Mídia

Estudo da E.life aponta as marcas de ovos de Páscoa com maior repercussão no Twitter

Cacau Show registra maior número de menções em mensagens postadas no microblog;

Preços dos produtos, em geral, são considerados altos pelos internautas;

Os recentes lançamentos dedicados a artistas – como o ovo Justin Bieber, da Nestlé, e o ovo Restart, da Arcor – geraram grande quantidade de publicações e estimularam sugestões do público para que outras celebridades sejam homenageadas, como o jogador Neymar e os cantores Luan Santana e Demi Lovato.

Salvador, 08 de abril de 2012 – A Cacau Show é a marca mais citada no Twitter quando se trata de ovos de Páscoa. A informação é de um estudo da E.life, empresa brasileira líder na América Latina em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais, que acompanhou de 10 a 28 de março de 2012 a repercussão sobre o tema no microblog.

O levantamento foi feito por meio do.E.life TweetMeter – software que acompanha 24 horas o buzz no microblog – e monitorou as menções ao produto, bem como suas associações às seguintes marcas: Amor aos Pedaços, Arcor, Brasil Cacau, Cacau Show, Ferrero, Garoto, Havanna, Kopenhagen, Lacta, Nestlé, Ofner e Qualitá. Nesse período, foram registrados mais de 175 mil tweets relacionados a ovos de Páscoa e um aumento no número de mensagens à medida que a festividade se aproxima.

A E.life analisou 28.468 posts que associavam as palavras “ovos” ou “Páscoa” a diferentes marcas e identificou que a Cacau Show foi a mais comentada entre elas, figurando em mais de 57% das publicações. Sua repercussão foi quase três vezes maior que a segunda colocada, Ferrero (que fabrica o Kinder).  Nestlé e Lacta figuraram em terceiro e quarto lugar, respectivamente, com diferença de 91 depoimentos entre si. A Kopenhagen ocupou a quinta posição, seguida por Garoto, Arcor, Brasil Cacau, Ofner, Havanna, Amor aos Pedaços e, por último, Qualitá.

Além da campeã de menções (Cacau Show), tiveram destaque no Twitter os ovos Kinder; o ovo do Justin Bieber, lançado este ano pela Nestlé em referência ao cantor teen; e o ovo da Skol, que traz a cerveja na composição de seu recheio trufado.

Os tweets sobre ovos de Páscoa se concentraram, principalmente, no período noturno, entre 20h e 23h, com picos de buzz das 20h às 21h. De acordo com a análise da E.life, o termo “ganhar” teve maior destaque do que o termo “comprar” no contexto das mensagens. “Isso se explica, em parte, pelas diversas promoções realizadas com internautas cujos prêmios eram ovos de Páscoa”, diz Alessandro Barbosa Lima, CEO da empresa responsável pelo estudo. Os internautas também comentaram sobre os brindes encontrados no interior de diversos produtos e sobre o preço, em geral considerado caro.

Segundo a análise, a maioria dos internautas que comentaram o assunto reside em São Paulo. Os demais tweets também se concentram nos Estados das regiões Sudeste e Sul do Brasil. A plataforma mais usada para as publicações foi a web, isto é, o site Twitter.com. Destacaram-se ainda os posts feitos pelo celular, por meio do site mobile do Twitter e dos aplicativos do microblog para iPhone e Android.

Como foi o buzz sobre os ovos de Páscoa de cada marca (por ordem das mais comentadas)

Cacau Show - O ovo trufado foi bastante lembrado pelos internautas, citado em 1.875 tweets. Também foram relevantes as citações aos sabores de maracujá e brigadeiro. Tiveram repercussão piadas relacionadas ao preço dos produtos da marca, considerados caros. Além disso, contribuíram para o buzz alguns sorteios e promoções que ofereciam ovos Cacau Show como prêmio.

Ferrero - O ovo de páscoa Ferrero Rocher foi o mais comentado pelos internautas, seguido pelo Kinder (que não foi lembrado em associação à Ferrero, mas sim isoladamente). As menções ao alto preço do ovo Ferrero Rocher apareceram em mensagens sarcásticas. Alguns sorteios e promoções também premiaram os usuários do Twitter com ovos da marca.

Nestlé - A campanha Chocolover obteve grande repercussão entre os internautas. A maioria dos posts foi feita por meio de links no site oficial da Nestlé, que permitia ao usuário dizer qual ovo gostaria de ganhar nesta Páscoa. Os produtos de maior destaque foram os ovos Suflair de colher, Classic, Kit Kat e Justin Bieber. Este último motivou o público a sugerir que outros artistas sejam homenageados, como os cantores Luan Santana e Demi Lovato.

Lacta - O perfil oficial da marca no Twitter, @Lacta, obteve grande quantidade de interações dos internautas no período. O maior destaque no buzz referente à marca foi a campanha realizada pelos usuários do microblog para que fosse fabricado um ovo de Páscoa em homenagem ao jogador de futebol Neymar. Os sabores mais lembrados foram Diamante Negro, chocolate branco, Laka e ao leite.

Kopenhagen - Os produtos mais lembrados pelos internautas foram os ovos Nhá Benta e 4 Clássicos. As menções ao alto preço dos ovos da marca apareceram, sobretudo, na forma de piadas, muitas delas publicadas pelo perfil @capsdrogado, que obteve grande número de retweets. Houve também sorteios e promoções que premiavam usuários do Twitter com ovos da Kopenhagen.

Garoto - Os ovos de Páscoa Talento e Baton foram os mais lembrados pelos internautas no microblog. Destaque também para promoções realizadas com produtos da marca.

Arcor – Teve ampla repercussão o ovo de Páscoa em homenagem ao grupo musical Restart, fabricado pela marca.

Brasil Cacau – A maior parte do buzz foi decorrente de uma promoção realizada pela rádio Jovem Pan da cidade de Natal (RN), que premiou os ouvintes com ovos de Páscoa da marca.

Ofner - Uma promoção realizada pelo perfil oficial da marca no Twitter, @LojasOfner, gerou grande engajamento do público. O concurso cultural premiou internautas com ovos da loja.

Havanna – Teve destaque a promoção “Caça ao Solzinho”, realizada pela MSC Cruzeiros, que premiou internautas com ovos de Páscoa da marca.

Amor aos Pedaços - Os sabores mais lembrados pelos usuários do Twitter foram Cocadinha, Bicho de Pé e Paçoca.

A marca Qualitá obteve apenas 9 menções no período.

Para mais informações sobre a E.Life: www.elife.com.br.

Sobre a E.Life – Grupo brasileiro líder na América Latina em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais sobre marcas, produtos e serviços a partir de comunidades, blogs, sites pessoais, fóruns e outros canais onde ocorram, de forma pública, diálogos espontâneos de consumidores. A E.life iniciou suas atividades em 2006 e conta com duas divisões: a E.life Monitor, responsável pelo monitoramento, análise e insights em redes sociais utilizando tecnologias próprias, e a E.life Social CRM, para gestão do relacionamento em redes sociais. Em pouco mais de 5 anos, a companhia conquistou também o mercado internacional e se instalou em Portugal e na Espanha, além do México. Em plena expansão, o grupo E.life abrange também outras três empresas: a Social Agency (agência de marketing on-line focada no posicionamento da marca em redes sociais), com operação totalmente independente, a Landscape (redes sociais e ações que utilizam realidade aumentada para o varejo) e a Mobi.life (para aplicativos mobile). Mais informações: www.elife.com.br.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.