperto inevitável.”

A Arieso publicou os resultados detalhados de seus últimos estudos por intermédio do ariesoGEO, em conjunto com uma análise aprofundada em seu relatório “Recent Smartphone Trends & the Extreme Data User”, que está disponível mediante solicitação.

Sobre a Arieso

A Arieso cresceu rapidamente para tornar-se um líder mundial em soluções de software de gerenciamento de redes centrado no cliente, permitindo aos operadores dirigir investimentos de forma contínua e precisa para atender à crescente demanda por serviços de dados em rápido crescimento. Uma alternativa superior aos métodos de otimização anteriores, a tecnologia ariesoGEO da empresa fornece informações localizadas dos assinantes para melhorar de forma rápida e precisa o desempenho de rede e enriquecer a experiência do usuário. A Arieso oferece soluções comprovadas para operadoras, que são robustas, confiáveis ​​e altamente escaláveis. Seus clientes incluem as operadoras globais da Tier-1 e fornecedores como MTN, O2, Telefonica, Vodafone, NSN e Ericsson.

Para mais informações sobre a Arieso, acesse www.arieso.com.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.