Mídia

E.life apresenta estudo sobre os Trending Topics do Twitter

Empresa identificou os assuntos que mais vezes se destacaram no microblog em São Paulo e no Rio de Janeiro;

Salvador, 15 de abril de 2012 - Na análise por categorias, levantamento apontou que “Eventos” – especialmente aqueles televisionados” – e “TV” representaram 55% dos temas que chegaram aos TTs e podem indicar uma tendência em assistir televisão e postar comentários no Twitter simultaneamente.

Abril de 2012 – A E.life, empresa brasileira líder na América Latina em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais, acaba de concluir um estudo sobre os Trending Topics (ou TTs) do Twitter, aqueles assuntos que ganham popularidade com rapidez no microblog e que se destacam na repercussão da rede social. O levantamento traz um ranking dos Trending Topics de São Paulo e do Rio de Janeiro e foi produzido com base em um criterioso monitoramento realizado entre os dias 19 de janeiro de 2012 e 23 de março de 2012.

Para a análise, a E.life dividiu os assuntos em oito categorias: Datas Comemorativas, Esporte, Eventos (referente a acontecimentos pontuais), Internet, Múltiplos Assuntos (termos relacionados a assuntos diversos), Música, Notícias e TV. Na distribuição dos assuntos por “segmentos”, os TTs de São Paulo e do Rio de Janeiro também apresentaram comportamento semelhante: as divisões Eventos e TV foram as que mais apareceram nos TTs das duas cidades.

O estudo apontou que essas duas categorias, juntas – isolando os eventos televisionados e os comentários sobre programas de TV – somaram 55% dos termos que mais vezes chegaram aos Trending Topics. Para a E.life, esse resultado revela que, cada vez mais, os usuários do Twitter assistem televisão ao mesmo tempo em que postam comentários no microblog sobre o programa exibido. “Essa tendência deve estimular as agências de propaganda e os profissionais de comunicação a desenvolverem peças para mídias tradicionais mais conectadas às redes sociais, utilizando mais recursos como hashtags e fanpages, linkados a essas campanhas”, opina Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.life. 

De acordo com o monitoramento, os cinco assuntos que mais vezes apareceram nos TTs do Twitter em São Paulo foram, nesta ordem: Carnaval, Big Brother Brasil, Oscar, Mulheres Ricas e Brasil. Esses temas foram resultantes de combinações de termos. No caso da palavra Oscar, por exemplo, a varredura identificava não somente este termo isoladamente, mas seu vínculo a nomes de atores associados ao evento, isto é, Oscar + Meryl Streep + Jean Dujardin + Victoria Spencer, entre outros.

No Rio de Janeiro, os temas que chegaram mais vezes aos Trending Topics foram os mesmos registrados em São Paulo. No entanto, houve alteração na classificação: Carnaval foi o tema que mais vezes apareceu como tendência no período, seguido por Big Brother Brasil, Oscar, Brasil e Mulheres Ricas.

Além dos assuntos, também foram isoladas as palavras que mais vezes figuraram nos Trending Topics de cada cidade. Em São Paulo, o ranking ficou assim: 1) Brasil; 2) Happy Birthday/Feliz Aniversário; 3) Love; 4) Dia da Mulher; 5) Demi Lovato; 6) Justin Bieber; 7) Dr. Rey; 8) Palmeiras; 9) Yuri; e 10) SPFC.

Já no Rio, a classificação segue esta ordem: 1) Brasil; 2) Happy Birthday/Feliz Aniversário; 3) Love; 4) Demi Lovato; 5) Yuri; 6) Narcisa; 7) Laisa; 8) Flamengo; 9) Jonas Brothers; e 10) Foo Fighters.

Top temas por categorias

Datas comemorativas – As celebrações mais comentadas foram o Dia da Mulher (08/03) e o Dia dos Namorados (a E.life credita as menções a esta data em alusão ao Valentine’s Day, em 14/02).

Esporte - Ricardo Teixeira foi uma das personalidades mais presentes nos TTs do Rio de Janeiro e a Copa Santander Libertadores foi o torneio mais recorrente no indicador desta cidade. Em geral, todos os assuntos que mais apareceram nesta categoria nos TTs do Rio de Janeiro estavam relacionados a futebol. Em São Paulo, apareceram também nos TTs os torneios de UFC. 

Eventos – A categoria foi subdividida de acordo com os temas e termos que apareceram mais vezes nos TTs. São eles: eventos culturais (no caso, o Carnaval), de cinema (Oscar e Globo de Ouro), música (no caso, o Grammy), tecnologia (Campus Party) e promocionais (resultante da hashtag #POPLineDayOFF). Segundo a E.life, os eventos televisionados indicam que já é hábito dos usuários do Twitter assistir TV enquanto comentam no microblog a programação exibida.

Internet - Os dois temas mais presentes nos TTs desta categoria foram a expressão “Luiza no Canadá” e a campanha contra Joseph Kony, líder guerrilheiro em Uganda.

Música - Nesta categoria, a maioria dos termos com recorrente presença nos TTs diz respeito a artistas internacionais que fazem sucesso com um público formado por crianças, adolescentes e adultos jovens.

TV - Big Brother Brasil e Mulheres Ricas foram os dois programas mais presentes nos TTs do Rio de Janeiro e de São Paulo, sendo que o primeiro apareceu mais vezes em ambas as listas. O casal Yuri e Laisa (do BBB) e as socialites Narcisa Tamborindeguy e Val Marchiori (de Mulheres Ricas) foram as personalidades mais presentes nos TTs. De maneira geral, os referidos programas permaneceram mais tempo nos TTs do Rio de Janeiro do que em São Paulo.

Múltiplos Assuntos - A categoria registrou termos associados a diversos assuntos, como as palavras Brasil, Brazil, Love, Day, Tour e Birthday. Exemplos: Brazil Loves & Misses Miley; Born This Way Tour in Brazil (turnê de Lady Gaga); #19Days (contagem regressiva para o lançamento do single de Justin Bieber); Happy Birthday Kurt Cobain.

Notícias – O termo mais presente nos TTs de São Paulo foi Lindemberg Alves Fernandes, acusado de assassinar a ex-namorada, Eloá Pimentel.

Para mais informações sobre a E.Life: www.elife.com.br.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.